Como é a comunicação com o público interno e externo da sua empresa? Se preocupar com a comunicação organizacional é essencial para o sucesso da companhia.
Isso porque a comunicação é uma parte muito importante nos negócios, estabelecendo o atendimento e identidade do negócio, bem como a imagem que stakeholders e clientes farão da marca.
Desse modo, entender o papel e a importância da comunicação organizacional é uma maneira da sua empresa realizar um ótimo trabalho, com uma equipe unida e engajada, além de evitar que falhas de comunicação prejudiquem as atividades.
A comunicação organizacional está relacionada aos canais que são utilizados para mensagens, as expressões verbais/não verbais e até possíveis ferramentas que podem ser utilizadas para criar um bom ambiente para os colaboradores.
Uma empresa que deseja ter sucesso precisa encontrar a melhor forma de se comunicar com os seus colaboradores e clientes, pois este detalhe é essencial para bons resultados.
Ao trabalhar bem a comunicação organizacional, os líderes e gestores evitam problemas de ruídos, o que impactaria na realização de tarefas e tomadas de decisão mais assertivas.
Afinal, com a boa comunicação é possível estabelecer diretrizes e objetivos comuns com mais clareza.
O processo pode ser prático, ou seja, os profissionais podem elaborar planilhas, listas, debates, envelope personalizados, desenhos e outros recursos que ajudem a identificar os problemas e permita a implementação de soluções eficientes para a comunicação, inclusive aderindo aspectos tecnológicos.
O que é comunicação interna?
A comunicação interna é uma estratégia de comunicação integrada que consiste em focar as ações nos funcionários de uma empresa.
As estratégias são utilizadas para estabelecer canais que ajudam no relacionamento com o público interno da empresa (colaboradores).
Com isso, a estratégia tem a função de tornar comum a mensagem que é destinada para as equipes, visando estimular, motivar e promover agentes de mudança e difundir os ideais da companhia.
Esse tipo de troca pode ser feita tanto de modo vertical (entre os superiores e seus subordinados, e vice-versa) ou de modo horizontal (envolvendo funcionários do mesmo nível hierárquico ou estabelecendo equidade entre os profissionais na tomada de decisão).
As informações podem variar entre uma mensagem ampla, por exemplo, a disseminação da missão, visão, valores, objetivos organizacionais e estratégias de mercado, até ações mais restritas e segmentadas aos colaboradores, como metas e feedbacks conforme os departamentos.
O objetivo da comunicação interna é manter os funcionários alinhados e engajados com as causas, metas e discursos da organização.
Este é um objetivo válido para qualquer empreendimento, seja uma empresa de alpinismo industrial, uma fábrica de produtos personalizados ou um escritório de advogados, dentre outras áreas.
Deste modo, são definidas e estimuladas condutas que vão de encontro ao que a empresa acredita e que direcionam a missão da marca.
O relacionamento com os colaboradores deve ser empático, transparente, simples e constantemente positivo para que a companhia possa colher bons frutos.
Deste modo, a implementação de uma boa comunicação interna pode promover alguns objetivos institucionais, tendo como vantagens:
- Divulgar as ações da empresa de modo direto e transparente;
- Consolidar o cumprimento das condutas éticas, normas e valores da instituição;
- Difundir os conhecimentos adquiridos pelos proprietários, colaboradores e diretores.
A partir dessas ações, construtoras em SP e empresas de diversas áreas podem alcançar excelentes resultados junto ao mercado e na retenção de talentos, entre outros objetivos importantes para.
O papel dos investimentos em comunicação interna para as empresas
A comunicação interna é muito importante para os negócios e vai muito além de transmitir informações para as pessoas e setores.
A companhia precisa criar um ambiente favorável para um bom desempenho e comunicação integrada, favorecendo insights e inovação, estimulando a criatividade, produtividade e a realização dos profissionais, seja de modo individual ou coletivo.
Os conteúdos desenvolvidos para transmitir mensagens importantes por meio da comunicação interna deve ser executado em vias diretas e sempre com um bom diálogo, e pode ser pensado em diferentes formatos.
Este processo permite que os colaboradores compreendam melhor a missão, visão e valores da empresa.
Isto posto, elaborar um plano de comunicação é um jeito de organizar com eficiência as informações, ter maior entendimento dos conteúdos e definir com mais facilidade as metas e objetivos da companhia, fortalecendo a cultura e valorizando o colaborador.
Mais ainda, o uso de novas tecnologias aliadas às ações de comunicação interna permitem manter uma boa conexão com profissionais e stakeholders, promovendo transformações positivas nos negócios, independentemente do empreendimento ser um fornecedor de sistema de proteção contra incêndio ou uma loja de veículos seminovos.
Deste modo, desenvolver líderes e colaboradores engajados é uma maneira de deixar as pessoas mais motivadas, sentindo-se respeitadas, importantes e que realmente fazem parte da companhia.
Vantagens da comunicação interna
Uma comunicação interna eficiente proporciona diversas vantagens para o estabelecimento, sendo as principais:
- Aumenta a produtividade;
- Ajuda no clima organizacional;
- Diminui os efeitos de uma crise;
- Reduz fofocas e boatos;
- Permite a integração de novos funcionários de modo facilitado;
- Minimiza a taxa de rotatividade;
- Fomenta a inovação;
- Possibilita a troca de conhecimento;
- Cria excelentes porta-vozes.
Estes e outros ganhos podem ser aproveitados graças a uma comunicação eficaz, por isso, o assunto comunicação interna é algo que merece uma atenção especial nos negócios.
O que é endomarketing?
O endomarketing é conhecido como o marketing interno dos negócios e, para a efetividade de suas ações, a comunicação eficaz deve ser um dos pilares.
