Você sabe a importância de realizar a publicidade no e-commerce? A publicidade consiste em ações e estratégias que visam tornar sua marca e negócio públicos. 

Ou seja, aumentar a visibilidade na base de clientes e potenciais consumidores, chamando a atenção dessas pessoas.

Isso pode ser feito por meio de muitas estratégias, como é o caso da criação e publicação de conteúdo e anúncios em sites, redes sociais, marketplace, e-commerce, dentre outros espaços e oportunidades de divulgação. 

De modo a auxiliar nesse processo, neste artigo falaremos de forma específica sobre o e-commerce, que é um comércio eletrônico que atua no processo de compra e de venda no ambiente virtual. 

Isso representa dizer que todo o processo da venda, assim como as transações financeiras, são feitas por meio da internet. 

Com isso, a empresa não tem só um site, mas realiza ações de compra e venda por lá. É por isso que, nesse caso, a estrutura do site, assim como sua segurança precisam ser diferentes. 

Assim, realizar ações de venda junto a um e-commerce significa que a empresa precisa se preocupar com alguns elementos do site para que as compras sejam concluídas e os clientes confiem nas páginas, como:

  • Oferecer ferramentas de segurança dos dados;
  • Apresentar um site com bom funcionamento e carregamento;
  • Automatizar processos (para compras mais ágeis, com um clique – por exemplo);
  • Controlar o estoque com qualidade e clareza;
  • Gerenciar o financeiro adequadamente;
  • Adotar estratégias de marketing para divulgar o negócio. 

Explicando de forma breve cada estratégia, é muito importante que seu site conte com ferramentas de segurança, antivírus e mecanismos de pagamento que impeçam que o cliente ou a marca sejam prejudicados, melhorando a experiência de compra.

Isso é importante para aumentar a confiança do cliente e a credibilidade da marca.

Além disso, é crucial desenvolver um site que tenha um bom carregamento, uma boa disposição visual, seja acessível para pessoas com algum tipo de deficiência e adaptado aos vários dispositivos móveis, como celulares, notebooks e tablets.

Tais aspectos são importantes tanto para a credibilidade mencionada, como para uma boa experiência dos usuários e melhor posicionamento dos algoritmos.

Neste ponto, é necessário ressaltar também a importância da automatização de processos, assim como o uso de softwares que ajudem no controle de gerenciamento da empresa, do estoque e financeiro. 

Afinal, além de permitir um controle mais ágil e eficaz dos processos, custos e recebimentos, é possível ter mais segurança em todo o fluxo e determinar quem são a audiência e quais são interesses e dúvidas, promovendo campanhas mais adequadas para atingir esses usuários.

Assim, além dos aspectos mencionados, o marketing pode ser aplicado com mais qualidade, sendo fundamental para desenvolver a marca visto que possui estratégias muito importantes para tornar o seu negócio ainda mais visível! 

Por isso, se você tem um e-commerce que realiza a venda de divisórias de vidro para cozinha, roupas, sapatos, perfumes, cursos online, planos de saúde, dentre outros, não deixe de ler o material a seguir.

Neste artigo, você compreenderá algumas estratégias de marketing e publicidade que podem ser importantes para atrair mais clientes. 

As tendências para o e-commerce no Brasil

O crescimento do número de acessos a sites é uma realidade no país, o que fez com que muitas empresas estivessem no ambiente virtual.

Diante disso, existem algumas tendências que são importantes para quem tem uma loja online, assim como para quem trabalha com o e-commerce, de modo a se desenvolver e atrair a atenção dos usuários frente à concorrência.

  1. Integre o espaço digital com o ambiente físico

É muito importante contar com processos integrados dentro da empresa, ainda mais quando também se trabalha com o ambiente virtual. 

Por exemplo, se você trabalha com esteiras transportadoras, é importante que o cliente possa ter onde retirar o documento, fazer reclamações ou até mesmo tirar alguma dúvida.

Em algum momento, pode ser que o cliente até mesmo precise retirar um produto na loja física. Por isso, é importante fazer com que seu cliente tenha opções sobre como deseja obter um produto e os locais em que ele pode recorrer em cada caso. 

Inclusive, além de estar clara essa integração, tais espaços precisam complementar a experiência, tendo como acessar as informações e contatos anteriores para dar continuidade aos atendimentos de forma efetiva.

  1. Invista em logística

Quando o assunto é e-commerce, sua empresa não pode se esquecer de trabalhar com a logística. 

Esse setor fica responsável pela entrega dos produtos e, quanto mais rápido o prazo de entrega, melhor!

Por isso, se você deseja otimizar o tempo do cliente e melhorar a experiência do consumidor, é muito importante investir em fretes atrativos, prazos claros, informações visíveis e específicas, assim como garantir que o pedido chegue com agilidade.   

  1. Utilize redes sociais

Sem dúvidas, as redes sociais são ambientes estratégicos muito importantes para quem deseja aumentar a visibilidade de uma marca e reforçar sua relevância, assim como captar novos clientes e fidelizar a base de consumidores.

Por exemplo, se você deseja aumentar os serviços de venda e instalação de aquecedor a gas, o investimento em anúncios publicitários nas redes sociais pode ser uma excelente estratégia, bem como a criação de postagens.

Algumas redes sociais mais comuns são o Instagram, Facebook, Linkedin e o TikTok, lembrando que o Youtube tem sido uma plataforma muito acessada para a visualização de vídeos.

