As empresas batalham para se destacar perante o mercado consumidor, e muitas redes sociais têm proporcionado uma aproximação com os clientes, muito por causa das publicações que engajam o Instagram, ferramenta bastante utilizada no marketing digital e uma das que mais se destaca atualmente. 

Uma alta TE (Taxa de Engajamento) no Instagram significa que o público, ou seguidores, está realmente interagindo com o conteúdo publicado, engajando com a marca e promovendo a qualidade das postagens em evidência. 

As marcas querem ter certeza de que todo conteúdo patrocinado irá ressoar com os seguidores, envolver grande número de clientes e levá-los à ação, ou seja, comprar cada vez mais, resultando em um volume de vendas que atende a receita e lucro almejados. 

Isso significa que, quanto maior a taxa de engajamento, mais colaborações de marca a empresa conseguirá. 

Como publicações que engajam o Instagram viram TE

A taxa de engajamento é determinada por dois elementos: o número de engajamentos de postagem que uma empresa obtém e a contagem geral de seguidores. 

A própria plataforma Instagram confirmou que os engajamentos de postagem mais importantes incluem:

  • Comentários;
  • Compartilhamentos;
  • Curtidas.
  • Visualizações.

Essas métricas determinam a taxa de engajamento dos seguidores com a empresa, seja ela uma instituição de ensino que oferece mangueiras hidráulicas e conexões, por exemplo, ou mesmo uma loja de slow fashion.

Para que esse cálculo seja efetivo, é necessário que sejam calculadas de acordo com a porcentagem de seguidores da página comercial no Instagram. 

Para empregar as publicações que engajam no Instagram e aumentar a taxa de engajamento de forma decente, é possível aplicar diferentes estratégias, materiais e formatos, mas é preciso considerar também as preferências e perfil do público que se deseja atingir. Algumas opções são:

  1. Postagens de produtos disponíveis

Muitas pessoas fazem uma compra no momento ou logo após ver um produto ou serviço no Instagram. 

As publicações de produtos, além de nutrir o feed, também têm o potencial de gerar um grande fluxo de clientes para a empresa, convertendo-os na própria plataforma.

Afinal, por que não deixar os seguidores empolgados com uma oferta, por exemplo, apresentando o preço de projeto estrutural de um imóvel e exibir os produtos da melhor maneira possível?

A ideia é tornar as postagens de produtos no Instagram mais interessantes a partir de um storytelling, seja com a inclusão de adereços ou mostrando como eles funcionam e se aplicam em um cenário de uso real. 

Ou seja, é preciso evitar com que se pareça um anúncio, e mostrar o produto naturalmente. 

Após criar a imagem encantadora, é possível transformar a postagem em um link direcionado para a loja virtual, ou mesmo para o shopping da plataforma, marcando os itens no próprio Instagram.

Dessa forma, os clientes podem clicar em uma etiqueta de produto e visualizar detalhes e preços completos. 

O direcionamento segue para a página do produto dentro do site de comércio eletrônico para a conclusão da compra. 

Contudo, é preciso ter cautela. Um feed voltado exclusivamente para a venda de produtos pode não ser atrativo, a longo prazo, para os potenciais clientes.

  1. Geração de conteúdo do usuário

As pessoas estão nas redes sociais para aparecer, de certa forma. Assim, quando um cliente compartilha um conteúdo marcando a marca, como um storie no restaurante ou com uma peça de roupa, ele busca ser valorizado. 

Se a marca aproveita esse conteúdo, o usuário se sente gratificado e apreciado pelas marcas, ampliando a fidelização e interesse.

Esse é um caminho para aproveitar o conteúdo gerado pelo usuário sobre um produto ou serviço e compartilhar no perfil do Instagram da empresa. Inclusive, isso também ajuda a criar provas sociais. 

Os consumidores querem ver os produtos em uso e saber que realmente têm qualidade, e isso é possível com o feedback e postagem de outros consumidores.

Seja um alvejante ou um produto para pedra brita 2 preço m3, é preciso mostrar o item em situações cotidianas, e consegue-se proporcionar mais confiança quando eles são exibidos por pessoas reais, e não celebridades ou atores contratados. 

Para coletar o conteúdo gerado pelo usuário, é preciso dizer ao público o que a empresa gostaria de ver. Não precisa ser muito específico, mas sim incentivar a criatividade e ver o que é criado a partir de então, por exemplo, convidando a compartilhar o produto quando a embalagem chegar.

Além disso, oferecer ao público uma hashtag (#) do Instagram para que os usuários possam adicionar à legenda é um motivo de destacar a marca, o produto ou o serviço. Dessa forma, será mais fácil pesquisar as postagens dos seguidores. 

  1. Postagens de bastidores

Os bastidores são um ponto que saciam a curiosidade das pessoas e as insere na rotina da marca, criando mais proximidade. 

Por isso, as postagens do Instagram são uma maneira de mostrar o lado divertido e humano de uma marca de Filtro poço artesiano, as roupas disponíveis conforme as estações do ano, ou mesmo o recebimento de uma nova carta de vinhos, também criando expectativa sobre a venda.

As pessoas geralmente ficam fascinadas em saber o que é necessário para fazer os produtos que adquirem nas lojas e, por isso, é interessante e instigador permitir que deem uma espiada por ‘trás da cortina’. 

