As vendas de produtos e serviços são uma realidade no ambiente virtual e, por isso, muitas empresas apostam no investimento em um mercado online, o que contribui para o aumento do lucro e venda online.

Esse mercado cresceu ainda mais em um período de e pós-pandemia, pois muitas pessoas decidiram investir em um negócio digital e muitos consumidores passaram a adotar esse modelo de comprar por conta do isolamento social e a necessidade de ficar em casa.

Com esse crescimento, as empresas precisam se preocupar em obter um diferencial para a marca, investindo em redes sociais, sites, blogs e em publicidade no meio digital de forma geral, de modo que pudessem alcançar mais clientes em potencial, efetivando vendas.

Por isso, neste artigo, vamos apresentar algumas dicas sobre como gerar lucro de venda em seu ambiente online, assim como dicas de inbound marketing para atrair leads e, consequentemente, gerar vendas de forma exponencial para a sua empresa.

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Como abrir seu negócio online?

Primeiramente, antes de qualquer processo, é preciso decidir qual o modelo de negócio e nicho de atuação que deseja empreender no modelo online.

No ambiente virtual é possível vender de tudo, desde um projeto de paisagismo residencial, até:

  • Viagens;
  • Cursos;
  • Roupas;
  • Sapatos;
  • Eletrodomésticos;
  • Eletrônicos;
  • Acessórios diversos;
  • Jogos;
  • Cosméticos.

Isso representa dizer que a internet tem um campo muito amplo, que possibilita diversas oportunidades e vendas de produtos e serviços, o que faz com que seu negócio consiga se encaixar no ambiente virtual para obter sucesso e se desenvolver.

No entanto, assim como em qualquer outro ambiente, esse espaço também tem seus desafios que precisam ser conhecidos para um melhor desenvolvimento nesse espaço.

Mas, afinal, como abrir um negócio no ambiente virtual e superar os desafios que esse processo inclui para ter sucesso com o empreendimento? Conheça as etapas a seguir.

  1. Planejamento

Para que o empreendimento se desenvolva, de modo a trazer mais lucro desde seu início, a primeira dica destaca a importância de se planejar para a abertura do seu negócio, em questões burocráticas e estratégicas, bem como a construção adequada do site.

Isso representa dizer que é necessário conhecer o público-alvo, os serviços ou produtos que serão comercializados, oportunidades e potenciais desafios, ter uma lista de fornecedores, o entendimento sobre os custos, assim como uma noção de suas metas e objetivos como empresa.

Digamos que você deseja abrir um negócio online de cursos, como é o caso de curso de corte a laser metal, cursos preparatórios e, até mesmo, para concursos e vestibulares.

Com a organização, planejamento e público-alvo definidos, é possível criar um site para iniciar o seu negócio online e ter as redes sociais/campanhas direcionadas para esses objetivos e audiência.

  1. Criação e organização de um site

A criação de um site é muito importante para facilitar o processo de venda e permitir uma aproximação com a audiência por meio de um canal próprio, como é o caso de sites com blogs vinculados para a criação de conteúdos informativos.

Além de ser atrativo e intuitivo, seu site precisa ser seguro. Muitas pessoas sofrem golpes financeiros pela internet, o que traz certo receio no momento de fazer a compra e fechar negócio.

O medo pode atrapalhar o cliente de comprar, e se o site não passar confiança (inclusive por meio do design e organização) ou contar com ferramentas seguras (como o ssl e o cadeado na url), o cliente pode não seguir com a compra.

Mais ainda, há risco da empresa ou do cliente sofrerem golpes, tendo os dados vazados e corrompidos. Assim, é fundamental contar com uma hospedagem segura e com certificados de segurança para reduzir esses riscos e seus impactos na rotina e credibilidade da marca.

Para quem tem um e-commerce, existem diversos softwares e programas que podem ser instalados para reforçar a segurança.

Além de um site seguro, é importante se atentar ao carregamento da página, assim como a velocidade, adaptação a diferentes telas, dentre outros fatores relacionados a melhor experiência do usuário com o site – sendo bem quisto pelos usuários e pelos próprios mecanismos de busca.

