Toda campanha de marketing depende de um bom estudo de público–alvo para ser bem-sucedida. A persona também é um conceito pertinente para essa etapa e contribui para ações mais segmentadas.
Ambos são amplamente utilizados em estratégias de marketing. A escolha de um deles está relacionada aos objetivos da empresa em relação aos clientes e o desenvolvimento da marca.
Independentemente do conceito utilizado, as ações terão profundidade e impacto, pois serão consideradas as características do público.
No material que começa a seguir apresentaremos as principais informações sobre público-alvo e persona, por que são importantes, as dicas e os desafios para aplicá-los.
Entenda o que é persona
Persona é um conceito originado do crescimento do marketing digital nos últimos anos.
Com a popularidade da internet como meio de consumo, marcas de todos os segmentos precisam se adaptar a uma nova realidade.
A base é o desenvolvimento de uma representação semi-fictícia do cliente ideal do serviço de conserto de Iphone. O grande diferencial está no uso de informações subjetivas para construir esse perfil, tais como:
- Sonhos;
- Hobbies;
- Crenças;
- Dificuldades.
Dados como esses podem ser usados para criar um perfil detalhado do cliente perfeito de uma empresa.
A persona é conveniente para criar estratégias de marketing mais segmentadas e que identifiquem características específicas do cliente.
Os profissionais responsáveis pela gestão condominial precisam conhecer detalhes de todos os moradores para poder atendê-los de maneira qualificada.
Além disso, as ações de publicidade ganham incrementos importantes quando alinhadas à persona.
Afinal, não adianta dedicar recursos a campanhas que não se comunicam diretamente com o tipo de cliente que sua empresa está procurando.
Dicas para fazer a sua persona
Na hora de definir a persona do seu negócio, é fundamental se pautar em um planejamento técnico e coeso.
Separamos algumas dicas para você evoluir as técnicas de marketing da venda de projeto elétrico industrial, acompanhe.
Entenda a função
Existem muitos usos para a persona, então faça uma pesquisa e tenha certeza do motivo para aplicá-la ao seu empreendimento.
Isso significa que, antes mesmo de definir um perfil de cliente, é importante entender que a persona será usada para divulgar sua empresa aos clientes em potencial e será a base para todas as ações.
Estratégias vitais como a captação de tráfego de visitantes para canais multimídia (site, blog e redes sociais), conversão de leads e até fechar uma venda dependem profundamente da persona.
Obtenha dados do cliente
Use as informações do cliente que estão contidas no histórico do negócio. Para que a persona final fique mais próxima o possível do público real, é preciso realizar pesquisas sistemáticas, entrevistas e coleta de dados com a base de clientes já existentes, percebendo seus interesses e dúvidas, bem como o que o levou a consumir.
Crie um questionário e/ou landing pages para captar dados íntegros. O ideal é alinhar esses formatos com conteúdos ricos.
Por exemplo: ao pesquisar “inventario de riscos ocupacionais”, o usuário encontrou um site de certificados digitais. Ao clicar nele, foi exposto a uma janela pop-up solicitando o e-mail dele em troca de um e-book sobre o assunto.
Pesquise em outras fontes
Além dos dados de seus clientes, você deve ampliar suas referências por meio de pesquisas de mercado.
O público das redes sociais, incluindo concorrentes, são um ótimo parâmetro para você entender um pouco mais sobre o seu perfil de persona.
A partir dessas informações, você pode entender o comportamento, preferências e hábitos de consumo do seu público de forma segmentada e gerar insights.
Descreva o perfil do cliente
Com os dados coletados você terá a persona quase completa. A partir daí, é preciso deixar claro que ela é realista com as pessoas interessadas em recarga de extintores rj.
Além do nome e da imagem gerados, você deve construir fatos, como personalidade e interesses.
Informações como classe social, escolaridade, localização/função e mercado em que atua são igualmente relevantes para estabelecer o perfil ideal da pessoa para quem determinado produto é vendido.
Crie quantas personas forem necessárias
Não há limites para o número de personas, pois uma mesma empresa/produto pode ter mais de um potencial consumidor.
Ao criar várias possibilidades, você consegue estabelecer uma abordagem comparativa dos dados coletados, onde surgirão melhores formas de atender a um determinado público. Cabe ressaltar neste ponto que a quantidade não afeta a qualidade da análise.
Compartilhe os dados
Compartilhe dados com as equipes de marketing, comunicação e vendas da empresa. É importante trabalhar em conjunto durante a criação da persona.
Portanto, o setor que lida com o público diretamente deve estar sempre atento às situações e decisões dos gestores, os criadores da persona, para atingir os objetivos o mais rápido possível.
Formalize os resultados
Criar uma persona não é tarefa fácil. Estabeleça primeiro o personagem central, mas não esqueça de atualizar quaisquer informações que podem enriquecer o perfil.
A partir desse conceito plenamente delineado, diversas estratégias de marketing e vendas podem ser criadas para atingir o público específico da sua empresa.
Entenda o que é público-alvo
Quando o chaveiro está tentando precificar chaves codificadas, é importante que ele considere algumas características comuns das pessoas que está tentando alcançar.
O público-alvo é um conceito que reúne todas essas características. Alguns exemplos deles estão na lista a seguir:
- Renda média;
- Local;
- Idade;
- Gênero;
- Ocupação.
Como você pode ver, o público-alvo é baseado em informações econômicas, sociais e demográficas. É mais usado em situações em que o alvo corresponde a um grande número de pessoas e – quando há a aplicação da persona, geralmente esse público é identificado primeiro.
De fato, o público-alvo trabalha com dados precisos e estatísticos, sem levar em conta os aspectos mais abstratos.
É importante utilizar este conceito para segmentar a posição de uma empresa no mercado. Considere um serviço de locação de mão de obra.
Primeiro, os gestores precisam identificar com precisão que tipo de indústria eles querem atender. Afinal, cada empresa tem suas próprias características e, devido a isso, demandam tecnologias diferentes.
A definição prévia do público-alvo ajuda a focar os esforços na melhoria dos serviços e produtos, proporcionando mais conhecimento e qualidade.
Esse é um processo que se baseia em excluir o público em potencial para direcionar estratégias para um público que, sem dúvida, terá interesse no que você tem a oferecer.
Dicas para fazer o seu público-alvo
Agora que você tem uma boa noção do que é o público-alvo, vamos mostrar os pontos mais importantes da definição dele. Acompanhe os tópicos a seguir para tomar as melhores decisões.
Conheça o seu mercado
Encontrar o mercado certo para o seu nicho é o primeiro passo para definir o seu público-alvo.
A pesquisa de mercado não trata apenas das características de um nicho, mas também dos fatores sociais, ambientais, culturais e tecnológicos que podem afetar o desempenho do seu negócio. Acima de tudo, você precisa pesquisar seus concorrentes.
Para a avaliação, você pode começar analisando pesquisas do IBGE e de outras organizações que coletaram dados sobre o seu segmento e ir centrando outras ações mais específicas.
Use ferramentas digitais
O Google Analytics é ótimo para fazer pesquisas de dados. Mas, além disso, você pode usar o Google Trends para ver o que está sendo mais pesquisado no momento e a demografia das pessoas que pesquisam esses tópicos.
Se você faz parte de Piso de concreto intertravado, o Google Trends te informará quem pesquisa sobre isso no maior buscador do mundo.
Saiba que problema seu produto resolve
É raro ver alguém investir dinheiro em algo sem perceber o benefício por trás da compra.
Estamos todos à procura de algo bom, seja uma solução para um problema (como tomar remédio quando você está doente) ou aumentar nossa autoestima (como maquiagem ou roupas novas).
Quando quiser saber mais sobre o seu público-alvo, é fundamental definir os benefícios que os consumidores terão ao comprar da sua marca.
