O Que São Gatilhos Mentais?
Gatilhos mentais são armas psicológicas utilizadas pelo marketing para acender a necessidade de ação em quem recebe a mensagem. É, como o nome indica, algo que impacta a mente do receptor de tal forma que desperta a sua reação.
Para que servem?
Os gatilhos mentais facilitam na tomada de decisões mais importantes que outras de forma automática.
Ou seja, eles servem para nos fazer agir.
Por que utilizar Gatilhos Mentais?
Não existe uma maneira de fugir deles.
É completamente normal para nós, seres humanos, reagimos quando somos expostos
a algum fator externo.
E mais, os gatilhos são ativados através dos nossos cinco sentidos.
O próprio marketing faz uso desse recurso praticamente o tempo todo.
Isso acontece, por exemplo, por meio da nossa audição e da visão, de modo a
influenciar as nossas ações.
Por vezes, os gatilhos chegam a passar despercebidos aos olhos menos treinados.
Eles estão lá, o estimulando, mas você sequer nota.
5 Gatilhos Mentais Poderosos
1. Escassez
É muito comum as pessoas só dar valor a algo, depois que perdeu ou depois que quase perdeu, já aconteceu com você?
Então, o gatilho mental da escassez é justamente para passar essa sensação de raridade sensação de que vai perder se não aproveitar.
EX: Vamos praticar? Esse post sobre Gatilhos Mentais será deletado em 10 dias. Mas caso tenha gostado d o artigo e queira saber mais, acesse os links abaixo:
=> Como utilizar gatilhos mentais na sua estratégia de Marketing Digital – RD
=> Gatilhos Mentais para você dominar a arte da persuasão e alavancar suas vendas – VB
2. Urgência
O gatilho da urgência segue a mesma linha que o da escassez.
A diferença é que o da urgência lida com o fator tempo, ou seja, o produto ou serviço
tem um tempo determinado para ser comprado.
3. Novidade
Segundo dados de uma pesquisa da Universidade UCL , quando somos expostos a
novidades, nosso cérebro recebe uma carga maior de dopamina, o hormônio
responsável pela sensação de recompensa.
4. Autoridade
Esse gatilho tem que ser trabalhado com cuidado, você precisa construir um autoridade e
para isso, você precisa demonstrar total domínio sobre o que está falando e vendendo…
Demonstrar de fato que você sabe o que está fazendo e que sua solução é a mais
adequada no mercado para o que ele necessita.
5. Reciprocidade
O gatilho de reciprocidade serve para entregar valor para seus cliente, ou seja, você
precisa gerar valor dando algo gratuito, alguma aula, dica, brinde ou degustação… isso
faz com que na mente inconsciente da pessoa queira te retribuir de alguma forma.
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