Com novas tendências e estratégias de marketing, ter leads qualificados no seu negócio é importante para colocar um público mais alinhado e disposto a comprar seus itens mais próximos da compra, promovendo um bom desempenho de vendas e retenção para sua empresa.

Para conseguir bons resultados, entender o conceito de lead e lead qualificado é essencial, porque com o conhecimento, você pode investir nas estratégias corretas para atrair mais leads qualificados para o seu negócio e convertê-los de forma efetiva em clientes regulares.

O que é lead?

Lead é um termo muito comum no marketing e se refere aos potenciais clientes de um negócio.

Ou seja, são pessoas que visitaram o site ou outro canal de comunicação e que demonstraram interesse nos conteúdos fornecidos. Esses visitantes são considerados leads quando aceitam compartilhar informações pessoais para um possível contato.

Essa é uma possibilidade a ser explorada pelos times de vendas e marketing do seu negócio, focando na nutrição desses contatos de forma segmentada, aprofundando a conexão entre empresa e potencial cliente, aumentando as chances de conversão.

Ao conquistar o lead com técnicas de atração e recompensa, como ofertas de e-books, landing pages, e-mail marketing ou recursos de mídias sociais, o relacionamento pode ser iniciado e é possível encaminhá-lo na jornada de compra.

No entanto, é importante ressaltar que nem sempre  o lead se encontra preparado para a compra, demandando uma nutrição mais específica e apresentando um ciclo de compra mais longo. 

Assim, enviar uma proposta pode ser arriscado, fazendo com que o lead desista do contato com o negócio de junta de vedação.

Inclusive, muitos leads podem nunca chegar a se converter. 

Por isso, a qualificação e segmentação desse usuário é crucial para manter relacionamentos de valor para a marca e encaminhar conteúdos/contatos estratégicos para o lead.

O que são leads qualificados?

Os leads qualificados são contatos que foram conquistados e trabalhados ao longo do fluxo de nutrição. 

Nesse caso, em algum momento, esse lead se mostrou aberto e engajado para consumir mais conteúdos que a sua marca oferece ou mesmo a solução divulgada. Isso os aproxima ainda mais da compra e amplia a confiança na marca.

Para um lead ser classificado, ele tem que demonstrar interesse nos produtos ou serviços que uma empresa oferece, por meio de interações.

Deste modo, o melhor jeito de identificar o interesse é por meio do preenchimento de formulários e pesquisas, fazendo isso em troca de conteúdo de valor oferecido pela marca.

Também é possível desenvolver um sistema que qualifica os tipos de interação e os tipos de conteúdos acessados, identificando o melhor momento para entrar em contato – ou para direcionar o usuário para entrar em contato com a marca.

Nesse sentido, o significado de lead qualificado se refere ao fato de que esses usuários são oportunidades de negócio mais assertivas do que outros tipos de contato. 

Isso torna o trabalho das equipes de atendimento, marketing e vendas mais direcionado para este futuro consumidor e suas necessidades, qualificando os atendimentos.

Para que um lead chegue ao status de qualificado – ficando mais próximo da venda de anéis de segmentoé necessário um trabalho de nutrição estratégica dessas pessoas.

Este processo ajuda a refiná-los, aumentando o seu conhecimento. 

Isso pode ser feito desde os temas de seu interesse, passando por problemas que enfrentam até chegar no tipo de solução que a sua empresa pode oferecer.

Benefícios da geração de leads

Considerando isso, os principais benefícios em gerar leads para o seu negócio, principalmente quando qualificados, são:

  • Mais chances de vendas;
  • Recorrência e volume de contatos (novos e antigos);
  • Obtenção de informações de contato dos potenciais clientes;
  • Tornar-se autoridade no segmento e na produção de conteúdo;
  • Educação do mercado e audiência sobre o segmento de atuação;
  • Mais conhecimento sobre o público e seus interesses;
  • Nutrição dos leads no tempo correto;
  • Manutenção do pipeline de vendas;
  • Otimização das oportunidades;
  • Comunicação direta com os potenciais clientes.

Como gerar leads qualificados?

O processo de geração de leads qualificados acontece por meio de várias etapas de contato e de modo gradual. É, basicamente, construir um relacionamento entre empresa e potencial cliente.

Uma estratégia considerada fundamental para conquistar leads é o marketing de conteúdo, que se baseia e qualifica a partir de um método conhecido como SEO.

Na prática, o SEO (Search Engine Optimization) consiste na otimização dos conteúdos para conquistar boas posições nos mecanismos de busca por meio da qualidade e estrutura do conteúdo, bem como o uso de palavras-chave.

O investimento em reputação é outro ponto importante para a empresa ter mais credibilidade diante dos leads, o que também pode ser conquistado a partir da boa estruturação do site e de conteúdos.

Nesse sentido, uma marca de paver 16 faces pode gerar informações úteis e relevantes para obter e nutrir leads qualificados, abordando as aplicações desse item, por exemplo.

Em todo caso, ao considerar a geração de lead qualificado, também é necessário

pensar nos estágios de compra que esses usuários estão. Ou seja, em qual etapa do funil de vendas ele se encontra para oferecer conteúdos mais adequados.