Imagine que seu cliente deseja comprar um EPI e EPC em proteção radiológica em seu site, e ao navegar pela página, ele encontra dificuldades de carregamento, não consegue visualizar as imagens corretamente, dentre outros problemas. Como resultado, o cliente desistirá da compra.

Assim, lembre-se de sempre verificar as melhorias que podem ser feitas na página.

  1. Detalhes complementares

Outro aspecto importante para quem tem um e-commerce é se atentar a outros aspectos, como:

  • Verificar o frete do produto;
  • Cumprir o prazo de entrega acordado com o cliente;
  • Pensar na logística de entrega;
  • Ter uma parceria com uma empresa segura para realizar a entrega do produto.

Ou seja, não basta apenas querer vender um objeto ou produto no ambiente digital, se sua empresa não tem uma forma de entregar esse material ao cliente.

Por isso, é importante pensar em todos esses detalhes. Se sua empresa trabalha, por exemplo, uma construtora, é importante ter um contato de locação de guindaste, para que a entrega não se estenda para além do prazo acordado e também para otimizar rotas e gastos, preservando os produtos e melhorando os custos.

Outra dica que ajuda sua empresa a aumentar a visibilidade da marca, assim como melhorar o atendimento no ambiente virtual é:

  • Criar redes sociais;
  • Instalar chatbots para uma resposta instantânea;
  • Realizar anúncios em canais, como o Google Ads;
  • Mensurar os resultados para identificar pontos que precisam de melhoria;
  • Otimizar a experiência física e digital, integrando-as (ex.: brindes).

Assim, também é muito importante pensar em estratégias de anúncio para seu negócio no ambiente digital, criando campanhas e materiais voltados para alcançar a audiência nesse meio.

Inclusive, no decorrer deste artigo, você irá conferir dicas de marketing de atração para sua empresa. Isso é importante porque facilita o processo de gestão de vendas do seu negócio.

Conhecendo muito bem o seu negócio, sua empresa consegue criar materiais efetivos para criar engajamento e reação na audiência, trazer oportunidades, ofertar benefícios como frete grátis, realizar promoções e, até mesmo, desenvolver um brinde para o cliente.

Dicas de inbound marketing para o seu negócio

Agora que você já conhece alguns princípios importantes para quem trabalha com e-commerce ou deseja abrir seu negócio no ambiente virtual, vale a pena conversarmos sobre algumas dicas dentro do inbound marketing e do marketing digital para melhorar a relação com o cliente e desenvolver a marca nesse meio.

Como o próprio nome já diz, o marketing digital trabalha com a criação de conteúdo para o ambiente digital (sites, blogs e redes sociais) e esse conteúdo, para atingir o público, precisa contar com algumas estratégias e técnicas para serem mais efetivas. Confira sobre elas a seguir:

  1. Marketing de conteúdo

A primeira estratégia que ressaltamos é o marketing de conteúdo, que trabalha com o desenvolvimento de um material segmentado, que pode ser utilizado em diferentes canais, considerando os formatos e perfis de clientes em cada um dos ambientes.

Alguns exemplos de conteúdo para otimizar a estratégia são:

  • Infográficos;
  • Folders digitais;
  • Vídeos;
  • Textos;
  • Newsletter;
  • Email-marketing;
  • E-book;
  • Artes gráficas;
  • Fotografias.

Já deu para perceber que a diversidade de material é grande – e bastante importante para atingir o público certo e da maneira correta – e compreende um conteúdo que tenha relevância para o cliente, a partir do seu estágio no funil de vendas.

Muitas vezes, sua empresa deseja aumentar o número de contratos para sua loja de tinta epóxi para cerâmica.

Contudo, até chegar a esse objetivo, é importante respeitar as fases do funil de vendas e considerar os estágios de relação para que a venda se concretize, sendo necessário criar metas intermediárias.