Ao entender como sua solução pode ajudar um determinado indivíduo/empresa, ficará mais claro e fácil ver quem se depara com esse tipo de problema no dia a dia.
Identifique os canais
Diante de milhares de informações que chegam até nós todos os dias, é preciso pensar que existem canais responsáveis por transmitir essas mensagens.
Jornais impressos, revistas, televisão, rádio, Facebook, sites de notícias, Instagram, Twitter. Geralmente seguimos mais de um deles.
A pergunta que precisa ser feita aqui é: qual é o principal meio de comunicação que seu público-alvo utiliza para encontrar informações?
Com base nas características e interesses identificados acima, fica mais fácil determinar o canal mais adequado para conversar com cada grupo de pessoas.
Persona e público-alvo: desafios
Os dois conceitos explicados aqui existem por uma razão: afunilar o tipo de consumidor que um negócio online quer alcançar para tornar as estratégias mais eficazes.
Esse afunilamento é especialmente necessário hoje em dia devido ao grande número de ofertas presentes em todos os canais de comunicação.
Como a concorrência virtual é muito grande, investir em ações massivas já não vale tanto a pena, financeiramente falando.
Em vez disso, se deter em nichos de consumo mais específicos é mais vantajoso, trazendo benefícios agregados à confiabilidade e identificação desses usuários, que podem se tornar clientes fiéis.
Nesse sentido, persona e público-alvo vêm para resolver problemas de planejamento e segmentação de clientes para todos os setores.
Use-os para superar obstáculos, conseguir destaque frente a uma concorrência cada vez mais intensa e se consolidar no mercado.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Entre em contato e saiba mais:
Tel: 2503-3919 | Cel: 11 95190-6878 | E-mail: [email protected]
O mercado digital é uma realidade nas empresas, pois vive-se a era de uma revolução do ambiente online cada vez mais integrado.
Com isso, as pessoas buscam se informar por meio de sites e blogs, além de utilizarem as redes sociais como uma ferramenta de interação.
Como o público tem migrado para o ambiente digital, não somente para fazer pesquisas, mas também para investir em compras, é importante que as empresas se adaptem diante desse cenário, que se trata de um mercado em ascensão.
Contudo, erroneamente, muitas empresas acreditam que basta criar um site ou uma rede social para garantir um bom número de clientes, cliques, compartilhamento, engajamento e, até mesmo, conversões em vendas.
No entanto, para que isso ocorra com qualidade, é fundamental contar com estratégia, planejamento e profissionais que conheçam as técnicas diversas de marketing, inclusive o inbound marketing (ou marketing de atração), visto que manter e atrair clientes é parte crucial de qualquer negócio.
Além disso, a empresa não pode almejar um crescimento veloz sem estar preparada para esses desafios e oportunidades que vem com isso.
Desse modo, ao pensar no crescimento exponencial, em que as oportunidades se “multiplicam”, ele precisa ser – de fato – de qualidades e conversões, não se embasando em métricas de vaidade, que pouco refletem a realidade da empresa no ambiente empresarial.
Como esse é um ambiente bastante complexo, neste artigo, você entenderá como é possível crescer de maneira exponencial em um mercado digital. Não deixe de conferir mais informações a seguir!
Por que investir em um mercado digital?
Cada vez mais, as empresas na área digital têm crescido e conquistando novos públicos. Não é à toa que o setor de e-commerce tem apresentado bons resultados para os investidores, assim como para os negócios, ampliando as oportunidades.
Mas, afinal, por que é tão importante investir em um mercado digital?
Nos dias atuais, se o cliente quiser saber sobre uma “emergência veterinária 24 horas”, ele tem a opção de ligar no veterinário, porém é mais provável que ele faça essa pesquisa em uma ferramenta de busca digital, visto que consegue ter essa informação e outros dados complementares, tendo até variações conforme tipos de clínicas e lojas.
Isso quer dizer que as empresas que não estão no ambiente digital correm um grande risco de não conseguirem obter o seu espaço e destaque diante dos clientes.
Diante disso, a primeira grande vantagem em investir no mercado digital é ter a chance de aumentar a visibilidade de sua marca.
Além disso, o ambiente digital pode dar mais credibilidade para a empresa, pois o cliente consegue ler informações sobre o produto, cuidados necessários, diferentes produtos ou serviços que podem ajudar em seu problema, tirar dúvidas sobre como serviço de jardinagem preço ou adquirir um produto, até mesmo, ler a opinião de outros clientes sobre o negócio.
Com isso, sua empresa consegue aumentar as chances de vendas, obtendo um diferencial competitivo no mercado e fazendo com que sua marca fique consolidada na mente do cliente.
Por meio do ambiente digital também é possível melhorar o relacionamento da sua empresa com o consumidor, com estratégias segmentadas. Diante disso, vamos conferir dicas que ajudam no crescimento empresarial.
Dicas para crescer de forma exponencial no ambiente digital
Agora que você já conhece os motivos que tornam o investimento em marketing digital uma ação essencial para a empresa, vamos conhecer algumas dicas que podem ser aplicadas até mesmo na prática em sua clínica especializada em disfunção erétil, por exemplo ou em uma loja de produtos diversos para usar essa ferramenta a favor do crescimento do negócio, tornando-o exponencial.
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Entenda qual é o propósito da sua empresa
O propósito de sua empresa é o seu objetivo principal, ou seja, o motivo pelo qual sua empresa existe e quais dores, por exemplo, busca solucionar para os clientes.
Sem um propósito, a empresa perde o foco e não consegue direcionar suas ações de maneira estratégica.
Além disso, ter esse aspecto definido contribui para todos os processos da marca, desde o alinhamento com os colaboradores até a criação de propagandas que trarão atenção e identificação dos potenciais clientes.
Assim, somente por meio de objetivos definidos que a empresa consegue entender sua missão, sua visão, seus valores e, de fato, compreender quais estratégias que pode fazer para atrair o seu público no ambiente digital.
Pense no caso que citamos acima, a academia, o objetivo central pode ser promover saúde, trazer bem-estar ou tornar mais saudável a vida dos seus clientes. Assim, conteúdos de dicas e campanhas publicitárias deverão ser direcionadas a esses aspectos.
Já os objetivos de uma empresa B2B com material de laboratório comprar, pode produzir equipamentos com qualidade e segurança, sendo um destaque no mercado, e isso precisa estar claro em todos os processos, inclusive na planta fabril.
Para cada tipo de negócio, as produções e estratégias podem ser diferentes. Por isso, é essencial que sua empresa conheça bem quais são seus objetivos, para que as metas sejam estabelecidas de forma mais fácil e o desenvolvimento da marca se dê rumo a esse objetivo também – considerando suas especificidades.
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Invista em tecnologia para sua empresa
Se sua empresa, independentemente do setor, não deseja ficar para trás da concorrência, é essencial realizar um investimento em tecnologia.
Como é possível estar nas redes sociais ou até mesmo ter um site e não contar com ferramentas tecnológicas? É praticamente impossível!
Para isso, sua equipe de marketing pode estar aliada com as estratégias e habilidades de profissionais de tecnologia da informação.
Ou seja, diferentes setores precisam ser implementados com ferramentas e softwares, por exemplo, bem como é crucial contar com um setor especializado para dar o suporte e desenvolver a marca nesse sentido, visto que equipes de TI podem realizar ações como:
- Instalar chatbots para melhorar a interação com o cliente;
- Criar sites responsivos e adaptados a diferentes telas (cruciais na web);
- Desenvolver softwares que ajudem no gerenciamento empresarial;
- Orientar o empreendedor sobre manutenções e trocas de máquinas;
- Contribuir com tomadas de decisão;
- Instalar uma rede de segurança, para evitar ataques à rede da empresa.
