Uma das maneiras mais interessantes de atrair leads qualificados é por meio de estratégias de Inbound Marketing. Descubra mais sobre essa técnica ao longo deste post.

Muito utilizada no marketing, principalmente digital, a tradução do termo Inbound Marketing já entrega o seu principal objetivo e vantagem. Afinal, trata-se do marketing de atração, geralmente otimizado por ações orgânicas.

Essa estratégia pode ser usada pelas mais diversas empresas interessadas em obter mais vendas de qualidade e clientes verdadeiramente interessados pelo produto com ações de baixo custo, ampliando o renome e potencial de venda, seja o caso de uma empresa especializada em limpeza ou uma pizzaria de bairro.

Se você se interessou em conhecer mais sobre o Inbound Marketing e como ele pode ser responsável por fazê-lo conseguir leads e vendas qualificados, continue a leitura e aprenda mais sobre o método.

O que é o Inbound Marketing? 

Como já foi indicado no início deste texto, o Inbound Marketing é o método de divulgação e fortalecimento da marca ou produto que busca atrair, organicamente ou por meio de anúncios pagos, o potencial cliente do seu negócio.

Isso é feito por meio de materiais relevantes e atraentes para o público. 

Por conta disso, é mais comum ver essa abordagem na internet, ambiente em que a forma do conteúdo é mais livre e a segmentação é mais assertiva.

A questão da segmentação é um pilar importante para o Inbound Marketing. A criação dos materiais sempre busca atingir um público específico, a exemplo de publicações de artigos sobre provedor de internet fibra óptica, no caso de uma empresa provedora de internet.

Nesse sentido, deve haver um estudo sobre os principais temas, linguagens, comunicação e locais mais acessados pelo público, a fim de atraí-lo justamente por esses canais.

Ao investir em informações relevantes, atraentes, com informações que vão conquistar o leitor ou visitante de um blog, o cliente chega até o seu produto nutrido das informações necessárias para perceber que o seu produto é o de maior qualidade.

O lead qualificado no Inbound Marketing

É nesse contexto que surge o lead qualificado. No meio digital existem páginas específicas que buscam fazer do visitante um lead, como as landing pages.

Ou seja, o objetivo é alcançar usuários de modo a fazê-los passar informações pessoais como email, nome e profissão, em troca de conteúdos de interesse.

Ou seja, de mero visitante, ele já é uma oportunidade de negócio. 

O lead qualificado, nesse caso, é uma pessoa capacitada para seguir em frente na jornada de compra da sua empresa.

No exemplo da papelaria, o lead qualificado é uma pessoa que já está preparada para avaliar kits de canetas personalizadas preço, por exemplo, após separar modelos e diferenciais deste item. 

Assim, há intenção de comprar o produto e a chance de fazer negócio com a sua empresa é alta.

Mas esse usuário não chega na sua empresa pronto para a compra, é preciso qualificá-lo. 

No tópico acima, o potencial do Inbound Marketing foi apresentado e é esse um dos principais métodos para qualificar um lead.

O envio de artigos sobre um assunto do interesse do cliente, podcasts especiais sobre algum tema ou um e-book sobre robôs industriais para profissionais do ramo são exemplos de ações do Inbound Marketing para qualificar o seu lead.

Dessa forma, quanto mais conteúdo de qualidade o lead recebe, mais ele reconhece a sua empresa como relevante e a ideal para promover a solução do problema.

Assim, fica mais fácil, no fim da jornada de compra, decidir entre uma e outra marca concorrente.

Outbound Marketing e Inbound Marketing

É válido destacar a diferença entre o Inbound Marketing e o Outbound Marketing, uma técnica ainda em uso, mas não tão forte quanto o método de atração. 

A definição é fácil: se uma tem a intenção de atrair, a outra procura e inicia o contato com o possível cliente.

Uma das maneiras mais fáceis de perceber a presença do Outbound Marketing é nos comerciais de televisão. Custosos, envolvendo atores, produção, roteiro e direção, eles interrompem a programação do telespectador para apresentar algum produto.

É uma prática que pode ser bem sucedida ou incômoda ao cliente, dependendo do perfil do público e da proposta elaborada. 

Também é possível perceber o Outbound em e-mails spam, anúncios em rádio, telemarketing ou outdoors, promovendo assuntos como instalações elétricas prediais ou venda de imóveis.

Além do alto investimento nesses anúncios, não é em qualquer canal que o outbound marketing promove a segmentação de público.

Nos casos em que não é possível fazê-lo, corre-se o risco de atingir um público muito amplo e que não se interessa realmente pela marca, o que torna difícil saber o quão eficaz foi uma campanha e ampliando os custos.

No caso do Marketing de Conteúdo promovido no Inbound Marketing, com forte presença no meio digital, além de restringir o público, é possível conferir as métricas e perceber se o produto foi bem recebido pelo público e se teve um bom número de cliques, ou o que pode ser melhorado.

