O meio publicitário está mudando continuamente, e muito por causa do marketing digital e, em particular, as mudanças implementadas pelo Google ADS e a necessidade de aplicar anúncios pagos e otimizações em uma estratégia de divulgação sólida. 

Seja uma agência, uma empresa em início de carreira ou um anunciante recorrente, é preciso estar atento à publicidade PPC (Pay Per Click), isto é, pago por clique, e garantir que os anúncios de pesquisa atendam à marca e despertem o interesse do público.

Do remarketing à pesquisa paga, toda empresa precisa saber quais tendências de anúncios os especialistas estão prevendo e que podem mudar todo o direcionamento de uma campanha de marketing. 

As mudanças do Google Ads são constantes, sendo muito importante acompanhar a todo instante. 

Mesmo porque, é preciso saber como trabalhar o PPC e a publicidade orgânica, com a prática de SEO (Search Engine Optimization) sempre presente, para alcançar o público em potencial de forma adequada.

De fato, a ideia principal é tornar a publicidade, seja de uma manutenção de extintor ou uma indústria, mais convidativa para os usuários, aumentar o engajamento de rede social e otimizar os anúncios para atrair um conjunto de clientes. 

Mudanças e atualizações do Google ADS

O Google Ads muda conforme as percepções do buscador em relação ao comportamento dos usuários. 

Para desenvolver uma empresa ou uma marca no ambiente online, é preciso entender as mudanças que o Google Ads aplica, seguindo tendências, como essas 5 apresentadas abaixo.

  1. Uso de inteligência artificial e automação

A IA (Inteligência Artificial), está aparecendo em várias facetas da vida cotidiana, portanto, não é surpresa que ela esteja impactando as campanhas de PPC de serviços de contabilidade fiscal e tributária para diversos clientes. 

Para as empresas essa notícia soa positiva, pois há muitas maneiras pelas quais a IA pode impulsionar as campanhas de PPC, como:

  • Análise de lances que atraem tráfego mais alto;
  • Implementação de Core Web Vitals;
  • Otimização da taxa de cliques;
  • Uso de índice de qualidade no desempenho dos anúncios.

A inteligência artificial ajuda a otimizar as campanhas publicitárias para palavras-chave de cauda longa, automatizar os lances de campanha publicitária e oferecer dados de palavras-chave de diagnóstico. 

  1. A ascensão dos lances inteligentes

Visto como uma tendência recente, o aumento dos lances inteligentes é implementado à medida que os profissionais de marketing se afastam dos lances manuais tradicionais. 

Como é desenvolvido com aprendizado de máquina, os lances inteligentes melhoram as taxas de conversão de uma contabilidade gerencial e financeira e otimizam os anúncios existentes. 

Essa estratégia de lances fornece insights obtidos das perspectivas do consumidor e do comportamento do usuário. 

Isso pode economizar tempo e dinheiro a longo prazo, pois a empresa não precisa mais otimizar e rastrear os anúncios manualmente. 

Vale lembrar que toda empresa precisa seguir o fluxo do tempo para que qualquer estratégia se mostre eficaz. 

  1. Mudança de foco para a jornada do cliente 

No futuro, uma campanha de PPC bem-sucedida precisará de anunciantes que realmente entendam a jornada do comprador. 

Dessa forma, empresa e equipe de marketing digital devem olhar para um cenário mais amplo e ajustar a estratégia de marketing de acordo. 

Desde o princípio o objetivo de uma campanha do Google Ads de um escritório contábil São Paulo deve ser alcançar pessoas reais porque são elas que fazem a compra. 

Assim, em vez de tentar monopolizar todos os lances, é preciso fazer do público o centro da campanha do Google Ads. 

Para isso, é preciso concentrar esforços da equipe em campanhas complementares de pesquisa e SEO para permitir que os usuários encontrem a empresa por meio do Google Ads ou de pesquisas orgânicas. 

Dessa forma, a pesquisa de palavras-chave é importante, assim como encontrar termos de pesquisa que o público-alvo está usando para, posteriormente, fazer os ajustes de acordo e identificar quais termos devem receber investimentos.

  1. Necessidade de dados primários

Seguindo normas impostas pela LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), tanto o Google quanto outras plataformas digitais passaram a limitar os dados disponíveis para as empresas como anunciante digital com um novo algoritmo. 

Isso significa que é necessário analisar os dados primários para obter os insights e as métricas que procura. A equipe de marketing provavelmente já tem acesso a esses dados, incluindo:

  • Clientes que fizeram compras;
  • Formulários de captação de leads;
  • Informações de leads via inbound marketing;
  • Parceiros gerados de campanhas conjuntas.

Com isso, é possível encontrar dados primários por meio de muitas atividades de marketing e canalizá-los para o CRM (Customer Relationship Management), isto é, o gerenciamento de relacionamento com os consumidores.

Os formulários de geração de leads são os mais comuns, mas uma empresa que desenvolve projeto de paisagismo para piscina também pode usar o Google Ads e as listas de inscrição por e-mail.

  1. Integração de pesquisa por voz no marketing PPC

A publicidade digital passa por mudanças recorrentes, desde a chegada ao grande público, ainda nos anos 1990. 