Inclusive, cada vez mais as empresas trabalham na contratação de empresa de ar condicionado em campinas, que trabalha com máquinas automatizadas.
A automatização é uma ação tecnológica que ajuda na otimização do tempo da empresa e faz com que os processos ocorram de maneira mais assertiva.
Essas máquinas podem ser programadas, o que faz com que as atividades sejam planejadas e realizadas conforme planejado. Isso sem falar da possibilidade de redução de acidentes dentro do local de trabalho.
Ou seja, existem muitos benefícios que sua empresa ganha ao investir em tecnologia e, por isso, seu negócio pode não ficar para trás.
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Mensure resultados e verifique os indicadores de crescimento
Uma parte muito importante para quem trabalha com sites ou redes sociais é ter um momento para mensurar os resultados da sua empresa.
Seu negócio pode trabalhar com métricas, assim como com KPIs, que geralmente mostram de forma mais correta a realidade empresarial e permite tomar decisões e realizar ajustes em estratégias e campanhas.
Deste modo, a mensuração de resultados por meio de métricas permite que sua empresa verifique:
- Número de curtidas em um post;
- Quantos seguidores a empresa ganhou ou perdeu no dia;
- Número de compartilhamentos;
- Ligações recebidas ou direcionamentos por link por publicação;
- Número de acessos ao site.
Contudo, é importante ressaltar que em todos esses casos as métricas usadas devem estar alinhadas aos objetivos da marca como um todo, agindo como um parâmetro para melhorias na empresa e campanhas publicitárias.
Assim, no ambiente das vendas, o setor comercial pode verificar a quantidade de vendas de chapas de acm em curitiba, por exemplo, a partir do estoque disponível digital naquele dia e verificar quais ações podem ter estimulado um aumento, por exemplo.
Inclusive, é preciso ressaltar que quando falamos sobre KPIs, nos referimos a um tipo de métrica que atua como uma junção.
Por exemplo, a empresa deseja verificar em três meses, quantos seguidores ela ganhou, se nesse tempo foi possível aumentar a interação no chat ou direct e, até mesmo, se essas pessoas tornaram-se clientes (para identificar a taxa de conversão), assim compreendendo a real efetividade dessas ações.
O mais interessante é que por meio de um planejamento estratégico, a empresa, com suas particularidades, consegue definir quais são as métricas e KPIs que precisam ser analisadas dentro de seu ambiente digital e quais ações encaminham o empreendimento ao sucesso.
-
Conheça seus custos e as possibilidades de lucro
Uma empresa que deseja crescer de forma exponencial precisa superar barreiras e expandir o seu negócio aos poucos.
Por isso, é muito importante que sua empresa conheça quais são seus custos, oportunidades e desafios. Do mesmo modo, é preciso verificar a lucratividade para identificar os pontos que podem ser melhorados no decorrer da jornada.
Isso vale não somente para a área do marketing digital, mas para qualquer área que envolva a empresa.
Não dá para crescer sem ter conhecimento dos custos ou, até mesmo, sem cortar gastos que não são necessários e sem ter planejamento financeiro.
Por isso, se o seu despachante em sao jose ou se sua loja de roupas deseja ter um crescimento no mercado, não se esqueça de realizar um bom planejamento financeiro e alinhar os processos físicos com os espaços digitais, como o estoque.
-
Conte com uma equipe de qualidade
Por fim, nossa última dica de como fazer seu negócio no ambiente digital crescer exponencialmente, é contratar uma equipe qualificada para a realização do serviço.
Nos dias atuais, seu cliente tem contato com diversas marcas, serviços e está exposto a muita poluição visual e informações constantes.
Por isso, é fundamental que sua equipe seja qualificada para desenvolver um conteúdo que tenha qualidade, baseado em técnicas, em conhecimento do seu público-alvo, no desenvolvimento da persona e nas ferramentas que ajudarão na organização das ações.
Por exemplo, uma empresa de projeto eletrico comercial pode precisar aumentar a presença no ambiente digital e deseja ofertar cursos e consultorias online.
Para que isso ocorra, ela pode investir em uma equipe de marketing, que fará uma análise de como é o seu site, identificando se ele é responsivo, acessível, adaptado, interativo e criar um conteúdo que consiga atrair a atenção do cliente, respeitando as etapas do funil de vendas.
Sem essa qualificação da equipe, seu investimento será em vão e sem os resultados esperados para otimizar os fluxos e melhorar o desenvolvimento da marca como um todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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O mercado digital é uma realidade nas empresas, pois vive-se a era de uma revolução do ambiente online cada vez mais integrado.
Com isso, as pessoas buscam se informar por meio de sites e blogs, além de utilizarem as redes sociais como uma ferramenta de interação.
Como o público tem migrado para o ambiente digital, não somente para fazer pesquisas, mas também para investir em compras, é importante que as empresas se adaptem diante desse cenário, que se trata de um mercado em ascensão.
Contudo, erroneamente, muitas empresas acreditam que basta criar um site ou uma rede social para garantir um bom número de clientes, cliques, compartilhamento, engajamento e, até mesmo, conversões em vendas.
No entanto, para que isso ocorra com qualidade, é fundamental contar com estratégia, planejamento e profissionais que conheçam as técnicas diversas de marketing, inclusive o inbound marketing (ou marketing de atração), visto que manter e atrair clientes é parte crucial de qualquer negócio.
Além disso, a empresa não pode almejar um crescimento veloz sem estar preparada para esses desafios e oportunidades que vem com isso.
Desse modo, ao pensar no crescimento exponencial, em que as oportunidades se “multiplicam”, ele precisa ser – de fato – de qualidades e conversões, não se embasando em métricas de vaidade, que pouco refletem a realidade da empresa no ambiente empresarial.
Como esse é um ambiente bastante complexo, neste artigo, você entenderá como é possível crescer de maneira exponencial em um mercado digital. Não deixe de conferir mais informações a seguir!
Por que investir em um mercado digital?
Cada vez mais, as empresas na área digital têm crescido e conquistando novos públicos. Não é à toa que o setor de e-commerce tem apresentado bons resultados para os investidores, assim como para os negócios, ampliando as oportunidades.
Mas, afinal, por que é tão importante investir em um mercado digital?
Nos dias atuais, se o cliente quiser saber sobre uma “emergência veterinária 24 horas”, ele tem a opção de ligar no veterinário, porém é mais provável que ele faça essa pesquisa em uma ferramenta de busca digital, visto que consegue ter essa informação e outros dados complementares, tendo até variações conforme tipos de clínicas e lojas.
Isso quer dizer que as empresas que não estão no ambiente digital correm um grande risco de não conseguirem obter o seu espaço e destaque diante dos clientes.
Diante disso, a primeira grande vantagem em investir no mercado digital é ter a chance de aumentar a visibilidade de sua marca.
Além disso, o ambiente digital pode dar mais credibilidade para a empresa, pois o cliente consegue ler informações sobre o produto, cuidados necessários, diferentes produtos ou serviços que podem ajudar em seu problema, tirar dúvidas sobre como serviço de jardinagem preço ou adquirir um produto, até mesmo, ler a opinião de outros clientes sobre o negócio.
Com isso, sua empresa consegue aumentar as chances de vendas, obtendo um diferencial competitivo no mercado e fazendo com que sua marca fique consolidada na mente do cliente.
Por meio do ambiente digital também é possível melhorar o relacionamento da sua empresa com o consumidor, com estratégias segmentadas. Diante disso, vamos conferir dicas que ajudam no crescimento empresarial.
