Uma possibilidade de aumentar os resultados positivos do seu negócio é investindo no ADS do Facebook. Com mídia paga é possível ter mais oportunidades de negociações, acelerar a geração de leads (potenciais clientes), aumentar a visibilidade, entre outros ganhos.

Isto posto, conhecer o ADS do Facebook, a sua importância, como funciona e dicas para utilizá-lo corretamente é o caminho para o sucesso da sua marca.

O Facebook Ads é uma ferramenta de anúncios muito utilizada no mundo todo em diferentes segmentos, sendo muito valiosa para o marketing digital. 

A plataforma oferece diversos recursos para que as empresas coloquem toda a sua criatividade em prática, criando diversos anúncios online.

A qualidade das campanhas permite que diversos negócios utilizem o ADS do Facebook, desde uma assistência técnica TV Zona Sul SP até grandes marcas do segmento varejista, entre outros.

Como toda campanha de marketing, existem alguns pontos importantes que precisam ser bem trabalhados, sempre considerando o público-alvo e os principais objetivos da empresa.

O que é o Facebook ADS?

O ADS do Facebook consiste em um sistema de mídia paga que permite criar anúncios com diferentes formatos. 

É uma ferramenta muito eficaz graças às diversas opções de segmentação que oferece para os anunciantes, algo que ajuda a aumentar os números de conversões.

Com essa plataforma, é possível criar diferentes públicos, mesclando seus interesses, idades, gêneros, localizações e outras informações que possam ajudar a direcionar seus anúncios para o público ideal.

Por que investir no Facebook ADS?

Se ao longo da criação das estratégias de marketing, você nunca ouviu falar que não vale a pena investir no Facebook Ads, saiba que é importante considerar essa possibilidade e também pensar nas estratégias e objetivos.

O trabalho com o Facebook Ads costuma ser uma estratégia muito rentável a partir do momento em que essa técnica é condizente com o perfil do seu público e dos objetivos do seu negócio, atuando integradamente com as demais ações executadas pela sua equipe.

Um ponto interessante destacar é que o Facebook Ads é uma das plataformas de mídias pagas mais eficientes do mercado, já que além do amplo público usuário da rede, as campanhas podem ter diferentes formatos, não se limitando apenas a textos.

O poder de segmentação do Facebook Ads é gigante, ou seja, você pode detalhar na ferramenta o público que você deseja conquistar para a sua empresa de valor de cuidador de idoso por dia.

Outro ponto interessante é a possibilidade de realizar testes com o mesmo anúncio e assim conseguir mensurar os resultados, algo que permite replicar os melhores.

Conceitos básicos do Facebook ADS

Conhecer alguns termos comuns da ferramenta é importante para conseguir realizar um bom gerenciamento e criação da mídia paga. 

Quanto mais conhecimento a respeito dos termos, mais familiarizado você fica e assim consegue configurar as campanhas com facilidade.

Conversões

São ações completas e realizadas pelos usuários. Por exemplo: se a meta é vender mais ou aumentar o número de acessos do site, e esses objetivos são alcançados, você gerou uma conversão.

Cliques

Equivale ao número total de vezes que os usuários clicam no seu anúncio de limpeza de placas solares. Dependendo do que a marca está promovendo, os números podem aumentar bastante.

Gerenciador de negócios

É nele que toda a mágica acontece. O gerenciador é uma parte focada para os criadores de anúncios.

As mídias pagas não se resumem apenas a um botão de impulsionamento de publicação, ou seja, é importante que os empreendedores saibam que existem mais coisas por trás disso.

Com os recursos do gerenciador é possível monitorar os anúncios vinculados, analisar e assim mensurar melhor os resultados. É com ele que você pode desenvolver os melhores anúncios para a sua empresa de suporte em TI.

Essa é uma parte que fica um pouco escondida na plataforma, mas que dá acesso a outros termos importantes.

Ads (Anúncio) 

Ad e anúncio são termos muito semelhantes e consistem nas mídias que você pode pagar para aparecer a um grande número de pessoas possíveis com um objetivo pré-estabelecido.

Um anúncio pode incluir textos e imagens, sua audiência especificada e o modo de pagamento/preço pago pela mídia.

O Ad é exibido junto das histórias que são relevantes, então é importante que o seu anúncio tenha relevância.

Publicação impulsionada

As publicações impulsionadas são um meio termo entre um post comum e um anúncio.

Ao patrocinar um post, ele aparece como “patrocinado”, e a sua audiência fica limitada apenas às pessoas que curtem a sua página. 

Esse tipo de formato não atinge os novos usuários, ou seja, apenas o círculo que já acompanha a sua marca de prestadora de serviço de limpeza.

Publicações patrocinadas costumam aparecer no alto do feed de notícias, aumentando as chances da audiência de ver o anúncio. 

