Você já ouviu falar no termo UX writing? Se não ouviu, não se preocupe que vamos te ajudar! O UX writing representa a criação de conteúdo, seja texto, foto, vídeo ou até mesmo, outras peças de marketing que agreguem valor para o cliente. 

Isso representa dizer que esse é um conteúdo voltado com base na experiência das pessoas que utilizam a sua marca. 

Ou seja, essa é uma estratégia que visa realizar a produção de conteúdos textuais, que tenham o objetivo de otimizar a experiência do usuário.

Isso tem crescido cada vez mais, exatamente pelo fato da jornada do consumidor ou do leitor não se ater somente ao aspecto da venda, mas também de uma boa experiência no contato com a marca. 

Sendo assim, as empresas têm buscado um diferencial para a sua marca e isso é possível por meio dessa técnica. 

Para atrair o leitor, é importante que o UX Writing tenha clareza, concisão, assim como objetividade em passar a mensagem ao cliente. Vamos entender o que é essa estratégia e como ela pode ser aplicada dentro da sua empresa? Acompanhe a seguir. 

A importância do UX Writing para a sua empresa

Vamos entender qual é a importância do UX Writing para a sua empresa? Separamos uma lista a seguir!

  • Melhora a imagem da empresa;
  • Consegue atrair mais clientes para o seu negócio;
  • Sua empresa consegue se conectar com o público-alvo;
  • Melhora o relacionamento entre empresa e usuário;
  • Aumenta a autoridade da marca referente a uma temática. 

A melhora da imagem da empresa, autoridade da marca, conexão com o público e até mesmo a melhora do relacionamento afetam diretamente o número de vendas e a boa visibilidade do seu negócio. 

É essencial se diferenciar diante dos concorrentes e essa é uma excelente opção. 

Com o aumento do número das empresas, sobretudo, dentro do ambiente digital, os clientes têm prezado por negócios que oferecem um bom atendimento, sites com velocidade de carregamento e seguros, assim como um bom contato com a marca. 

Uma das ações que ajudam a garantir isso é o UX Writing, que visa produzir material de qualidade para o público-alvo. 

Como produzir um bom conteúdo de UX Writing?

Agora que você já entende a importância do UX para a sua empresa, vamos entender como é possível produzir um bom conteúdo na prática. 

Para ter sucesso, o conteúdo precisa de clareza e objetividade, assim como seguir técnicas que melhorem o relacionamento entre a empresa e o usuário. 

Isso pode ser feito por meio das técnicas de marketing digital, que podem ser aplicadas tanto no site como nas redes sociais. 

Para que você consiga entender algumas dessas técnicas, separamos algumas dicas a seguir! Acompanhe. 

  • O usuário precisa compreender a mensagem;
  • A mensagem deve ser organizada;
  • O conteúdo deve ser focado no público-alvo;
  • As informações devem ser contextualizadas;
  • O conteúdo precisa agregar valor ao leitor;
  • A empresa deve analisar as interações com o público;
  • A empresa deve mensurar os resultados obtidos;
  • O conteúdo precisa ser consistente, ou seja, reforçar a autoridade da marca. 

De forma geral, o que estamos afirmando com essas orientações é como seu conteúdo deve se apresentar para o público. Para agregar valor, ou seja, gerar conhecimento e atingir os objetivos da empresa, é essencial conhecer quem se interessa por esse material. 

O conhecimento do público-alvo gera uma adaptação da linguagem, assim como uma mensuração de resultados para possíveis ajustes. 

Não adianta investir em uma estratégia ou em um conteúdo sem levar em consideração o entendimento sobre o público. Esse conteúdo precisa reforçar a autoridade da marca, ou seja, ao finalizar a leitura, o cliente deve entender a referência que o seu negócio tem.

Ainda assim, as informações trazidas no texto devem prezar pela relevância e objetividade. Ou seja, em alguns casos, é essencial evitar longos blocos de texto, ou até mesmo, intercalar as frases. 

Muitas vezes, as pessoas estão em busca de um conteúdo mais direto e objetivo em rede. 

A linguagem utilizada também deve promover a conexão com a sua persona, pois somente dessa forma, a mensagem chegará em quem você deseja e consequentemente, você vivenciará diversas vantagens e benefícios em sua empresa. 

Por isso, busque por um profissional UX Writing qualificado e com especialização em marketing digital. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar. 

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