Dicas para crescer de forma exponencial no ambiente digital
Agora que você já conhece os motivos que tornam o investimento em marketing digital uma ação essencial para a empresa, vamos conhecer algumas dicas que podem ser aplicadas até mesmo na prática em sua clínica especializada em disfunção erétil, por exemplo ou em uma loja de produtos diversos para usar essa ferramenta a favor do crescimento do negócio, tornando-o exponencial.
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Entenda qual é o propósito da sua empresa
O propósito de sua empresa é o seu objetivo principal, ou seja, o motivo pelo qual sua empresa existe e quais dores, por exemplo, busca solucionar para os clientes.
Sem um propósito, a empresa perde o foco e não consegue direcionar suas ações de maneira estratégica.
Além disso, ter esse aspecto definido contribui para todos os processos da marca, desde o alinhamento com os colaboradores até a criação de propagandas que trarão atenção e identificação dos potenciais clientes.
Assim, somente por meio de objetivos definidos que a empresa consegue entender sua missão, sua visão, seus valores e, de fato, compreender quais estratégias que pode fazer para atrair o seu público no ambiente digital.
Pense no caso que citamos acima, a academia, o objetivo central pode ser promover saúde, trazer bem-estar ou tornar mais saudável a vida dos seus clientes. Assim, conteúdos de dicas e campanhas publicitárias deverão ser direcionadas a esses aspectos.
Já os objetivos de uma empresa B2B com material de laboratório comprar, pode produzir equipamentos com qualidade e segurança, sendo um destaque no mercado, e isso precisa estar claro em todos os processos, inclusive na planta fabril.
Para cada tipo de negócio, as produções e estratégias podem ser diferentes. Por isso, é essencial que sua empresa conheça bem quais são seus objetivos, para que as metas sejam estabelecidas de forma mais fácil e o desenvolvimento da marca se dê rumo a esse objetivo também – considerando suas especificidades.
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Invista em tecnologia para sua empresa
Se sua empresa, independentemente do setor, não deseja ficar para trás da concorrência, é essencial realizar um investimento em tecnologia.
Como é possível estar nas redes sociais ou até mesmo ter um site e não contar com ferramentas tecnológicas? É praticamente impossível!
Para isso, sua equipe de marketing pode estar aliada com as estratégias e habilidades de profissionais de tecnologia da informação.
Ou seja, diferentes setores precisam ser implementados com ferramentas e softwares, por exemplo, bem como é crucial contar com um setor especializado para dar o suporte e desenvolver a marca nesse sentido, visto que equipes de TI podem realizar ações como:
- Instalar chatbots para melhorar a interação com o cliente;
- Criar sites responsivos e adaptados a diferentes telas (cruciais na web);
- Desenvolver softwares que ajudem no gerenciamento empresarial;
- Orientar o empreendedor sobre manutenções e trocas de máquinas;
- Contribuir com tomadas de decisão;
- Instalar uma rede de segurança, para evitar ataques à rede da empresa.
Inclusive, cada vez mais as empresas trabalham na contratação de empresa de ar condicionado em campinas, que trabalha com máquinas automatizadas.
A automatização é uma ação tecnológica que ajuda na otimização do tempo da empresa e faz com que os processos ocorram de maneira mais assertiva.
Essas máquinas podem ser programadas, o que faz com que as atividades sejam planejadas e realizadas conforme planejado. Isso sem falar da possibilidade de redução de acidentes dentro do local de trabalho.
Ou seja, existem muitos benefícios que sua empresa ganha ao investir em tecnologia e, por isso, seu negócio pode não ficar para trás.
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Mensure resultados e verifique os indicadores de crescimento
Uma parte muito importante para quem trabalha com sites ou redes sociais é ter um momento para mensurar os resultados da sua empresa.
Seu negócio pode trabalhar com métricas, assim como com KPIs, que geralmente mostram de forma mais correta a realidade empresarial e permite tomar decisões e realizar ajustes em estratégias e campanhas.
Deste modo, a mensuração de resultados por meio de métricas permite que sua empresa verifique:
- Número de curtidas em um post;
- Quantos seguidores a empresa ganhou ou perdeu no dia;
- Número de compartilhamentos;
- Ligações recebidas ou direcionamentos por link por publicação;
- Número de acessos ao site.
Contudo, é importante ressaltar que em todos esses casos as métricas usadas devem estar alinhadas aos objetivos da marca como um todo, agindo como um parâmetro para melhorias na empresa e campanhas publicitárias.
Assim, no ambiente das vendas, o setor comercial pode verificar a quantidade de vendas de chapas de acm em curitiba, por exemplo, a partir do estoque disponível digital naquele dia e verificar quais ações podem ter estimulado um aumento, por exemplo.
Inclusive, é preciso ressaltar que quando falamos sobre KPIs, nos referimos a um tipo de métrica que atua como uma junção.
Por exemplo, a empresa deseja verificar em três meses, quantos seguidores ela ganhou, se nesse tempo foi possível aumentar a interação no chat ou direct e, até mesmo, se essas pessoas tornaram-se clientes (para identificar a taxa de conversão), assim compreendendo a real efetividade dessas ações.
O mais interessante é que por meio de um planejamento estratégico, a empresa, com suas particularidades, consegue definir quais são as métricas e KPIs que precisam ser analisadas dentro de seu ambiente digital e quais ações encaminham o empreendimento ao sucesso.
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Conheça seus custos e as possibilidades de lucro
Uma empresa que deseja crescer de forma exponencial precisa superar barreiras e expandir o seu negócio aos poucos.
Por isso, é muito importante que sua empresa conheça quais são seus custos, oportunidades e desafios. Do mesmo modo, é preciso verificar a lucratividade para identificar os pontos que podem ser melhorados no decorrer da jornada.
Isso vale não somente para a área do marketing digital, mas para qualquer área que envolva a empresa.
Não dá para crescer sem ter conhecimento dos custos ou, até mesmo, sem cortar gastos que não são necessários e sem ter planejamento financeiro.
Por isso, se o seu despachante em sao jose ou se sua loja de roupas deseja ter um crescimento no mercado, não se esqueça de realizar um bom planejamento financeiro e alinhar os processos físicos com os espaços digitais, como o estoque.
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Conte com uma equipe de qualidade
Por fim, nossa última dica de como fazer seu negócio no ambiente digital crescer exponencialmente, é contratar uma equipe qualificada para a realização do serviço.
Nos dias atuais, seu cliente tem contato com diversas marcas, serviços e está exposto a muita poluição visual e informações constantes.
Por isso, é fundamental que sua equipe seja qualificada para desenvolver um conteúdo que tenha qualidade, baseado em técnicas, em conhecimento do seu público-alvo, no desenvolvimento da persona e nas ferramentas que ajudarão na organização das ações.
Por exemplo, uma empresa de projeto eletrico comercial pode precisar aumentar a presença no ambiente digital e deseja ofertar cursos e consultorias online.
Para que isso ocorra, ela pode investir em uma equipe de marketing, que fará uma análise de como é o seu site, identificando se ele é responsivo, acessível, adaptado, interativo e criar um conteúdo que consiga atrair a atenção do cliente, respeitando as etapas do funil de vendas.
Sem essa qualificação da equipe, seu investimento será em vão e sem os resultados esperados para otimizar os fluxos e melhorar o desenvolvimento da marca como um todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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O mercado digital é uma realidade nas empresas, pois vive-se a era de uma revolução do ambiente online cada vez mais integrado.
Com isso, as pessoas buscam se informar por meio de sites e blogs, além de utilizarem as redes sociais como uma ferramenta de interação.
Como o público tem migrado para o ambiente digital, não somente para fazer pesquisas, mas também para investir em compras, é importante que as empresas se adaptem diante desse cenário, que se trata de um mercado em ascensão.
Contudo, erroneamente, muitas empresas acreditam que basta criar um site ou uma rede social para garantir um bom número de clientes, cliques, compartilhamento, engajamento e, até mesmo, conversões em vendas.