Esse tipo de publicação pode ser utilizada para promover uma campanha interessante que a empresa esteja executando ou um produto específico. 

Visualizações de vídeo

Consiste no número de vezes que o vídeo foi visualizado por três segundos ou mais. Um jeito de aprender mais termos importantes sobre publicidade é consultando o glossário de termos do Facebook.

Outros termos muito comuns são:

  • Pixel de conversão;
  • Feed de notícias;
  • Conversion lift;
  • Teste A/B;
  • Central de criativos;
  • Impressões;
  • ROAS (Retorno Sobre Gasto em Ad).

Estes são os termos que os empreendedores e profissionais de marketing precisam conhecer, assim poderão criar ótimos anúncios para chamar atenção do público e ter excelente lucratividade, além da visibilidade da marca.

Dicas para melhorar os anúncios e ter sucesso com os negócios

Com algumas dicas práticas, os empreendedores no segmento de projeto combate a incêndio podem conquistar excelentes resultados. Sendo assim, conhecer as mais utilizadas é um bom começo.

  1. Teste as campanhas antes de veiculá-las

É após a veiculação que podemos encontrar algumas inconsistências nas informações dos anúncios. Sendo assim, um dos primeiros hacks do Facebook é realizar o teste da campanha, este que costuma ser um pré-requisito em qualquer ação de marketing.

É muito importante se certificar de que o usuário impactado pela campanha irá atingir os objetivos que você deseja. Se colocar no lugar dele e imaginar o que pode acontecer depois que o lead clicar no post.

Algumas questões podem ajudar nesta etapa, por exemplo:

  • A segmentação da campanha está adequada?
  • Há erros ortográficos no anúncio ou nas páginas de destino?
  • Os textos e imagens representam bem os produtos e serviços da marca?
  • Existe uma página específica de agradecimento após preencher um formulário?
  • A landing page para qual o anúncio direciona, funciona corretamente?

Atendendo a estes pré-requisitos é possível seguir com a veiculação da campanha de energia renovável solar. Isto posto, ao cometer erros, mesmo com um alto investimento disponível, as possibilidades de ter bons resultados diminui muito.

  1. Instale o pixel do Facebook

Instalar o pixel do Facebook no seu site é importante, pois esta ferramenta ajuda a rastrear as ações executadas no seu site. 

Deste modo, você pode ter mais informações sobre os clientes e as pessoas que se envolvem com a sua marca, além de otimizar anúncios, algo que ajuda a alcançar as pessoas certas.

  1. Trace objetivos alinhados com os objetivos da empresa

O que você deseja alcançar e nas ações que você quer que o público realize após clicar nos anúncios.

Quando tiver uma meta em mente, você pode escolher um objetivo que esteja alinhado com os resultados que deseja para a sua empresa.

Os objetivos de campanha podem ser os mais diversos, desde metas comerciais como ter mais reconhecimento para os produtos e serviços, cadastro de newsletter, tráfego no site, entre outros.

  1. Teste anúncios carrossel

Se o seu objetivo é ter um layout interessante e cores agradáveis nos anúncios, é interessante testar o formato de anúncio carrossel.

Esta é uma excelente opção para oferecer algo a mais nos anúncios sem investir na experiência que é importante para outros formatos de anúncios.

O efeito carrossel pode deixar os anúncios de uma empresa de instalação de energia solar ainda mais interessantes e com mais chances de ajudar no engajamento.

  1. Otimize para resultados comerciais

Uma dica interessante que pode ajudar nos resultados é se certificar e selecionar uma otimização de veiculação dos anúncios que estejam alinhados com as suas metas comerciais. 

Por exemplo, a otimização das visualizações das páginas de destino ou conversões.

Desta maneira, o algoritmo irá procurar por pessoas que com mais probabilidade em realizar as ações que você deseja para o seu negócio.

Otimizar as campanhas para cliques pode não gerar os resultados esperados como aumento nas vendas, inscrições ou visitas no site.

Ao otimizar para cliques nos links, você diz ao Facebook que está buscando pessoas com grandes chances de clicar nos seus anúncios, algo que faz com que o algoritmo procure e alcance essas pessoas com maior probabilidade de clicar nos anúncios e visualizar as campanhas.

Sendo assim, é importante se concentrar nas otimizações é um jeito de deixá-las alinhadas às metas do seu negócio.

Outras dicas que podem ajudar são:

  • Flexibilidade com seus posicionamentos dos anúncios;
  • Defina o seu público-alvo;
  • Use os testes A/B para as campanhas;
  • Sincronize sua landing page;
  • Melhore a clareza das suas ofertas;
  • Defina um horário específico para os anúncios a cada dia.

Deste modo, essas e outras dicas podem ajudar a ter muito sucesso com o ADS do Facebook, permitindo criar anúncios e campanhas mais segmentadas e que ajudam no marketing e lucratividade da sua empresa.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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