Na segunda década do século XXI, o que se prevê é que boa parte dos compradores recorrerá a pesquisas por voz durante a experiência de compra, utilizando aplicativos e assistentes virtuais.

A pesquisa por voz está disponível na maioria dos dispositivos móveis. Como os usuários aplicam linguagem natural ao utilizar esse recurso, as palavras-chave de cauda curta não beneficiarão a estratégia.  

Por isso é importante compreender que as consultas de pesquisa usando o recurso por voz dependerão de palavras-chave centradas em perguntas. Assim, é preciso otimizar o SEO para permanecer relevante considerando este comportamento.

Quais fatores envolvem o SEO nestas ações?

Tendo em vista que o Google Ads se adapta ao conceito de melhor experiência para o usuário, as empresas devem se adaptar e aplicar a otimização do motor de busca, ou SEO, para garantir destaque entre tantos concorrentes. 

A seguir estão 4 fatores que fazem toda a diferença no ranqueamento de pesquisa do motor de busca, ou SERPs (Search Engine Ranking Page) das plataformas de pesquisa.

  1. RankBrain 

Aprendizado de máquina do Google, o algoritmo de IA é usado para processar consultas de pesquisa e classificar os resultados da pesquisa. 

Para isso, o RankBrain usa um processo chamado pesquisa semântica.

  1. Pesquisa semântica

Técnica de pesquisa de dados que vai além da correspondência de uma consulta de busca com palavras-chave. 

Em vez disso, a pesquisa semântica visa combinar expressões com base no contexto e no significado contextual para encontrar o melhor resultado possível para a intenção da pergunta.

  1. Cenário competitivo de SEO

O SEO está se tornando cada vez mais competitivo, com mais organizações lutando para melhorar o posicionamento nas SERPs. 

Nesse ambiente competitivo, um ótimo conteúdo, especialmente de formato longo, que aborda a intenção do usuário e é bem construído se mostra mais importante do que nunca.

  1. SEO local

No cenário competitivo de otimização do motor de busca, o SEO local é outra opção que um  escritório de contabilidade São Paulo pode usar para ganhar posicionamento nas SERPs e conquistar novos clientes. 

Quase metade de todas as pesquisas apontam por intenção local, e a grande maioria dessas pesquisas em dispositivos móveis resultarão em uma ligação ou visita em 24 horas. 

São pesquisas de funil de alta intenção e fundo de clientes que estão prontos para converter. 

Como Google Ads e SEO podem trabalhar juntos?

Para a empresa média, um profissional de SEO provavelmente não terá acesso ao Google Ads.

Tudo que se precisa são os relatórios. Se uma empresa não conseguir acessar o painel, basta pedir a quem puder que envie relatórios mensais de termos de pesquisa e informações do público-alvo.

Além disso, esses dois papéis são realmente dois lados da mesma moeda. As empresas, em conjunto com os profissionais de marketing digital, devem trabalhar juntos regularmente para tornar as atividades mais eficazes e possibilitar o crescimento do negócio.

Isso é verdade para todos os esforços de marketing digital, do e-commerce inicial aos máquina de café automática apresentados em tabelas online.

O marketing online funciona melhor quando há uma estratégia coesa e integrada, com todos trabalhando juntos para atingir um conjunto de metas.

O ponto é que toda empresa precisa desses relatórios para determinar o que pode ser aproveitado para tornar o conteúdo e campanhas de SEO mais eficazes.

Dicas e passos na junção de Google Ads e SEO

Com os dados em mãos, uma equipe de marketing digital deve começar testando os termos de pesquisa de melhor desempenho, bem como alguns insights do público. 

Criar lotes de conteúdo ou páginas em torno desses termos ou temas permite o monitoramento de tráfego, assim como visualizações de páginas, rejeições e outras métricas de SEO. 

Com isso, é possível comparar o tráfego existente. 

Dito isto, é preciso seguir o fluxo do SEO, em relação ao tráfego orgânico, e aliar as estratégias para curto e longo prazo. Ou seja, é preciso dar um tempo e deixar a ação maturar por um período mínimo de 2 meses para funcionar. Enquanto isso, o tráfego pago pode ser aproveitado.

Outra dica é quanto ao uso de dados para novas ideias a partir de um sistema de gestão financeira para pequenas empresas

Deve-se pensar no público-alvo e fazer um brainstorming de possíveis tópicos nos quais eles possam estar interessados. O novo conteúdo pode ajudar a começar a atrair mais público para o site.

Conclusão

Essa abordagem abrangente entre Google Ads e SEO facilita a geração de conversões. Também é uma estratégia que atrai, de forma constante, novos visitantes para um site corporativo ou um e-commerce. 

Enquanto o SEO oferece tráfego de longo prazo, o Google Ads garante que os leads sejam segmentados e alcançados mais rapidamente, estando prontos para serem convertidos.

É preciso considerar, apenas, a qualidade das estratégias para atração do público ideal, a partir de um orçamento otimizado. Para isso, cálculos de ROI e conversão podem ser utilizados.

Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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