Como fidelizar clientes?

A fidelização de clientes é um passo além da qualificação de leads. Ainda é um processo de nutrição do lead, mas o foco aqui é fazer com que o cliente volte a comprar na sua empresa ou até mesmo se torne fiel ao seu produto, divulgando para colegas e familiares.

Existem alguns passos que qualquer gestor de um site, e-commerce ou empresa com endereço na internet pode fazer, de modo a conquistar cada vez mais os clientes. Entre eles, separamos 5 pontos de atenção:

  • Qualidade no atendimento ao cliente;
  • Criação/compartilhamento de conteúdo pelos clientes;
  • Transparência nos processos e contatos;
  • Comunicação humanizada e personalizada;
  • Desenvolvimento de newsletter.

Ficou interessado em conhecer cada um dos itens acima? Para explicar melhor como é possível fidelizar clientes de diversas formas, separamos um tópico para cada item da lista. Confira abaixo.

Qualidade no atendimento ao cliente

Não importa qual tipo de produto/serviço seja adquirido, algo de extrema urgência como um orçamento eletricista ou algo mais casual como pães em uma padaria, os clientes sempre preza pelo bom atendimento.

Isso vai desde a navegação pelo site da empresa, escolha de produtos, leitura de conteúdos do blog e o atendimento final para a compra do produto.

Conhecer o público, suas preferências, linguagem e hábitos são formas de melhorar o atendimento. 

Mais ainda, investir em treinamentos de qualidade é essencial para fazer o seu cliente retornar à sua empresa para uma nova compra.

Criação e compartilhamento de conteúdo pelos clientes

Se o Inbound Marketing tem como o braço direito o Marketing de Conteúdo, outro potencial envolvido na criação de conteúdo é a divulgação orgânica de materiais no marketing boca a boca. 

Ou seja, com conteúdos feitos pelos clientes ou usuários dos canais que sua empresa faz parte.

Uma possibilidade é pedir para que o seu público poste fotos especiais nas redes sociais, marque a sua empresa ou coloque uma hashtag. 

A partir desse simples movimento, o nome da sua empresa alcançará uma comunidade mais ampla de pessoas, criando uma base de fãs, tendo em vista que os usuários acreditam e seguem o que outras pessoas que confiam divulgam.

Transparência nos processos e contatos

Há empresas que prezam pela boa imagem, mas imprevistos podem ocorrer a qualquer momento, sendo fundamental saber como lidar com eles, adotando medidas de crise e a transparência junto ao público.

O mais importante é ser honesto e explicar para os seus clientes o que aconteceu, qual solução está sendo aplicada para curar o problema e em quanto tempo a atividade voltará ao normal, em caso de interrupção de serviços – por exemplo.

Esse movimento cria um senso de transparência para os seus seguidores. O público sente que a confiança depositada na sua empresa é verdadeira e podem continuar a comprar da sua marca, mesmo com tudo que aconteceu.

Comunicação humanizada e personalizada

Existe uma grande diferença entre um e-mail escrito para diversos clientes e um modelo que aponta o nome do destinatário na saudação. Esse simples gesto indica uma comunicação humanizada, personalizada e única, agregando valor ao contato.

O poder desse gesto é aproximar o leitor do seu conteúdo, sem a sensação de ler a mensagem de um robô ou uma empresa institucionalizada. 

Pelo contrário, a ideia é criar uma conversa de verdade com a pessoa, aproximando-a do negócio e criando o senso de comunidade.

A comunicação deve ser feita considerando o perfil e a vivência do público-alvo. Ele usa gírias? Se sim, tente inseri-las de maneira natural no seu conteúdo. É extremamente formal? Também procure se adaptar a essa linguagem para se comunicar e ser devidamente compreendido.

Desenvolvimento de newsletter

Por fim, a criação de newsletter tem grande potencial de atrair, converter e fidelizar clientes dos mais diversos ramos. 

O estudioso de licenciamento ambiental, por exemplo, pode assinar uma newsletter sobre o tema ao fazer parceria com a sua empresa e se interessar cada vez mais pela sua empresa. 

No momento que a pessoa abre a caixa de entrada do e-mail, ela já percebe um novo conteúdo esperando por ela, periodicamente. Você pode desenvolver newsletter especiais para cada atuação da sua empresa, conectando diversos perfis de clientes, e destacando sua expertise na área ao trazer novidades do setor ou novos produtos.

Atraia leads qualificados com o Inbound Marketing!

Depois de ler todo esse conteúdo, você percebe o poder do marketing de atração para a sua empresa, seja ela com foco em terceirização de limpeza ou venda de marmitas.

Com isso, considere suas necessidades e público e comece a desenvolver a sua estratégia de Inbound Marketing e atrair leads qualificados para comprar o seu produto.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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