Você sabe a importância de definir o público-alvo no google? Basicamente, a segmentação é que permite alcançar as pessoas mais qualificadas ao divulgar um produto ou serviço. Já o Google é uma das primeiras ferramentas que permite esse contato, favorecendo o marketing.

Quando falamos sobre qualquer ambiente empresarial, estamos nos referindo a um espaço que depende do seu público para funcionar. 

Por isso, a empresa precisa desenvolver conhecimentos para atingir potenciais clientes e melhorar suas vendas. Isso inclui traçar as estratégias de marketing que serão implementadas.

Uma das ações que pode ser aplicada nesse primeiro momento é entender sobre o público-alvo no Google e como ele se comporta ao realizar pesquisas.

Afinal, é a compreensão do público (aquelas pessoas que comprarão da sua empresa) que permitirá criar campanhas mais personalizadas e impactantes, pensando na principal ferramenta de busca. 

De modo geral, quando as pessoas possuem uma dúvida sobre determinado assunto elas costumam consultar o Google para saná-las ou buscar soluções para suas dores.

Dessa forma, quando a empresa produz um conteúdo direcionado, ela consegue alcançar sua audiência, visto que o Google filtra o público conforme as características sinalizadas – no caso de uma campanha patrocinada – ou as tags usadas e intenção de busca dos usuários, identificando se compõem a estratégia.

Com isso, alcançando as pessoas certas, há mais possibilidades do seu negócio ampliar a relevância e credibilidade. Mais ainda, consegue-se que os conteúdos aumentem as chances de conversão. 

Por conta disso, neste artigo, você entenderá o que é o público-alvo e como ele pode ser desenvolvido junto às estratégias de marketing e de posicionamento no Google.

Entenda o significado de público-alvo 

Você sabe qual é o significado de público-alvo? 

Quando se tem um negócio, é preciso direcionar a mensagem para pessoas específicas. Dessa forma, o público-alvo representa uma parte da sociedade que apresenta aspectos que a caracterizam como consumidora dos seus serviços e produtos. 

Afinal, é preciso considerar as especificidades dos clientes e do negócio. Para se ter uma ideia da importância, considere que o público-alvo de uma empresa de alpinismo industrial é diferente do público que busca um estúdio musical. 

Diante disso, a segmentação direcionada para o mercado que você pretende atingir com a comunicação e campanhas de marketing é essencial para o sucesso da sua empresa. 

Esse conhecimento diz respeito a identificar desde características como grau de escolaridade, idade, área geográfica, gostos, objetivos, até mesmo hobbies, interesses, necessidades, entre outros.

Este pode ser ou não um público diversificado, mas é essencial que a empresa direcione seus serviços e produtos, bem como suas campanhas, para esses nichos identificados, conforme os objetivos de cada estratégia.

Pode-se dizer, assim, que o público-alvo é composto por pessoas que terão interesse nos serviços fornecidos pelo seu negócio, gerando maior lucratividade para a empresa. 

Esse entendimento traz para a empresa uma visão estratégica de como manter um bom relacionamento com seus clientes ativos e potenciais.

Além disso, a empresa pode pensar nas melhores ações para conseguir captar esse público, seja para uma loja física ou no ambiente virtual. No Google, a principal ferramenta de busca funciona de forma semelhante. 

Conhecer esse público representa filtrar os assuntos e conteúdos que serão discutidos, levando em conta também o sucesso de campanhas de marketing da empresa. 

Público x Persona: conheça as características

É muito importante entender as diferenças entre público-alvo e persona. Quando falamos sobre o público-alvo de uma empresa de automação residencial, ou de qualquer outro segmento, nos referimos a um tipo de perfil que é comum ao consumidor. 

Ao compreender esses conceitos sua empresa identifica para onde direcionar a atenção em uma campanha de marketing e vendas da sua empresa, já que esse público tem interesse em seu negócio.

De modo geral, tanto público-alvo quanto persona são fundamentais para traçar essas estratégias, sendo conceitos complementares, mas que não podem ser confundidos se deseja alcançar melhores resultados.

Público-alvo

Para ter o entendimento sobre o público-alvo é necessário traçar o perfil do grupo consumidor, pensando em características mais genéricas e que crie grupos específicos.

Esse processo pode ser realizado por meio de pesquisas que investigam fatores comportamentais, assim como questões demográficas.

Dentre elas podemos ressaltar a idade, sexo da pessoa, classe social, onde mora e hábitos. 

Um exemplo que pode ser destacado nesse sentido é um grupo de homens empresários que moram na cidade de São Paulo, possuem de 40 a 50 anos, são formados, classe A, com renda superior a 10 mil reais.

Dessa forma, uma empresa de filtros a vácuo que terceiriza o serviço, pode criar um conteúdo voltado a esse tipo de público, encontrando-os quando buscarem pelo serviço. 

Isso é importante porque direciona os recursos e investimentos, evitando prejuízos e promovendo mais oportunidades de conversões. Afinal, alcançará pessoas que necessitam da solução ofertada.

É muito importante que sua empresa entenda que não dá para vender para todos. Existe um determinado público que vai ter interesse natural pelo seu negócio, enquanto outras não consumiriam seus serviços ou demandarão mais contatos para converter.

Assim, com essa compreensão, consegue direcionar as estratégias e os recursos financeiros de forma mais adequada.

Persona

Além do entendimento sobre público-alvo, a empresa também precisa fazer um mapeamento sobre sua persona, levando em conta uma estratégia de marketing que traz o perfil do comprador ideal para sua loja ou empresa de nobreak online.