De modo geral, ao longo da jornada de compra, o cliente passa por três etapas principais: consciência, consideração e decisão.

Relacionada diretamente com a jornada de compra, está a metodologia de inbound marketing composta por:

Atração

Fase em que as pessoas passam a ser visitantes do seu site, redes sociais ou blog e a partir daí passam a conhecer melhor a marca.

Envolvimento

Nesta fase, os visitantes já estão dispostos a seguir na jornada com a marca, trocando informações pessoais em pesquisas e preenchendo formulários. Assim, passam a ser leads do seu negócio efetivamente.

A partir desse momento, é muito importante pensar e colocar em prática estratégias de nutrição, oferecendo conteúdos que possam guiá-los na jornada de compra de forma ainda mais direcionada.

Assim eles podem se tornar leads qualificados e se converter em clientes.

Encantamento 

Após a compra, é importante pensar em formas de manter esse cliente sempre por perto, e isso pode ser feito acompanhando o pós-venda do cliente e mantendo o envio de bons materiais.

Essa ação aumenta as chances de encantamento do cliente, que pode se tornar um promotor da marca.

Como trabalhar leads que estão de acordo com a minha persona?

A geração de leads envolve oferecer conteúdos de valor para a persona (representação do cliente ideal). Há várias possibilidades de conteúdos:

  • E-books;
  • Vídeos;
  • Períodos de testes gratuitos em softwares;
  • Postagens nas redes sociais;
  • Planilhas de organização;
  • Podcasts.

Estes são apenas alguns exemplos que podem ser explorados por empresas de detergente desincrustante ácido e de outros segmentos para se relacionar com o público.

Assim, você pode oferecer conteúdos relevantes em troca de informações de contato. 

Identificar o que agrega valor para a persona ajuda no processo permitindo criar landing pages mais dinâmicas para cada etapa do funil, entre outras técnicas.

Para conquistar as pessoas certas e convertê-las em leads é necessário gerar tráfego na página que será divulgada a sua oferta (landing page). Isso pode ser feito por meio de campanhas no Facebook Ads, Google Ads e outras ferramentas/canais.

O investimento em tráfego é importante para ter resultados. 

Ao gerar leads para o seu negócio de geração de energia solar é necessário nutri-los com informações de valor sobre o seu produto, conforme as etapas de compra. Para isso, as estratégias de inbound marketing são importantes.

Ferramentas para captação e nutrição de leads

Há diversas ferramentas que podem dar o suporte necessário para geração de leads qualificados, permitindo organizar uma boa base de contatos.

A landing page é uma das opções e consiste em uma página que o usuário acessa ao clicar em um link de divulgação.

Outra possibilidade é o formulário em que o objetivo é captar dados para contato. É possível pedir nome, e-mail e telefone em troca de conteúdos relevantes.

Nessas ferramentas, o importante é ter um CTA (Call to Action), chamada de ação em português, que indica o que o usuário deve fazer.

Dessa forma, para a nutrição dos leads, a empresa de cilindro gás hélio recarregável – por exemplo – pode investir em estratégias de:

  • Marketing de conteúdo;
  • E-mail marketing;
  • Blogs;
  • Infográficos;
  • Webinars gratuitos;
  • Mídia paga;
  • Redes sociais;
  • Conteúdos interativos;
  • Co-marketing.

Estas e outras possibilidades ajudam na nutrição de leads de forma assertiva e, assim, você mantém os seus leads e aumenta as chances de qualificá-los e prepará-los para a compra.

Vantagens em captar e qualificar leads

Dedicar tempo e criar estratégias para captação e qualificação de leads é fundamental, oportunizando benefícios como:

Criar um relacionamento entre empresa e cliente 

No decorrer da jornada do consumidor, os leads entram em contato com a empresa em diferentes momentos. 

A cada contato, há um fortalecimento da sua visão e isso ajuda na parte do contato, gerando confiança sobre a marca.

Com isso, o lead passa a confiar mais no negócio e fornecer as informações com mais tranquilidade, possibilitando que a jornada continue.

Qualificar, de fato, os leads

Os processos de inbound marketing ajudam na captação de leads qualificados e permite conduzi-los e orientá-los durante a jornada, orientando na tomada de decisão de compra.

Ampliar as chances de conversão

Durante o processo de geração de leads, é comum o contato percorrer todo o funil de venda e conhecer melhor a sua empresa de ozonioterapia emagrece, seus serviços e soluções oferecidas.

Isto posto, quando o lead chega na etapa de decisão de compra, as chances de conversão são maiores, porque ele já foi nutrido com informações suficientes para gerar valor à compra, possibilitando que o potencial cliente escolha a sua empresa.

Conclusão

Com as estratégias certas, você consegue atrair leads qualificados que geram ótimos resultados para o seu negócio de certificação compulsória INMETRO e de outros segmentos, realizando as vendas de produtos e serviços, se tornando autoridade, além de se diferenciar dos concorrentes.

Portanto, criar um funil de vendas estruturado, com estratégias adequadas para cada etapa e trabalhar a geração de leads qualificados aumenta as chances de criar um bom relacionamento com seus contatos, ampliando a credibilidade e tendo uma comunicação mais assertiva com os seus futuros clientes, oferecendo um atendimento personalizado, e otimizando o lucro.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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