A prioridade de empreendedores que investem em um e-commerce está em encontrar maneiras de aumentar as vendas e atrair, cada vez mais, um cliente cativo.

Há diversas formas de otimizar o funil de vendas, como anúncios pagos, mas existem algumas estratégias que podem ser empregadas na publicidade online que ajudam a alavancar o alcance junto ao público-alvo. 

A experiência do usuário, por se tratar de um e-commerce, é um fator preponderante, mas o atendimento ao cliente e marketing digital também possuem a importância que precisam de atenção e cuidado.

Como estabelecer marketing no e-commerce?

O marketing digital para e-commerce é um processo de geração de tráfego em uma loja online, que resulta em vendas de ponta a ponta.

Isso requer o acompanhamento das etapas de jornada do cliente, que pode passar por uma estratégia de inbound marketing, que visa:

  • Atrair;
  • Converter;
  • Vender;
  • Reter, ou encantar. 

Essa prática depende da análise do e-commerce e de toda a jornada do cliente para a otimização de todos os aspectos que rondam a experiência dos usuários. 

As estratégias de marketing digital se cruzam com ferramentas e técnicas, como a produção de conteúdo, o envio de e-mail e a presença nas redes sociais. 

Dentro de um site e-commerce, as táticas podem incluir estratégias de inbound commerce, análise e segmentação de produtos e serviços, SEO (Search Engine Optimization), a otimização do motor de busca e acompanhamento automatizado de e-mail quando um cliente abandona o carrinho de compras. 

Sendo assim, vale seguir as dicas a seguir, para ter uma melhor experiência com o marketing digital voltado ao e-commerce.

  1. Concentração na experiência do cliente

Conforme o mundo dos negócios se torna mais abrangente, principalmente com foco no e-commerce, uma dica é superar as expectativas dos clientes. 

Com um atendimento ao cliente autêntico e personalizado, com respostas rápidas por meio de chatbots e automatização de e-mails, os clientes percebem a atenção recebida e tendem a fazer negócios com uma marca. 

Ferramentas como mensageiros eletrônicos podem atender às expectativas dos clientes, mesmo que seja de forma automatizada, até o encaminhamento para um atendimento humano, caso uma dúvida não seja encerrada, ou um problema não seja resolvido.

  1. SEO para as páginas de produtos

O SEO é uma dica importante, pois é uma parte essencial do marketing digital e tem início com as páginas de um produto. 

As páginas dos produtos devem incluir uma tag de título exclusiva, em conjunto com uma meta descrição atraente, que contenha palavras-chave e faz com que os usuários tenham o desejo de clicar nas SERPs (Search Engine Result Page), as páginas de resultado de pesquisa.

As imagens também fazem parte da prática de SEO, com textos alternativos com a inclusão de palavras-chave, inclusive com a descrição do produto. 

A URL também deve contar com palavras-chave, seguido por informações que aumentam a visibilidade nos mecanismos de busca, como classificações, disponibilidade e preço.

Outro ponto importante, nessa dica, é que o site deve seguir uma estrutura compatível com SEO, ou seja, que facilite o rastreamento a indexação das páginas de produtos pelos mecanismos de pesquisa. 

  1. Uso de vídeos destaca produtos

Com todas as possibilidades que a tecnologia e a internet permitem, imagens de alta qualidade dos produtos são um padrão que devem ser levados em consideração. 

Os vídeos, por outro lado, podem ser apresentados em formatos diferenciados, utilizando equipamentos eletrônicos acessíveis, como smartphones, e divulgados por meio das redes sociais e plataformas dedicadas a esse tipo de arquivo digital.

Diferente das imagens estáticas, os vídeos podem ser empregados em apresentar detalhes dos produtos, ou para demonstrar o uso no dia a dia, dentro de um cenário ideal. 

Por que investir em marketing de e-commerce?

Apesar do setor de e-commerce apresentar um crescimento exponencial em diversos setores, a competitividade também acompanha os números superlativos. 

Os consumidores contam com as mais diversas variedades e opções de compras online, com e-commerce dedicado a diferentes nichos, qualquer que seja o produto ou serviço necessário. 

Por isso é importante investir em marketing digital, convertendo os leads, isto é, os clientes em potencial, em um público pagante, e por consequência a criação de uma base abrangente de consumidores. 

O marketing digital voltado para o e-commerce é essencial para gerar vendas, assim como a otimização de todos os aspectos da jornada de compra, e o fortalecimento quanto ao reconhecimento de marca.

Conclusão

Com essas dicas sobre o marketing para e-commerce, é possível utilizar diversas opções gratuitas, ou mesmo com um investimento de baixo custo, que pode ser aplicado para o envio de e-mail marketing de forma automatizada, e gerar vendas todos os dias. 

Vale experimentar, por fim, todos os métodos que o marketing digital oferece, e assim aumentar o potencial de vendas e descobrir quais impactam nos negócios, para que possa se ajustar a longo prazo.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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