O crescimento do comércio eletrônico no Brasil acompanha a expansão da Internet. Isso mostra que um novo consumidor está mais interessado na compra de produtos ou serviços personalizados. É aí que o marketing de relacionamento entra.
Essa estratégia promete fidelizar o cliente, algo fundamental para aumentar as vendas e ajudar a conquistar novos nichos de consumo.
Afinal, as pessoas querem atendimento de qualidade e preferem empresas confiáveis. O texto de hoje explica o que é marketing de relacionamento, como e por que ele deve ser aplicado ao e-commerce.
Conheça o marketing de relacionamento
O marketing de relacionamento é uma estratégia de comunicação para criar relações mais próximas entre o fabricante de amaciante e seu público.
Em vez de apenas se concentrar em completar uma venda, a proposta evolui para conquistar a confiança de seus clientes.
É uma ideia diferente de divulgar o preço mais baixo ou mostrar os diferenciais em relação ao concorrente.
Seja um programa de fidelidade ou um serviço diferente, o objetivo é se conectar mais com eles, fazendo com que não comprem apenas uma vez, mas se tornem clientes assíduos.
Estratégias para promover seus produtos e preços são essenciais, mas você precisa de uma revisão mais detalhada para criar relacionamentos com seus clientes.
Afinal, o objetivo não é converter na hora exata do caminho de compra. O foco é encantar as pessoas para que elas se tornem parceiras reais da empresa de engenharia civil.
Um dos exemplos mais clássicos dessa estratégia é criar um programa de fidelidade. A partir dele, é possível convencer os clientes a pagar uma taxa mensal e ter acesso a benefícios.
Este é apenas um exemplo que pode ser usado nesta estratégia. As alternativas devem ser criadas com base nos objetivos da sua loja e no perfil do cliente.
Quanto mais informações houver sobre eles, maior a chance de construir ações reais que ajudem a construir uma relação mais próxima entre os dois.
Saiba como aplicar o marketing de relacionamento
Há muitas maneiras de colocar o marketing de relacionamento em prática. Algumas das metodologias mais conhecidas são Inbound Marketing e Marketing Digital, que podem ser utilizadas para isso, fortalecendo a imagem da marca
Separamos estratégias que são amplamente utilizadas pelas empresas, seja B2B ou B2C.
Atendimento ao cliente
A forma como os clientes são acompanhados antes, durante e após a compra de Equipamentos de proteção respiratória é o cerne do atendimento.
Por isso, é importante que o seu negócio invista nessa atividade, pois é fundamental garantir que o cliente se sinta sempre satisfeito com a assistência prestada.
O principal canal utilizado para esse fim é o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), por meio do qual é possível:
- Solicitar informações;
- Fazer reclamações;
- Tirar dúvidas;
- Cancelar serviços.
Nesses canais, as reclamações devem ser resolvidas no prazo máximo de 5 dias úteis e devem ser respondidas em até 24 horas.
Como algumas pessoas não gostam do SAC convencional, surgiu o SAC 2.0, no qual a comunicação se dá pelas redes sociais.
O processo se torna mais instantâneo, prático e flexível, de modo que a equipe de atendimento deve ficar atenta a todas as interações que ocorrem nos perfis virtuais da marca de máscara de solda automática com regulagem.
Outra estratégia, cada vez mais utilizada, é o uso de chatbots para agilizar os processos de atendimento. Essa ferramenta simula um ser humano em conversas.
Como resultado, muitas empresas customizam seus chatbots de acordo com a imagem da marca.
Programas de fidelidade
O objetivo de um programa de fidelidade é fornecer bônus aos consumidores pela compra de um produto ou serviço.
O programa visa beneficiar ambas as partes: enquanto o cliente recebe o bônus, a empresa tem mais chances de fidelizá-lo.
Existem vários métodos do programa, mas dois estão cada vez mais populares: acúmulo de pontos e cashback.
O programa acumula pontos com base na atribuição de pontos aos clientes após a compra de produtos. Com um determinado valor acumulado, o cliente pode trocar esses pontos por outro produto.
Já o cashback é um programa de reembolso. Ou seja, a marca devolve uma parte do dinheiro que o consumidor gastou em um leitor RFID, por exemplo.
A pessoa se cadastra na plataforma de cashback e, quando faz uma compra nos sites parceiros, ganha uma certa quantia em dinheiro. Esse dinheiro fica acumulado na conta e pode ser usado para compras futuras ou até para pagar contas.
