É sabido que diversas ações de marketing de influência o futuro cliente a chegar até a marca e comprar o produto. E, com o constante avanço da internet, esse meio tem evoluído cada vez mais.

Uma das formas inovadoras e recentes desse meio é o uso de influenciadores, concentrados em diversas redes sociais, com o poder de transmitir a mensagem da sua empresa para milhões de seguidores.

Por ser um modelo novo de marketing no meio digital, muitas empresas possuem um obstáculo ao pensar a estratégia voltada para o diálogo com esse tipo de parceiro.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para ajudar você a montar a sua estratégia com foco em marketing de influência. Fique conosco neste artigo e saia preparado para colocar a mão na massa!

O que é Marketing de Influência?

Antes de adentrarmos no como usá-lo, é válido passarmos pelo conceito de marketing de influência. Esse termo diz respeito a nada mais que a formação de ponte entre a sua empresa e produtores de conteúdos vistos como influenciadores por um grande público.

São pessoas com uma comunicação ágil, com referência e autoridade no diálogo com o público que as segue nas redes sociais. Os chamados influencers podem ser encontrados em diversos canais, entre eles:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Linkedin;
  • Twitter;
  • Tik Tok.

E quanto mais redes sociais ganham espaço pela internet, com mais frequência os influenciadores ganham o espaço buscado. 

Por que usar o marketing influencia?

Como diz o nome da profissão, eles possuem uma influência em cima de um público fiel. A partir de um acordo firmado com a sua marca, eles podem divulgar o seu serviço, em troca de outra divulgação, produto ou orçamento previsto em um contrato.

As personalidades podem ser usadas tanto por empresas do modelo B2B – Business to Business – quanto as B2C – Business to Consumer. Basta ter um objetivo e meta bem definidos ao firmar a parceria com o influenciador.

Há também um fator de credibilidade em cima de pessoas comuns que se aproximam mais do seu público, do que a sua própria marca como uma porta voz do produto vendido.

É esse tipo de movimento que potencializa o seu alcance e, consequentemente, aumenta as vendas.

O público de um influenciador tende a depositar bastante confiança nele. O acompanhamento diário e o fato do profissional se mostrar em um ambiente informal, como um mercado ou no quarto de casa, reforça a aproximação e o contato com o público.

Dessa forma, se ele está divulgando a sua marca, a estratégia de marketing influencia bastante, para que os resultados sejam realmente efetivos.

Como usar o Marketing de Influência?

A partir da compreensão do conceito e de seus benefícios, é hora de começar a estudar a estratégia de aplicação. Abaixo, selecionamos algumas etapas importantes a seguir para aplicar o Marketing de Influência.

Conhecimento do público

A criação e o conhecimento da sua persona, ou seja, o seu público-alvo dentro de um perfil específico é fundamental para a formulação da estratégia de Marketing de Influência. 

Afinal, se o seu público não acompanhar o influenciador que você escolher, de nada pode adiantar a sua estratégia. Portanto, saiba bem quais influenciadores que o seu público acompanha para começar a pensar a sua estratégia.

Escolha bem o influenciador

Não se concentre em números de seguidores, mas na relação do público do influenciador com o da sua marca. 

Outro dado para prestar atenção é na linguagem usada pelo influenciador. Se ela for diferente daquela usada pelos canais digitais, pode acontecer um distanciamento e um contraste de percepções.

Para auxiliar na escolha do influenciador, existem algumas plataformas que facilitam a busca. Por meio de uma palavra-chave, você pode encontrar diferentes personalidades em diferentes redes sociais.

Lembre-se também de observar se o mesmo canal usado pela sua persona, também é usado pelo influenciador.

Tenha objetivos definidos

Como toda estratégia de marketing, os objetivos e metas devem ser bem pensados, a fim de se ter uma ideia de onde está começando e para onde se vai.

Questões como orçamento, nicho, método de trabalho e tipo de campanha vão nortear o quanto marketing influencia a sua parceria.

Participação conjunta

Entre as questões de modelo de campanha, uma ideia de bastante sucesso e aplicada por diversas marcas é a participação conjunta de um influenciador no lançamento de um novo produto.

Você pode ir exibindo testes e novas imagens de um novo exemplar da sua vitrine com o apoio de um produtor de conteúdo. Dessa forma, você atinge a curiosidade dos dois públicos: aquele exclusivo da sua marca e os seguidores do influenciador.

A co-criação é uma das ações com maior chance de estabelecer uma parceria contínua e aumentar o conhecimento da sua marca. Que tal começar a estudar e buscar influenciadores? Boa sorte!

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

Importante Este site faz uso de cookies que podem conter informações de rastreamento sobre os visitantes. Ao continuar navegando neste site, você concorda com o uso de cookies.