No entanto, para que isso ocorra com qualidade, é fundamental contar com estratégia, planejamento e profissionais que conheçam as técnicas diversas de marketing, inclusive o inbound marketing (ou marketing de atração), visto que manter e atrair clientes é parte crucial de qualquer negócio.
Além disso, a empresa não pode almejar um crescimento veloz sem estar preparada para esses desafios e oportunidades que vem com isso.
Desse modo, ao pensar no crescimento exponencial, em que as oportunidades se “multiplicam”, ele precisa ser – de fato – de qualidades e conversões, não se embasando em métricas de vaidade, que pouco refletem a realidade da empresa no ambiente empresarial.
Como esse é um ambiente bastante complexo, neste artigo, você entenderá como é possível crescer de maneira exponencial em um mercado digital. Não deixe de conferir mais informações a seguir!
Por que investir em um mercado digital?
Cada vez mais, as empresas na área digital têm crescido e conquistando novos públicos. Não é à toa que o setor de e-commerce tem apresentado bons resultados para os investidores, assim como para os negócios, ampliando as oportunidades.
Mas, afinal, por que é tão importante investir em um mercado digital?
Nos dias atuais, se o cliente quiser saber sobre uma “emergência veterinária 24 horas”, ele tem a opção de ligar no veterinário, porém é mais provável que ele faça essa pesquisa em uma ferramenta de busca digital, visto que consegue ter essa informação e outros dados complementares, tendo até variações conforme tipos de clínicas e lojas.
Isso quer dizer que as empresas que não estão no ambiente digital correm um grande risco de não conseguirem obter o seu espaço e destaque diante dos clientes.
Diante disso, a primeira grande vantagem em investir no mercado digital é ter a chance de aumentar a visibilidade de sua marca.
Além disso, o ambiente digital pode dar mais credibilidade para a empresa, pois o cliente consegue ler informações sobre o produto, cuidados necessários, diferentes produtos ou serviços que podem ajudar em seu problema, tirar dúvidas sobre como serviço de jardinagem preço ou adquirir um produto, até mesmo, ler a opinião de outros clientes sobre o negócio.
Com isso, sua empresa consegue aumentar as chances de vendas, obtendo um diferencial competitivo no mercado e fazendo com que sua marca fique consolidada na mente do cliente.
Por meio do ambiente digital também é possível melhorar o relacionamento da sua empresa com o consumidor, com estratégias segmentadas. Diante disso, vamos conferir dicas que ajudam no crescimento empresarial.
Dicas para crescer de forma exponencial no ambiente digital
Agora que você já conhece os motivos que tornam o investimento em marketing digital uma ação essencial para a empresa, vamos conhecer algumas dicas que podem ser aplicadas até mesmo na prática em sua clínica especializada em disfunção erétil, por exemplo ou em uma loja de produtos diversos para usar essa ferramenta a favor do crescimento do negócio, tornando-o exponencial.
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Entenda qual é o propósito da sua empresa
O propósito de sua empresa é o seu objetivo principal, ou seja, o motivo pelo qual sua empresa existe e quais dores, por exemplo, busca solucionar para os clientes.
Sem um propósito, a empresa perde o foco e não consegue direcionar suas ações de maneira estratégica.
Além disso, ter esse aspecto definido contribui para todos os processos da marca, desde o alinhamento com os colaboradores até a criação de propagandas que trarão atenção e identificação dos potenciais clientes.
Assim, somente por meio de objetivos definidos que a empresa consegue entender sua missão, sua visão, seus valores e, de fato, compreender quais estratégias que pode fazer para atrair o seu público no ambiente digital.
Pense no caso que citamos acima, a academia, o objetivo central pode ser promover saúde, trazer bem-estar ou tornar mais saudável a vida dos seus clientes. Assim, conteúdos de dicas e campanhas publicitárias deverão ser direcionadas a esses aspectos.
Já os objetivos de uma empresa B2B com material de laboratório comprar, pode produzir equipamentos com qualidade e segurança, sendo um destaque no mercado, e isso precisa estar claro em todos os processos, inclusive na planta fabril.
Para cada tipo de negócio, as produções e estratégias podem ser diferentes. Por isso, é essencial que sua empresa conheça bem quais são seus objetivos, para que as metas sejam estabelecidas de forma mais fácil e o desenvolvimento da marca se dê rumo a esse objetivo também – considerando suas especificidades.
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Invista em tecnologia para sua empresa
Se sua empresa, independentemente do setor, não deseja ficar para trás da concorrência, é essencial realizar um investimento em tecnologia.
Como é possível estar nas redes sociais ou até mesmo ter um site e não contar com ferramentas tecnológicas? É praticamente impossível!
Para isso, sua equipe de marketing pode estar aliada com as estratégias e habilidades de profissionais de tecnologia da informação.
Ou seja, diferentes setores precisam ser implementados com ferramentas e softwares, por exemplo, bem como é crucial contar com um setor especializado para dar o suporte e desenvolver a marca nesse sentido, visto que equipes de TI podem realizar ações como:
- Instalar chatbots para melhorar a interação com o cliente;
- Criar sites responsivos e adaptados a diferentes telas (cruciais na web);
- Desenvolver softwares que ajudem no gerenciamento empresarial;
- Orientar o empreendedor sobre manutenções e trocas de máquinas;
- Contribuir com tomadas de decisão;
- Instalar uma rede de segurança, para evitar ataques à rede da empresa.
Inclusive, cada vez mais as empresas trabalham na contratação de empresa de ar condicionado em campinas, que trabalha com máquinas automatizadas.
A automatização é uma ação tecnológica que ajuda na otimização do tempo da empresa e faz com que os processos ocorram de maneira mais assertiva.
Essas máquinas podem ser programadas, o que faz com que as atividades sejam planejadas e realizadas conforme planejado. Isso sem falar da possibilidade de redução de acidentes dentro do local de trabalho.
Ou seja, existem muitos benefícios que sua empresa ganha ao investir em tecnologia e, por isso, seu negócio pode não ficar para trás.
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Mensure resultados e verifique os indicadores de crescimento
Uma parte muito importante para quem trabalha com sites ou redes sociais é ter um momento para mensurar os resultados da sua empresa.
Seu negócio pode trabalhar com métricas, assim como com KPIs, que geralmente mostram de forma mais correta a realidade empresarial e permite tomar decisões e realizar ajustes em estratégias e campanhas.
Deste modo, a mensuração de resultados por meio de métricas permite que sua empresa verifique:
- Número de curtidas em um post;
- Quantos seguidores a empresa ganhou ou perdeu no dia;
- Número de compartilhamentos;
- Ligações recebidas ou direcionamentos por link por publicação;
- Número de acessos ao site.
Contudo, é importante ressaltar que em todos esses casos as métricas usadas devem estar alinhadas aos objetivos da marca como um todo, agindo como um parâmetro para melhorias na empresa e campanhas publicitárias.
Assim, no ambiente das vendas, o setor comercial pode verificar a quantidade de vendas de chapas de acm em curitiba, por exemplo, a partir do estoque disponível digital naquele dia e verificar quais ações podem ter estimulado um aumento, por exemplo.
Inclusive, é preciso ressaltar que quando falamos sobre KPIs, nos referimos a um tipo de métrica que atua como uma junção.
Por exemplo, a empresa deseja verificar em três meses, quantos seguidores ela ganhou, se nesse tempo foi possível aumentar a interação no chat ou direct e, até mesmo, se essas pessoas tornaram-se clientes (para identificar a taxa de conversão), assim compreendendo a real efetividade dessas ações.
O mais interessante é que por meio de um planejamento estratégico, a empresa, com suas particularidades, consegue definir quais são as métricas e KPIs que precisam ser analisadas dentro de seu ambiente digital e quais ações encaminham o empreendimento ao sucesso.