As principais vantagens do cashback são maior visibilidade, ser uma estratégia para divulgar a marca, incentivar o consumidor a falar sobre ela e o número de clientes aumenta.
O resultado é a tendência de atrair cada vez mais consumidores – e quanto maior o valor da venda, mais cashback ele recebe, o que o torna mais interessado na sua marca, investido nela.
Uma dica é que tanto para o sistema de pontuação quanto para o cashback, você não precisa iniciar seu próprio sistema.
É possível tentar se tornar sócio de uma empresa que já esteja incorporada nesta estratégia.
E-mail marketing
Fazer marketing por e-mail é mais uma ferramenta decisiva na hora de criar proximidade com a base de consumidores.
Normalmente, o e-mail marketing se apoia em ferramentas de automação, a fim de enviar conteúdo segmentado sobre como fazer velas em casa de acordo com o perfil do cliente ou lead.
Ele também é próprio para solicitar e receber feedbacks de clientes. É de bom tom enviar uma mensagem para uma pessoa recém-convertida perguntando a opinião dela sobre o produto ou o atendimento.
Marketing de conteúdo
Hoje em dia, propagandas invasivas como banners e janelas pop-ups são vistas de forma negativa pelos internautas.
Em vez disso, o marketing de relacionamento deve aproveitar os recursos e oportunidades do marketing de conteúdo.
Quando o consumidor tem acesso a um blog completo sobre suporte para ar condicionado, por exemplo, ele já tira dúvidas no primeiro contato com a marca.
Para isso, é necessário traçar um perfil da persona do negócio, contendo:
- Preferências;
- Interesses;
- Hobbies;
- Localização;
- Faixa de idade.
Informações desse tipo contribuem muito para chegar a uma representação suficientemente fiel do tipo de público que se deseja alcançar. Com isso, a produção de conteúdo pode ser muito mais aprofundada e eficiente.
Entenda os benefícios do marketing de relacionamento
Nós vivemos em uma época em que a venda não é tudo. Não vale a pena anunciar painel de comando elétrico se a empresa não consegue manter um bom atendimento ao cliente.
As organizações já perceberam que há algo extremamente valioso no comércio: a satisfação do consumidor.
Por esta razão, eles mantêm os clientes em primeiro lugar em todas as estratégias, seja o desenvolvimento de produtos ou os métodos pós-compra.
Junto a isso, quando um cliente está satisfeito, ele pode indicar a empresa para seus amigos e familiares, o que faz parte da divulgação espontânea da empresa.
Grande parte dos lucros virão dos consumidores existentes e da conhecida forma de marketing “boca a boca”.
A seguir, vamos explorar algumas das vantagens do marketing de relacionamento para o seu e-commerce.
Clientes mais próximos
Um dos principais objetivos da estratégia é aproximar os clientes da marca, a ponto de conhecer melhor quem são os consumidores e, assim, oferecer as soluções ideais para cada público.
Dessa forma, é possível segmentar melhor o público e ter uma forma de comunicação mais direcionada, oferecendo exatamente o que o cliente precisa.
Mais faturamento
O marketing de relacionamento melhora a receita do negócio porque o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) custa de 5 a 7 vezes mais do que manter um cliente antigo.
Além disso, quando os consumidores são devidamente fidelizados, há mais oportunidades de vender outros produtos ou serviços.
O ROI (Retorno sobre o Investimento) também é maior, especialmente porque cada um de seus compradores indica a empresa para outros clientes em potencial.
Melhor posicionamento de mercado
Com um relacionamento personalizado e próximo, é garantida a satisfação e confiança do público.
Com isso, sua empresa pode se tornar referência no mercado e se diferenciar da maioria da concorrência.
Apesar de muitos e-commerces apresentarem produtos ou serviços de qualidade, o público em geral prefere que o e-commerce se destaque pelo atendimento, credibilidade e reputação.
Considerações finais
O marketing de relacionamento é uma estratégia extremamente vantajosa para o e-commerce.
Capaz de reunir o público, fidelizar o cliente e alcançar novos nichos, as técnicas vão muito além da venda.
Por isso, é importante trabalhar com marketing de relacionamento em todos os processos de contato com o cliente, desde postagens em blogs até pesquisas de satisfação enviadas por e-mail.
Desta forma, consegue-se não só o aumento das vendas, mas também o reconhecimento do mercado e a diferenciação da concorrência.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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