Assim, é preciso ter conteúdos para diferentes estágios da relação com o potencial cliente, direcionado para quem ainda não reconheceu um problema nessa área, alguém que tem uma curiosidade no assunto mas que não está pronto ainda para concluir uma compra e aqueles que já desejam efetuar a compra.

Ou seja, haverá pessoas que já estão quase realizando uma compra, outras que estão mais decididas em fechar com sua empresa e outras que ainda estão investigando as opções.

Por isso, vale muito a pena investir em um marketing de conteúdo segmentado e é fundamental conhecer esses estágios para nutrir todos esses perfis e mantê-los interessados na empresa a longo prazo para manter o fluxo de compras.

  1. SEO

Quando falamos sobre SEO, estamos nos referindo a uma estratégia que visa melhorar o ranqueamento de uma publicação/site no Google, além de otimizar a escolha de palavras-chaves que são inseridas em materiais, como textos e anúncios, para que sejam encontrados pelos usuários ou apareçam em situações mais adequadas para ele.

Inclusive, neste quesito, um ponto interessante e que demanda atenção é que o cliente não tem uma forma exata de pesquisa, existindo formas diferentes de escrita.

Assim, ao considerar o SEO e estratégias de palavras-chaves é crucial pensar nas formas que os usuários podem buscar o produto.

Para isso, diversas ferramentas podem ser usadas, identificando as formas mais comuns de pesquisa, permitindo que as ações sejam mais estratégicas e efetivas, tendo em vista que os termos serão escolhidos conforme os objetivos e necessidades, já estimando o potencial de alcance.

Por exemplo, o cliente pode pesquisar “puxador inox 1 metro”, ou “preço do pisante de concreto” e até mesmo, “concreto pisante preço”, e esse hábito deve ser acompanhado, sendo possível identificar a melhor escolha por meio das ferramentas de palavra-chave.

Quanto mais suas palavras-chaves, que foram escolhidas em uma estratégia digital consolidada, estiverem próximas da pesquisa do cliente, maior a probabilidade de um anúncio aparecer ou de o cliente ser direcionado para o seu artigo.

Ou seja, as técnicas de SEO trabalham para a visibilidade da marca porque parte de uma base de palavras-chaves que são do interesse do cliente.

Isso é importante até para ajudar na segmentação de conteúdo, já que os públicos no ambiente digital são diversos.

Mais ainda, as próprias ferramentas de busca conseguem direcionar mais adequadamente o conteúdo conforme o termo buscado e os hábitos desses internautas.

  1. O marketing por influência

Nossa próxima dica é sobre o Marketing de influência, que se refere a um tipo de abordagem direcionada ao relacionamento com pessoas que são influentes e lideranças claras sobre um público específico e que se relaciona ao público-alvo da marca.

Seus clientes podem ter um apreço ou um interesse por um determinado artista, influenciador digital ou um profissional.

O fato dele divulgar a marca ajuda a aumentar o número de vendas de produtos como o lençol de chumbo ou qualquer outro material que seja do interesse do seu cliente, fortalecendo a relevância e interesse.

Por isso, é importante que sua empresa faça uma análise estratégica e identifique qual personalidade pode ser convidada para representar a marca.

  1. Estratégias de venda online com descontos

Para quem tem um e-commerce, também existem algumas estratégias que podem ser aplicadas e que são voltadas para descontos e promoções aos clientes que realizam operações no ambiente digital.

Por exemplo, se você atua como um aparelho ultraformer 3 valor, é possível criar algumas promoções, como ao atingir determinado valor o frete é grátis ou o cliente tem direito a levar mais um produto.

Além disso, é possível oferecer descontos em cima dos produtos, diversificando a forma de pagamento como em boleto, à vista e com as opções de PIX ou parcelamento.

Existem algumas estratégias voltadas também a cupons de desconto que podem ser muito interessantes.

Seguindo essas dicas de inbound marketing e contando com um bom planejamento, seu negócio tem as chances de aumentar o lucro no ambiente virtual. Não perca mais oportunidades!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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