Essa estratégia tem a função de melhorar o clima, engajar os colaboradores, manter o alinhamento e motivação, e criar uma boa imagem da empresa para os seus funcionários, também otimizando a comunicação interna.
Este conceito de marketing difere do marketing tradicional, em que a estratégia é voltada para atrair clientes.
Ou seja, o endomarketing reúne ações pensadas para o colaborador, o público interno, e visa promover funcionários mais preparados e engajados, mas principalmente alinhados com a missão.
Com isto, é possível quebrar paradigmas, diminuir os índices de conflitos e manter o foco nos processos e qualidade dos resultados.
Sendo assim, investir no endomarketing é um jeito de ter influência positiva nos processos, reduzindo problemas de rotatividade de pessoal, absenteísmo e baixa produtividade.
Conheça os diferentes tipos de comunicação interna
Há diferentes tipos de comunicação interna que podem ser aplicadas às instituições, seja de forma isolada ou integrada, conforme os objetivos e o contexto de cada empresa.
Comunicação diagonal
É importante para o desenvolvimento dos diferentes níveis de hierarquia na companhia.
É muito aplicada para informar novidades, por exemplo, quando uma empresa farmacêutica informa sobre a aquisição de novos Produtos para laboratório com o objetivo de trazer melhorias e desenvolvimento na empresa.
Por conta disso, independentemente do setor ou cargo, a comunicação deve ser transmitida da mesma forma e um canal que permita essa amplitude sem causar ruídos.
Comunicação escrita
A comunicação escrita visa alinhar processos, reforçar informações, encaminhar comunicados e divulgar acontecimentos na companhia em diferentes níveis e formatos, adequando-se à necessidade e canal em que será compartilhada.
Devido sua versatilidade, pode ser aplicada em quadros e murais de avisos, e-mails, placas informativas, blogs internos e intranet.
Comunicação horizontal
Feita entre os colaboradores que atuam no mesmo nível hierárquico na companhia. É muito aplicada para melhorar, construir e aprimorar os relacionamentos.
Comunicação oral
Esse tipo de comunicação é estabelecida em palestras, reuniões, treinamentos, consultas e debates.
Neste formato, a troca de ideias e feedbacks são muito importantes para aprimorar o relacionamento dos funcionários e as ações da empresa.
Comunicação vertical
É direcionada aos líderes e gestores da empresa, envolvendo a elaboração de planejamentos estratégicos, questões da produtividade, além de abordar assuntos considerados mais restritos.
Instrumentos que ajudam na comunicação organizacional
Uma boa comunicação depende muito das ferramentas que são utilizadas. Deste modo, conhecer algumas possibilidades pode ajudar no processo e no direcionamento dos canais que serão utilizados conforme o perfil da empresa.
Newsletter
Uma excelente ferramenta educativa que pode ser impressa ou digital e contém informações úteis. Outra finalidade interessante de uma newsletter é a de valorização dos colaboradores.
Com ele é possível receber informações importantes, agendar reuniões e contar novidades sobre a balança comercial e outros assuntos da empresa.
Redes sociais internas
Consiste em plataformas online que reúnem todos os colaboradores e gestores para facilitar o contato, tornando-o dinâmico, direto, prático e rápido.
Neste caso é possível integrar diversas ferramentas e formatos de comunicação para valorizar o colaborador e tornar os comunicados mais dinâmicos e efetivos.
Além disso, é possível atribuir feedbacks mais ágeis, aumentando a eficiência do compartilhamento das informações.
Outro ponto positivo é a otimização de fluxos de reuniões e trabalhos.
Intranet
É uma rede corporativa que permite e facilita o acesso aos funcionários e a troca de informações em um único canal.
A intranet e as redes internas podem estar integrados, promovendo um espaço mais ágil e dinâmico, possibilitando a comunicação de informativos e feedbacks, bem como o compartilhamento de realizações dos colaboradores.
Reuniões
As conversas pela internet em algumas situações podem gerar ruídos.
Sendo assim, as tradicionais reuniões não podem ser descartadas e devem ser consideradas em situações de informações mais formais para um grupo de profissionais, de alinhamento e planejamento.
As reuniões são importantes em diversos segmentos, seja em uma empresa de solo grampeado, de produtos atacados, entre outras possibilidades.
Manual do colaborador
É uma espécie de guia para os novos funcionários.
Neste guia são colocadas todas as informações, benefícios, valores e detalhes importantes sobre a empresa e também o que ela espera dos seus profissionais.
Mural
É nele que os colaboradores podem deixar bilhetes, estratégias e metas para a empresa.
Este recurso deve ocupar um espaço estratégico, visível para todos. Com o avanço da tecnologia, o mural físico pode ser substituído por murais virtuais.
Práticas de comunicação interna
O sucesso da comunicação organizacional depende muito da forma como as empresas elaboram as ações para o seu público interno.
Algumas ações que ajudam em uma comunicação de sucesso consiste em:
- Conhecer bem os colaboradores e perfil da empresa;
- Reconhecer os esforços que a equipe dedica nas atividades;
- Desenvolver eventos e ações de relacionamento;
- Apostar no uso de diferentes canais de comunicação;
- Escutar o que seus colaboradores têm a dizer;
- Reduzir burocracias de contato entre departamentos;
- Ser transparente;
- Incentivar a comunicação acessível e objetiva;
- Elaborar um planejamento focado para a comunicação e endomarketing.
Portanto, os investimentos em comunicação organizacional é algo muito importante para melhorar as atividades da empresa, indo desde a compra de piso industrial de concreto polido, parcerias, campanhas de reforço da cultura institucional e outras tarefas fundamentais para o crescimento e sucesso do negócio.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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