-
Conheça seus custos e as possibilidades de lucro
Uma empresa que deseja crescer de forma exponencial precisa superar barreiras e expandir o seu negócio aos poucos.
Por isso, é muito importante que sua empresa conheça quais são seus custos, oportunidades e desafios. Do mesmo modo, é preciso verificar a lucratividade para identificar os pontos que podem ser melhorados no decorrer da jornada.
Isso vale não somente para a área do marketing digital, mas para qualquer área que envolva a empresa.
Não dá para crescer sem ter conhecimento dos custos ou, até mesmo, sem cortar gastos que não são necessários e sem ter planejamento financeiro.
Por isso, se o seu despachante em sao jose ou se sua loja de roupas deseja ter um crescimento no mercado, não se esqueça de realizar um bom planejamento financeiro e alinhar os processos físicos com os espaços digitais, como o estoque.
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Conte com uma equipe de qualidade
Por fim, nossa última dica de como fazer seu negócio no ambiente digital crescer exponencialmente, é contratar uma equipe qualificada para a realização do serviço.
Nos dias atuais, seu cliente tem contato com diversas marcas, serviços e está exposto a muita poluição visual e informações constantes.
Por isso, é fundamental que sua equipe seja qualificada para desenvolver um conteúdo que tenha qualidade, baseado em técnicas, em conhecimento do seu público-alvo, no desenvolvimento da persona e nas ferramentas que ajudarão na organização das ações.
Por exemplo, uma empresa de projeto eletrico comercial pode precisar aumentar a presença no ambiente digital e deseja ofertar cursos e consultorias online.
Para que isso ocorra, ela pode investir em uma equipe de marketing, que fará uma análise de como é o seu site, identificando se ele é responsivo, acessível, adaptado, interativo e criar um conteúdo que consiga atrair a atenção do cliente, respeitando as etapas do funil de vendas.
Sem essa qualificação da equipe, seu investimento será em vão e sem os resultados esperados para otimizar os fluxos e melhorar o desenvolvimento da marca como um todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Entre em contato e saiba mais:
Tel: 2503-3919 | Cel: 11 95190-6878 | E-mail: [email protected]
O mercado digital é uma realidade nas empresas, pois vive-se a era de uma revolução do ambiente online cada vez mais integrado.
Com isso, as pessoas buscam se informar por meio de sites e blogs, além de utilizarem as redes sociais como uma ferramenta de interação.
Como o público tem migrado para o ambiente digital, não somente para fazer pesquisas, mas também para investir em compras, é importante que as empresas se adaptem diante desse cenário, que se trata de um mercado em ascensão.
Contudo, erroneamente, muitas empresas acreditam que basta criar um site ou uma rede social para garantir um bom número de clientes, cliques, compartilhamento, engajamento e, até mesmo, conversões em vendas.
No entanto, para que isso ocorra com qualidade, é fundamental contar com estratégia, planejamento e profissionais que conheçam as técnicas diversas de marketing, inclusive o inbound marketing (ou marketing de atração), visto que manter e atrair clientes é parte crucial de qualquer negócio.
Além disso, a empresa não pode almejar um crescimento veloz sem estar preparada para esses desafios e oportunidades que vem com isso.
Desse modo, ao pensar no crescimento exponencial, em que as oportunidades se “multiplicam”, ele precisa ser – de fato – de qualidades e conversões, não se embasando em métricas de vaidade, que pouco refletem a realidade da empresa no ambiente empresarial.
Como esse é um ambiente bastante complexo, neste artigo, você entenderá como é possível crescer de maneira exponencial em um mercado digital. Não deixe de conferir mais informações a seguir!
Por que investir em um mercado digital?
Cada vez mais, as empresas na área digital têm crescido e conquistando novos públicos. Não é à toa que o setor de e-commerce tem apresentado bons resultados para os investidores, assim como para os negócios, ampliando as oportunidades.
Mas, afinal, por que é tão importante investir em um mercado digital?
Nos dias atuais, se o cliente quiser saber sobre uma “emergência veterinária 24 horas”, ele tem a opção de ligar no veterinário, porém é mais provável que ele faça essa pesquisa em uma ferramenta de busca digital, visto que consegue ter essa informação e outros dados complementares, tendo até variações conforme tipos de clínicas e lojas.
Isso quer dizer que as empresas que não estão no ambiente digital correm um grande risco de não conseguirem obter o seu espaço e destaque diante dos clientes.
Diante disso, a primeira grande vantagem em investir no mercado digital é ter a chance de aumentar a visibilidade de sua marca.
Além disso, o ambiente digital pode dar mais credibilidade para a empresa, pois o cliente consegue ler informações sobre o produto, cuidados necessários, diferentes produtos ou serviços que podem ajudar em seu problema, tirar dúvidas sobre como serviço de jardinagem preço ou adquirir um produto, até mesmo, ler a opinião de outros clientes sobre o negócio.
Com isso, sua empresa consegue aumentar as chances de vendas, obtendo um diferencial competitivo no mercado e fazendo com que sua marca fique consolidada na mente do cliente.
Por meio do ambiente digital também é possível melhorar o relacionamento da sua empresa com o consumidor, com estratégias segmentadas. Diante disso, vamos conferir dicas que ajudam no crescimento empresarial.
Dicas para crescer de forma exponencial no ambiente digital
Agora que você já conhece os motivos que tornam o investimento em marketing digital uma ação essencial para a empresa, vamos conhecer algumas dicas que podem ser aplicadas até mesmo na prática em sua clínica especializada em disfunção erétil, por exemplo ou em uma loja de produtos diversos para usar essa ferramenta a favor do crescimento do negócio, tornando-o exponencial.
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Entenda qual é o propósito da sua empresa
O propósito de sua empresa é o seu objetivo principal, ou seja, o motivo pelo qual sua empresa existe e quais dores, por exemplo, busca solucionar para os clientes.
Sem um propósito, a empresa perde o foco e não consegue direcionar suas ações de maneira estratégica.
Além disso, ter esse aspecto definido contribui para todos os processos da marca, desde o alinhamento com os colaboradores até a criação de propagandas que trarão atenção e identificação dos potenciais clientes.
Assim, somente por meio de objetivos definidos que a empresa consegue entender sua missão, sua visão, seus valores e, de fato, compreender quais estratégias que pode fazer para atrair o seu público no ambiente digital.
Pense no caso que citamos acima, a academia, o objetivo central pode ser promover saúde, trazer bem-estar ou tornar mais saudável a vida dos seus clientes. Assim, conteúdos de dicas e campanhas publicitárias deverão ser direcionadas a esses aspectos.
Já os objetivos de uma empresa B2B com material de laboratório comprar, pode produzir equipamentos com qualidade e segurança, sendo um destaque no mercado, e isso precisa estar claro em todos os processos, inclusive na planta fabril.
Para cada tipo de negócio, as produções e estratégias podem ser diferentes. Por isso, é essencial que sua empresa conheça bem quais são seus objetivos, para que as metas sejam estabelecidas de forma mais fácil e o desenvolvimento da marca se dê rumo a esse objetivo também – considerando suas especificidades.
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Invista em tecnologia para sua empresa
Se sua empresa, independentemente do setor, não deseja ficar para trás da concorrência, é essencial realizar um investimento em tecnologia.
Como é possível estar nas redes sociais ou até mesmo ter um site e não contar com ferramentas tecnológicas? É praticamente impossível!
Para isso, sua equipe de marketing pode estar aliada com as estratégias e habilidades de profissionais de tecnologia da informação.
