É sabido que diversas ações de marketing de influência o futuro cliente a chegar até a marca e comprar o produto. E, com o constante avanço da internet, esse meio tem evoluído cada vez mais.
Uma das formas inovadoras e recentes desse meio é o uso de influenciadores, concentrados em diversas redes sociais, com o poder de transmitir a mensagem da sua empresa para milhões de seguidores.
Por ser um modelo novo de marketing no meio digital, muitas empresas possuem um obstáculo ao pensar a estratégia voltada para o diálogo com esse tipo de parceiro.
Pensando nisso, preparamos um conteúdo completo para ajudar você a montar a sua estratégia com foco em marketing de influência. Fique conosco neste artigo e saia preparado para colocar a mão na massa!
O que é Marketing de Influência?
Antes de adentrarmos no como usá-lo, é válido passarmos pelo conceito de marketing de influência. Esse termo diz respeito a nada mais que a formação de ponte entre a sua empresa e produtores de conteúdos vistos como influenciadores por um grande público.
São pessoas com uma comunicação ágil, com referência e autoridade no diálogo com o público que as segue nas redes sociais. Os chamados influencers podem ser encontrados em diversos canais, entre eles:
- Facebook;
- Instagram;
- Linkedin;
- Twitter;
- Tik Tok.
E quanto mais redes sociais ganham espaço pela internet, com mais frequência os influenciadores ganham o espaço buscado.
Por que usar o marketing influencia?
Como diz o nome da profissão, eles possuem uma influência em cima de um público fiel. A partir de um acordo firmado com a sua marca, eles podem divulgar o seu serviço, em troca de outra divulgação, produto ou orçamento previsto em um contrato.
As personalidades podem ser usadas tanto por empresas do modelo B2B – Business to Business – quanto as B2C – Business to Consumer. Basta ter um objetivo e meta bem definidos ao firmar a parceria com o influenciador.
Há também um fator de credibilidade em cima de pessoas comuns que se aproximam mais do seu público, do que a sua própria marca como uma porta voz do produto vendido.
É esse tipo de movimento que potencializa o seu alcance e, consequentemente, aumenta as vendas.
O público de um influenciador tende a depositar bastante confiança nele. O acompanhamento diário e o fato do profissional se mostrar em um ambiente informal, como um mercado ou no quarto de casa, reforça a aproximação e o contato com o público.
Dessa forma, se ele está divulgando a sua marca, a estratégia de marketing influencia bastante, para que os resultados sejam realmente efetivos.
Como usar o Marketing de Influência?
A partir da compreensão do conceito e de seus benefícios, é hora de começar a estudar a estratégia de aplicação. Abaixo, selecionamos algumas etapas importantes a seguir para aplicar o Marketing de Influência.
Conhecimento do público
A criação e o conhecimento da sua persona, ou seja, o seu público-alvo dentro de um perfil específico é fundamental para a formulação da estratégia de Marketing de Influência.
Afinal, se o seu público não acompanhar o influenciador que você escolher, de nada pode adiantar a sua estratégia. Portanto, saiba bem quais influenciadores que o seu público acompanha para começar a pensar a sua estratégia.
Escolha bem o influenciador
Não se concentre em números de seguidores, mas na relação do público do influenciador com o da sua marca.
Outro dado para prestar atenção é na linguagem usada pelo influenciador. Se ela for diferente daquela usada pelos canais digitais, pode acontecer um distanciamento e um contraste de percepções.
Para auxiliar na escolha do influenciador, existem algumas plataformas que facilitam a busca. Por meio de uma palavra-chave, você pode encontrar diferentes personalidades em diferentes redes sociais.
Lembre-se também de observar se o mesmo canal usado pela sua persona, também é usado pelo influenciador.
Tenha objetivos definidos
Como toda estratégia de marketing, os objetivos e metas devem ser bem pensados, a fim de se ter uma ideia de onde está começando e para onde se vai.
Questões como orçamento, nicho, método de trabalho e tipo de campanha vão nortear o quanto marketing influencia a sua parceria.
Participação conjunta
Entre as questões de modelo de campanha, uma ideia de bastante sucesso e aplicada por diversas marcas é a participação conjunta de um influenciador no lançamento de um novo produto.
Você pode ir exibindo testes e novas imagens de um novo exemplar da sua vitrine com o apoio de um produtor de conteúdo. Dessa forma, você atinge a curiosidade dos dois públicos: aquele exclusivo da sua marca e os seguidores do influenciador.
A co-criação é uma das ações com maior chance de estabelecer uma parceria contínua e aumentar o conhecimento da sua marca. Que tal começar a estudar e buscar influenciadores? Boa sorte!
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.
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