Quanto mais natural o post, melhor, tornando mais provável que a empresa atinja os seguidores e construa uma conexão tão importante. 

Aqui, o objetivo é humanizar uma empresa e mostrar aos seguidores que é possível estreitar os relacionamentos. 

O que quer que se escolha mostrar, é preciso se certificar de que o local de trabalho, ou mesmo as pessoas que atuam nos bastidores, se mostre o mais natural possível, como se os seguidores estivessem acompanhando o dia a dia como observador, com a possibilidade de interagir. 

  1. Ensine as pessoas a fazer algo

Que melhor maneira de mostrar um produto do que ensinar algo novo que se pode fazer com ele?

As marcas podem usar publicações que engajam no Instagram a partir de postagens de vídeos simples que mostram aos clientes como usar os produtos que estão promovendo. 

Isso pode ser apresentado a qualquer momento, em uma situação ideal, servindo como um guia passo a passo sobre dominar uma nova habilidade, usar gestão ambiental empresarial ou até mesmo atualizar o ambiente residencial com os móveis mais adequados. 

É preciso deixar o público animado para verificar a conta da empresa no Instagram de forma recorrente, sempre em busca de novas postagens. 

Aliás, isso pode se tornar uma série de postagens que ensinam os seguidores a desenvolver diferentes habilidades utilizando os produtos. 

Assim, é preciso postar vídeos toda semana contendo dicas valiosas e que remetem à marca de alguma maneira, possibilitando que o material alcance mais pessoas.

Vale deixar os usuários sempre querendo mais, incentivando-os a conferir a postagem da próxima semana para saber e aprender mais. 

Cabe neste ponto uma dica preciosa: é preciso deixar os vídeos tutoriais simples, sempre compartilhando dicas práticas que as pessoas podem colocar em prática de forma imediata. 

  1. Enquetes no Instagram Stories

Presente na plataforma desde 2016, o Instagram Stories é um grande sucesso dentre as contas comerciais e pessoais dos usuários. São mais de 500 milhões de pessoas usando esse recurso diariamente.

Se isso não é o suficiente para convencer uma empresa a adicionar esse formato à estratégia de marketing digital, é preciso se lembrar que muitas pessoas ficam mais interessadas em uma marca de embalagem para hambúrguer artesanal ou produto após visualizar um Stories, afinal, esse formato é dinâmico e mais próximo dos usuários, humanizando a marca e criando desejo.

Uma marca que ainda não fez um stories no Instagram deve saber que isso representa uma oportunidade de engajamento para qualquer modelo de negócios. 

Assim, em vez de ir para as histórias típicas que os usuários podem folhear em um instante, sem prestar muita atenção, as pesquisas voltadas para o Instagram Stories podem incentivar o envolvimento de um usuário desde o primeiro momento. 

Para começar, vale usar as enquetes do Story para que os usuários votem em produtos preferidos ou mostrar mais detalhes da rotina.

Também é possível comparar o mesmo produto em cores ou sabores diferentes, ou mostrar dois itens à venda e perguntar à própria comunidade qual deles desperta maior desejo para compra, e até mesmo incluir o usuário no desenho de uma nova coleção de roupas, por exemplo.

  1. Explore ao máximo o Instagram Reels

Outro recurso que foi adicionado ao Instagram e que permite adicionar movimento ao feed das empresas trata-se do Reels. 

Com criatividade aflorada, é possível criar vídeos mais dinâmicos e informativos, abordando sobre a diferença entre avental descartável manga longa e não descartável, por exemplo, deixando à disposição dos usuários para sempre, diferentemente dos Stories que somem após 24 horas na plataforma. 

Os Reels proporcionam a oportunidade de mostrar os produtos e serviços em ação. O segredo, nesse caso é manter tudo simples, curto e divertido. 

Conclusão

Como se pode perceber, o Instagram é uma ferramenta poderosa para se conectar com o público-alvo de qualquer marca ou qualquer segmento de negócios. 

Com tantas empresas comercializando os produtos e serviços, é importante se destacar de uma maneira positiva.

A criatividade e a compreensão do público percorrem um longo caminho em qualquer estratégia de marketing que seja implementada no Instagram, principalmente quando em conjunto com outras redes sociais. 

Apesar das muitas ideias apresentadas, a recomendação de especialistas é entender como cada um dos recursos funciona para o modelo de negócio empresarial e perfil do público, a partir de resoluções sólidas e expandir ao longo do tempo. 

Isso significa observar a reação dos seguidores aos materiais divulgados e alinhar com os desejos e curiosidades acerca da área de atuação, como entender melhor sobre revestimento para câmara fria para o setor industrial e comercial. 

Com isso é possível ajustar as estratégias de acordo com o que é publicado e a recepção dos usuários.

Por fim, vale lembrar que, acima de tudo, o objetivo é criar conteúdo no Instagram que ressoe com o público-alvo, seja de fácil compreensão e identificação, fortalecendo a marca junto ao mercado consumidor. 

De depoimentos a citações inspiradoras, é preciso ajustar os diferentes formatos e monitorar os KPIs (Key Performance Indicator – indicadores-chave de desempenho), presentes na própria ferramenta que o Instagram comercial oferece às empresas. 

No final, é possível identificar quais são as publicações que engajam o Instagram da empresa e que funcionam melhor para a marca no comércio eletrônico.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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