Ou seja, diferentes setores precisam ser implementados com ferramentas e softwares, por exemplo, bem como é crucial contar com um setor especializado para dar o suporte e desenvolver a marca nesse sentido, visto que equipes de TI podem realizar ações como:
- Instalar chatbots para melhorar a interação com o cliente;
- Criar sites responsivos e adaptados a diferentes telas (cruciais na web);
- Desenvolver softwares que ajudem no gerenciamento empresarial;
- Orientar o empreendedor sobre manutenções e trocas de máquinas;
- Contribuir com tomadas de decisão;
- Instalar uma rede de segurança, para evitar ataques à rede da empresa.
Inclusive, cada vez mais as empresas trabalham na contratação de empresa de ar condicionado em campinas, que trabalha com máquinas automatizadas.
A automatização é uma ação tecnológica que ajuda na otimização do tempo da empresa e faz com que os processos ocorram de maneira mais assertiva.
Essas máquinas podem ser programadas, o que faz com que as atividades sejam planejadas e realizadas conforme planejado. Isso sem falar da possibilidade de redução de acidentes dentro do local de trabalho.
Ou seja, existem muitos benefícios que sua empresa ganha ao investir em tecnologia e, por isso, seu negócio pode não ficar para trás.
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Mensure resultados e verifique os indicadores de crescimento
Uma parte muito importante para quem trabalha com sites ou redes sociais é ter um momento para mensurar os resultados da sua empresa.
Seu negócio pode trabalhar com métricas, assim como com KPIs, que geralmente mostram de forma mais correta a realidade empresarial e permite tomar decisões e realizar ajustes em estratégias e campanhas.
Deste modo, a mensuração de resultados por meio de métricas permite que sua empresa verifique:
- Número de curtidas em um post;
- Quantos seguidores a empresa ganhou ou perdeu no dia;
- Número de compartilhamentos;
- Ligações recebidas ou direcionamentos por link por publicação;
- Número de acessos ao site.
Contudo, é importante ressaltar que em todos esses casos as métricas usadas devem estar alinhadas aos objetivos da marca como um todo, agindo como um parâmetro para melhorias na empresa e campanhas publicitárias.
Assim, no ambiente das vendas, o setor comercial pode verificar a quantidade de vendas de chapas de acm em curitiba, por exemplo, a partir do estoque disponível digital naquele dia e verificar quais ações podem ter estimulado um aumento, por exemplo.
Inclusive, é preciso ressaltar que quando falamos sobre KPIs, nos referimos a um tipo de métrica que atua como uma junção.
Por exemplo, a empresa deseja verificar em três meses, quantos seguidores ela ganhou, se nesse tempo foi possível aumentar a interação no chat ou direct e, até mesmo, se essas pessoas tornaram-se clientes (para identificar a taxa de conversão), assim compreendendo a real efetividade dessas ações.
O mais interessante é que por meio de um planejamento estratégico, a empresa, com suas particularidades, consegue definir quais são as métricas e KPIs que precisam ser analisadas dentro de seu ambiente digital e quais ações encaminham o empreendimento ao sucesso.
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Conheça seus custos e as possibilidades de lucro
Uma empresa que deseja crescer de forma exponencial precisa superar barreiras e expandir o seu negócio aos poucos.
Por isso, é muito importante que sua empresa conheça quais são seus custos, oportunidades e desafios. Do mesmo modo, é preciso verificar a lucratividade para identificar os pontos que podem ser melhorados no decorrer da jornada.
Isso vale não somente para a área do marketing digital, mas para qualquer área que envolva a empresa.
Não dá para crescer sem ter conhecimento dos custos ou, até mesmo, sem cortar gastos que não são necessários e sem ter planejamento financeiro.
Por isso, se o seu despachante em sao jose ou se sua loja de roupas deseja ter um crescimento no mercado, não se esqueça de realizar um bom planejamento financeiro e alinhar os processos físicos com os espaços digitais, como o estoque.
-
Conte com uma equipe de qualidade
Por fim, nossa última dica de como fazer seu negócio no ambiente digital crescer exponencialmente, é contratar uma equipe qualificada para a realização do serviço.
Nos dias atuais, seu cliente tem contato com diversas marcas, serviços e está exposto a muita poluição visual e informações constantes.
Por isso, é fundamental que sua equipe seja qualificada para desenvolver um conteúdo que tenha qualidade, baseado em técnicas, em conhecimento do seu público-alvo, no desenvolvimento da persona e nas ferramentas que ajudarão na organização das ações.
Por exemplo, uma empresa de projeto eletrico comercial pode precisar aumentar a presença no ambiente digital e deseja ofertar cursos e consultorias online.
Para que isso ocorra, ela pode investir em uma equipe de marketing, que fará uma análise de como é o seu site, identificando se ele é responsivo, acessível, adaptado, interativo e criar um conteúdo que consiga atrair a atenção do cliente, respeitando as etapas do funil de vendas.
Sem essa qualificação da equipe, seu investimento será em vão e sem os resultados esperados para otimizar os fluxos e melhorar o desenvolvimento da marca como um todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
Entre em contato e saiba mais:
Tel: 2503-3919 | Cel: 11 95190-6878 | E-mail: [email protected]
O mercado digital é uma realidade nas empresas, pois vive-se a era de uma revolução do ambiente online cada vez mais integrado.
Com isso, as pessoas buscam se informar por meio de sites e blogs, além de utilizarem as redes sociais como uma ferramenta de interação.
Como o público tem migrado para o ambiente digital, não somente para fazer pesquisas, mas também para investir em compras, é importante que as empresas se adaptem diante desse cenário, que se trata de um mercado em ascensão.
Contudo, erroneamente, muitas empresas acreditam que basta criar um site ou uma rede social para garantir um bom número de clientes, cliques, compartilhamento, engajamento e, até mesmo, conversões em vendas.
No entanto, para que isso ocorra com qualidade, é fundamental contar com estratégia, planejamento e profissionais que conheçam as técnicas diversas de marketing, inclusive o inbound marketing (ou marketing de atração), visto que manter e atrair clientes é parte crucial de qualquer negócio.
Além disso, a empresa não pode almejar um crescimento veloz sem estar preparada para esses desafios e oportunidades que vem com isso.
Desse modo, ao pensar no crescimento exponencial, em que as oportunidades se “multiplicam”, ele precisa ser – de fato – de qualidades e conversões, não se embasando em métricas de vaidade, que pouco refletem a realidade da empresa no ambiente empresarial.
Como esse é um ambiente bastante complexo, neste artigo, você entenderá como é possível crescer de maneira exponencial em um mercado digital. Não deixe de conferir mais informações a seguir!
Por que investir em um mercado digital?
Cada vez mais, as empresas na área digital têm crescido e conquistando novos públicos. Não é à toa que o setor de e-commerce tem apresentado bons resultados para os investidores, assim como para os negócios, ampliando as oportunidades.
Mas, afinal, por que é tão importante investir em um mercado digital?
Nos dias atuais, se o cliente quiser saber sobre uma “emergência veterinária 24 horas”, ele tem a opção de ligar no veterinário, porém é mais provável que ele faça essa pesquisa em uma ferramenta de busca digital, visto que consegue ter essa informação e outros dados complementares, tendo até variações conforme tipos de clínicas e lojas.
Isso quer dizer que as empresas que não estão no ambiente digital correm um grande risco de não conseguirem obter o seu espaço e destaque diante dos clientes.
Diante disso, a primeira grande vantagem em investir no mercado digital é ter a chance de aumentar a visibilidade de sua marca.
Além disso, o ambiente digital pode dar mais credibilidade para a empresa, pois o cliente consegue ler informações sobre o produto, cuidados necessários, diferentes produtos ou serviços que podem ajudar em seu problema, tirar dúvidas sobre como serviço de jardinagem preço ou adquirir um produto, até mesmo, ler a opinião de outros clientes sobre o negócio.