Nesse caso, existe a criação de um personagem semi-fictício, que traz características dos seus clientes que foram traçadas anteriormente de forma mais específica. 

Essas características também são mapeadas por meio de pesquisas, que servem para direcionar as ações de marketing. 

Nesse sentido, existem alguns aspectos que podem ser mais específicos e direcionados para a fidelização do cliente. 

O que é investigado é o estilo de vida da pessoa, buscando entender quais são seus interesses, como ela interage nas redes sociais, quais são suas informações em âmbito profissional, dentre outros.

Nesse caso, o foco é na fidelização do cliente da loja de decoração de esquadria de alumínio sob medida, por exemplo.

Um modelo de persona nesse sentido seria:

Luísa, que tem 25 anos e é influenciadora digital. Ela mora no bairro Moema e é apaixonada por arquitetura e decoração. Como digital influencer, ela sempre pesquisa sobre questões ligadas à decoração e participa de eventos da área. 

Você deve ter percebido que nesse caso existe um detalhamento importante sobre quem é essa pessoa e o entendimento de como é sua vida, o que ela procura e, consequentemente, traz luz sobre as formas como sua marca pode se relacionar com essa pessoa (que representa diversos de seus clientes).

Isso possibilita criar campanhas e produtos ainda mais direcionados e de forma mais rápida. 

Por que sua empresa deve escolher corretamente o público?

Existem alguns motivos que são essenciais para que a empresa invista na elaboração de pesquisas sobre seu público-alvo. 

Um dos motivos são os benefícios que estão associados a esta escolha correta. 

Por conta disso, apresentaremos a seguir 8 motivos e benefícios que devem motivar sua empresa a escolher corretamente o público. 

  • Melhora a identidade e imagem da empresa;
  • Direciona a produção de conteúdo;
  • Reduz gastos para aquisição de cliente;
  • Identifica os canais mais adequados;
  • Permite a criação adequada de campanhas de marketing;
  • Identifica alterações necessárias a um determinado produto;
  • Possibilita produzir materiais com a linguagem específica do público;
  • Aumenta o número de vendas. 

Além disso, quando você cria uma estratégia de marketing direcionada para o público, você consegue ter maior engajamento nas pesquisas do Google, assim como mais credibilidade. 

Trabalhe o público-alvo no Google

A partir do entendimento sobre público-alvo, persona e os benefícios dessa ação, apresentaremos dicas de como trabalhar essas informações em sua empresa, seja ela de laudo técnico elétrico ou um comércio de produtos veganos, e nos buscadores.

  • Invista em pesquisa para entender quem é o público;
  • Segmente a ação na campanha digital;
  • Crie campanhas diferentes para cada tipo de público;
  • Conheça quais palavras-chaves são pesquisadas;
  • Identifique quais canais podem ser utilizados.
  1. Invista em pesquisa

O primeiro passo que vamos reforçar diz respeito ao investimento em pesquisa para entender quem é o público. Afinal, esse é um aspecto determinante para a continuidade de qualquer ação de marketing.

Sem esse primeiro passo, sua empresa fica às escuras e não consegue tomar decisões assertivas. 

  1. Segmente o público

O segundo ponto é entender como funciona a segmentação. 

Mesmo dentro de uma empresa existem públicos diferentes, com necessidades específicas e produtos que atenderão melhor essas demandas.

Quando você entende como seu negócio funciona e os agentes que atuam nessa composição, fica mais fácil segmentar as campanhas no ambiente digital, seja por meio das redes sociais ou do site. 

  1. Crie campanhas para cada público

Considerando os nichos de público criados, seja em relação aos interesses, estágio do funil ou outros aspectos, é chegado o momento de criar as campanhas.

No ambiente digital, as transportadoras em Ribeirão Preto ou outros negócios podem atuar na criação de campanhas a partir de cada público, o que é bastante vantajoso. 

Uma mesma campanha não precisa ser direcionada para todos os clientes da sua empresa, depende muito de qual é o segmento do negócio, uma data comemorativa, questões econômicas, ou objetivo da ação. 

Assim, selecione aqueles que mais se adequam àquela estratégia.

Por exemplo, uma loja de roupa, no dia das mães foca sua campanha de divulgação para as mulheres, que são mães. Isso não quer dizer que a loja não vende roupa masculina ou infantil. Mas, o que ocorreu foi o direcionamento da atividade. 

  1. Conheça as palavras-chave

Outra dica é conhecer quais palavras-chaves são pesquisadas pelo seu público, pois isso é essencial quando falamos de ações e estratégias no Google.

O conteúdo produzido pela empresa deve conter as palavras-chaves que são do interesse do público, seja no modelo orgânico ou pago.

Por exemplo, o cliente que pesquisa sobre “divisória banheiro” deseja encontrar materiais ou produtos relacionados a esse tema e, para que você esteja entre os resultados, é importante usar esse termo ou que se adequem à semântica.

Assim, a escolha assertiva das palavras-chaves faz com que seu post ou publicação tenha ainda mais visibilidade.

  1. Canais

Por fim, é fundamental que você identifique quais canais podem ser utilizados no ambiente digital. 

Quando falamos sobre canais nos referimos às redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Youtube), assim como o site ou blog da sua empresa. 

É importante entender onde sua empresa está, mas também, onde seu público-alvo interage com ela, investindo mais nessas plataformas. Esse processo de engajamento é essencial para o sucesso do seu negócio.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Importante Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.