A receita da sua loja online tende a crescer quando você pensa em estratégias e táticas voltadas para fidelizar clientes, além de atrair novos consumidores, otimizar a experiência na jornada de compra e expandir o alcance junto ao público-alvo.
De fato, esses processos podem trabalhar para gerar maior crescimento de receita financeira, mas um planejamento cujo objetivo é fidelizar clientes, isso pode aumentar a frequência das compras, melhorar os valores médios de pedidos e expandir o reconhecimento da marca.
Isso pode ser feito de diversas formas, e por isso todo empreendedor, assim como você, precisa estar atento a pontos estratégicos que podem ser ainda mais eficazes, como o inbound marketing e toda a capacidade de atração e retenção de clientes.
O que significa fidelizar clientes no e-commerce?
A partir da estratégia de inbound marketing, é possível que seu e-commerce consiga fidelizar clientes por um longo tempo.
Para isso, é preciso colocar em ação para aumentar o número de clientes pagantes e recorrentes, e assim capitalizar sobre o número de compras ao longo do ciclo de vida enquanto consumidor.
A estratégia de inbound marketing trata da:
- Atração;
- Conversão;
- Venda;
- Retenção, ou encantamento.
A prática de SEO (Search Engine Optimization), ou seja, a otimização do motor de busca, com o emprego de palavras-chave em ferramentas de inbound marketing, como landing pages, artigos e textos de blog e e-mails promocionais ajuda na otimização da sua loja online,
Vale lembrar que, ao fidelizar clientes, o custo com o marketing digital, mesmo que seja baixo, requer tempo e dedicação, mas diminui de forma considerável quando comparado com a aquisição que nem sempre é possível.
Outro porém é que a construção de relacionamento com clientes valiosos faz sentido a partir da conversão, dentro do inbound marketing, adquirindo clientes fiéis, onde é possível extrair e fornecer valor a partir deles.
Por que fidelizar clientes é importante?
Quando sua loja online consegue fidelizar clientes, sua marca passa a incluir dentro do LTV (Lifetime Value), ou seja, dentro do ciclo de vida, pois eles também comercializam seus produtos e serviços a partir do encantamento, que faz parte do inbound marketing.
Vale ressaltar que muitos consumidores tomam a decisão de compra a partir da recomendação de familiares e amigos.
A repetição de clientes promove um feedback acionável, pois estão familiarizados com os bens de consumo que sua loja online oferece, com todas as vantagens e desvantagens.
Os esforços de marketing digital que sua loja online precisa para maximizar o número de compras recorrentes após fidelizar clientes é um passo para aumento da receita e do lucro.
Por onde começar a fidelizar clientes?
Compreender a importância de fidelizar clientes é parte do processo, mas é preciso saber por onde começar.
Quando se trata de fidelizar clientes, é preciso entender que leva tempo, exige que se faça check-in regular e envolver os leads e clientes na sua loja online até mesmo quando não estão com problemas.
A seguir estão algumas estratégias que podem ser incorporadas dentro de um planejamento amplo para fidelizar clientes.
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Feedback de clientes
A pós-venda é o momento ideal para obter feedback, mas isso também pode ser feito regularmente, tentando abrir um diálogo sobre o que os clientes acham dos produtos e serviços.
Com esse feedback, é possível fidelizar os clientes e atrair novos para a loja online.
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Forme uma comunidade
Além de fidelizar clientes, também é preciso fazê-los se sentirem valorizados, como parte de uma comunidade, mesmo que online, onde é possível interagir mesmo quando não estão na loja online.
Para isso, é possível recorrer às redes sociais, e manter uma continuidade sobre o inbound marketing, fazendo com que a interatividade seja real e contínua.
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Envie e-mail marketing sem spam
A estratégia de e-mail marketing deve ser ativa e robusta, com todo o cuidado para evitar qualquer tipo de spam.
A regularidade nesse tipo de comunicação permite entrar em contato, mesmo que eles não procurem por bens de consumo específicos, mas ainda assim, estão cientes sobre sua loja online.
Conclusão
Para finalizar, fidelizar clientes e mantê-los sempre presentes na sua loja online depende das ofertas sobre produtos e serviços, assim como da experiência do usuário enquanto um site e-commerce que apresenta as soluções para os problemas apresentados.
O que você deve fazer, como empreendedor, é manter seus clientes satisfeitos, e assim ter a certeza de que eles sempre voltarão para consumir mais e mais.
Fidelizar clientes, enfim, é alcançar a implementação de estratégias de inbound marketing que destacam sua marca perante o mercado consumidor, criando uma autoridade sobre o setor e distanciando os concorrentes.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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