Com isso, sua empresa consegue aumentar as chances de vendas, obtendo um diferencial competitivo no mercado e fazendo com que sua marca fique consolidada na mente do cliente.
Por meio do ambiente digital também é possível melhorar o relacionamento da sua empresa com o consumidor, com estratégias segmentadas. Diante disso, vamos conferir dicas que ajudam no crescimento empresarial.
Dicas para crescer de forma exponencial no ambiente digital
Agora que você já conhece os motivos que tornam o investimento em marketing digital uma ação essencial para a empresa, vamos conhecer algumas dicas que podem ser aplicadas até mesmo na prática em sua clínica especializada em disfunção erétil, por exemplo ou em uma loja de produtos diversos para usar essa ferramenta a favor do crescimento do negócio, tornando-o exponencial.
-
Entenda qual é o propósito da sua empresa
O propósito de sua empresa é o seu objetivo principal, ou seja, o motivo pelo qual sua empresa existe e quais dores, por exemplo, busca solucionar para os clientes.
Sem um propósito, a empresa perde o foco e não consegue direcionar suas ações de maneira estratégica.
Além disso, ter esse aspecto definido contribui para todos os processos da marca, desde o alinhamento com os colaboradores até a criação de propagandas que trarão atenção e identificação dos potenciais clientes.
Assim, somente por meio de objetivos definidos que a empresa consegue entender sua missão, sua visão, seus valores e, de fato, compreender quais estratégias que pode fazer para atrair o seu público no ambiente digital.
Pense no caso que citamos acima, a academia, o objetivo central pode ser promover saúde, trazer bem-estar ou tornar mais saudável a vida dos seus clientes. Assim, conteúdos de dicas e campanhas publicitárias deverão ser direcionadas a esses aspectos.
Já os objetivos de uma empresa B2B com material de laboratório comprar, pode produzir equipamentos com qualidade e segurança, sendo um destaque no mercado, e isso precisa estar claro em todos os processos, inclusive na planta fabril.
Para cada tipo de negócio, as produções e estratégias podem ser diferentes. Por isso, é essencial que sua empresa conheça bem quais são seus objetivos, para que as metas sejam estabelecidas de forma mais fácil e o desenvolvimento da marca se dê rumo a esse objetivo também – considerando suas especificidades.
-
Invista em tecnologia para sua empresa
Se sua empresa, independentemente do setor, não deseja ficar para trás da concorrência, é essencial realizar um investimento em tecnologia.
Como é possível estar nas redes sociais ou até mesmo ter um site e não contar com ferramentas tecnológicas? É praticamente impossível!
Para isso, sua equipe de marketing pode estar aliada com as estratégias e habilidades de profissionais de tecnologia da informação.
Ou seja, diferentes setores precisam ser implementados com ferramentas e softwares, por exemplo, bem como é crucial contar com um setor especializado para dar o suporte e desenvolver a marca nesse sentido, visto que equipes de TI podem realizar ações como:
- Instalar chatbots para melhorar a interação com o cliente;
- Criar sites responsivos e adaptados a diferentes telas (cruciais na web);
- Desenvolver softwares que ajudem no gerenciamento empresarial;
- Orientar o empreendedor sobre manutenções e trocas de máquinas;
- Contribuir com tomadas de decisão;
- Instalar uma rede de segurança, para evitar ataques à rede da empresa.
Inclusive, cada vez mais as empresas trabalham na contratação de empresa de ar condicionado em campinas, que trabalha com máquinas automatizadas.
A automatização é uma ação tecnológica que ajuda na otimização do tempo da empresa e faz com que os processos ocorram de maneira mais assertiva.
Essas máquinas podem ser programadas, o que faz com que as atividades sejam planejadas e realizadas conforme planejado. Isso sem falar da possibilidade de redução de acidentes dentro do local de trabalho.
Ou seja, existem muitos benefícios que sua empresa ganha ao investir em tecnologia e, por isso, seu negócio pode não ficar para trás.
-
Mensure resultados e verifique os indicadores de crescimento
Uma parte muito importante para quem trabalha com sites ou redes sociais é ter um momento para mensurar os resultados da sua empresa.
Seu negócio pode trabalhar com métricas, assim como com KPIs, que geralmente mostram de forma mais correta a realidade empresarial e permite tomar decisões e realizar ajustes em estratégias e campanhas.
Deste modo, a mensuração de resultados por meio de métricas permite que sua empresa verifique:
- Número de curtidas em um post;
- Quantos seguidores a empresa ganhou ou perdeu no dia;
- Número de compartilhamentos;
- Ligações recebidas ou direcionamentos por link por publicação;
- Número de acessos ao site.
Contudo, é importante ressaltar que em todos esses casos as métricas usadas devem estar alinhadas aos objetivos da marca como um todo, agindo como um parâmetro para melhorias na empresa e campanhas publicitárias.
Assim, no ambiente das vendas, o setor comercial pode verificar a quantidade de vendas de chapas de acm em curitiba, por exemplo, a partir do estoque disponível digital naquele dia e verificar quais ações podem ter estimulado um aumento, por exemplo.
Inclusive, é preciso ressaltar que quando falamos sobre KPIs, nos referimos a um tipo de métrica que atua como uma junção.
Por exemplo, a empresa deseja verificar em três meses, quantos seguidores ela ganhou, se nesse tempo foi possível aumentar a interação no chat ou direct e, até mesmo, se essas pessoas tornaram-se clientes (para identificar a taxa de conversão), assim compreendendo a real efetividade dessas ações.
O mais interessante é que por meio de um planejamento estratégico, a empresa, com suas particularidades, consegue definir quais são as métricas e KPIs que precisam ser analisadas dentro de seu ambiente digital e quais ações encaminham o empreendimento ao sucesso.
-
Conheça seus custos e as possibilidades de lucro
Uma empresa que deseja crescer de forma exponencial precisa superar barreiras e expandir o seu negócio aos poucos.
Por isso, é muito importante que sua empresa conheça quais são seus custos, oportunidades e desafios. Do mesmo modo, é preciso verificar a lucratividade para identificar os pontos que podem ser melhorados no decorrer da jornada.
Isso vale não somente para a área do marketing digital, mas para qualquer área que envolva a empresa.
Não dá para crescer sem ter conhecimento dos custos ou, até mesmo, sem cortar gastos que não são necessários e sem ter planejamento financeiro.
Por isso, se o seu despachante em sao jose ou se sua loja de roupas deseja ter um crescimento no mercado, não se esqueça de realizar um bom planejamento financeiro e alinhar os processos físicos com os espaços digitais, como o estoque.
-
Conte com uma equipe de qualidade
Por fim, nossa última dica de como fazer seu negócio no ambiente digital crescer exponencialmente, é contratar uma equipe qualificada para a realização do serviço.
Nos dias atuais, seu cliente tem contato com diversas marcas, serviços e está exposto a muita poluição visual e informações constantes.
Por isso, é fundamental que sua equipe seja qualificada para desenvolver um conteúdo que tenha qualidade, baseado em técnicas, em conhecimento do seu público-alvo, no desenvolvimento da persona e nas ferramentas que ajudarão na organização das ações.
Por exemplo, uma empresa de projeto eletrico comercial pode precisar aumentar a presença no ambiente digital e deseja ofertar cursos e consultorias online.
Para que isso ocorra, ela pode investir em uma equipe de marketing, que fará uma análise de como é o seu site, identificando se ele é responsivo, acessível, adaptado, interativo e criar um conteúdo que consiga atrair a atenção do cliente, respeitando as etapas do funil de vendas.
Sem essa qualificação da equipe, seu investimento será em vão e sem os resultados esperados para otimizar os fluxos e melhorar o desenvolvimento da marca como um todo.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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