Para que tais ações sejam bem realizadas e tragam bons resultados, a empresa não precisa estar em todas as redes sociais, mas estar nas redes que melhor se adequam e respondam ao negócio e público visado.

Por isso, tenha um bom planejamento direcionado para a publicação de conteúdo segmentado, personalizado e com periodicidade. 

Entenda as vantagens de investir no e-commerce

Já que estamos falando sobre o e-commerce, é importante entender os motivos pelos quais um empreendedor precisa investir em uma loja do ambiente virtual. Listamos a seguir, 10 vantagens e características desse espaço:

  1. Não paga aluguel;
  2. Representa um custo menor para a empresa;
  3. É um ambiente de compra mais prático para o consumidor;
  4. Permite que o cliente compre no momento em quiser/puder;
  5. Torna possível oferecer preços melhores;
  6. Possibilita que o cliente tenha uma experiência agradável e fácil;
  7. Traz novas oportunidades, visto que os clientes estão no ambiente digital;
  8. Aumenta a credibilidade e visibilidade do negócio;
  9. Expande o alcance da marca de forma segmentada;
  10. Agrega valor à marca. 

Outra vantagem bastante interessante é que a internet é democrática, possibilitando que diferentes segmentos e portes de negócio se destaquem e alcancem os clientes em potencial.

Ou seja, não é somente uma loja de roupas que dará certo nesse ambiente, mas também uma loja de projeto hidraulico piscina
, venda de softwares e até mesmo o segmento de serviços podem apostar nesse local, adequadas ferramentas e publicidades usadas para ter sucesso. 

Além disso, sua empresa consegue atrair novos consumidores, porque no ambiente virtual é possível desenvolver várias estratégias e campanhas que facilitam a busca por uma marca ou serviço, isso com ações de custo mais flexível.

Conheça os tipos de e-commerce

Para além das estratégias de marketing e publicidade para o ambiente digital, bem como suas vantagens, para apostar com qualidade no e-commerce e ter bons resultados é importante conhecer os tipos de lojas virtuais que estão disponíveis, de modo a explorar as características e potencialidades de cada espaço, identificando o melhor para o negócio. 

Basicamente, os dois modelos mais comuns são o E-commerce B2B e E-commerce B2C. Se você não sabe o que é, não se preocupe que vamos te explicar cada um deles! 

No caso do e-commerce B2B, também conhecido como  Business to Business, o espaço de venda é utilizado por empresas que desejam atender outros empreendimentos e estabelecimentos comerciais, ou seja, voltados para outras empresas. 

Alguns exemplos são as empresas de caixa expositor de acrílico para doces, empresas que vendem maquinários, instituições que trabalham com matérias-primas, indústrias, dentre outros serviços e fornecedores.

Nesse caso, a empresa precisa atuar com um marketing ainda mais efetivo, e considerar que a jornada de compra pode ser mais demorada, mas que os lucros e a relação/oportunidades com os clientes também se expandem.

Assim, também é preciso trabalhar com uma tabela de preços mais clara e orçamentos mais detalhados, condições de pagamento variadas e fretes atrativos.

Já no caso do e-commerce B2C, estamos tratando do Business to Client. Nesse caso, esse tipo de e-commerce é voltado para o consumidor final. 

Com isso, vários produtos podem ser vendidos como roupas, sapatos, comida por meio de delivery, remédios, bem como pode haver a contratação do serviço de concentrador de oxigênio portátil valor, dentre outros. 

Aqui a jornada tende a ser mais diversificada, conforme o segmento de atuação. Por exemplo, a área de serviços pode ter mais etapas até a conversão, demandando ações mais constantes e efetivas. 

Por isso, é fundamental identificar as oportunidades e desafios de cada negócio.

Faça marketing para o e-commerce

Neste texto foi possível compreender mais profundamente sobre o e-commerce e suas especificidades.

Contudo, é chegado o momento de identificar, realmente, formas de se destacar no meio digital e, para isso, abordaremos as técnicas de marketing e publicidade que podem ser trabalhadas nesse ambiente, sendo fundamentais para alcançar e converter a audiência.

De antemão, vale destacar que essas técnicas agregam benefícios diversos para a empresa, como:

  • Maior eficiência;
  • Melhora na experiência do cliente;
  • Maior alcance da marca;
  • Maior lucratividade. 

Assim, para iniciar o tópico, recomendamos que sua empresa busque a contratação de publicitários, jornalistas e uma equipe de marketing, contando com profissionais especializados para atuar como a equipe responsável e/ou consultores que auxiliam na tomada de decisões estratégicas para a divulgação e fortalecimento da marca.

Para isso, eles precisarão criar um planejamento de comunicação claro para os canais virtuais, considerando as necessidades e objetivos da marca.

Esse planejamento é específico para cada tipo de empresa, considerando suas forças e fraquezas, bem como audiência estimada e por isso é fundamental o apoio profissional. 

Por exemplo, o planejamento para programa de gerenciamento de riscos, é diferente do planejamento de uma empresa que vende produtos hospitalares por diferentes motivos, os clientes se comportam de forma diferente e, consequentemente, os conteúdos devem ser apresentados de forma distinta – por exemplo.

Assim, com o planejamento, sua empresa consegue identificar:

  • O público-alvo da postagem;
  • A periodicidade recomendada;
  • O orçamento para anúncios;
  • O melhor horário para publicar;
  • O tempo de duração de um anúncio;
  • Formato deste anúncio. 

Com isso, as campanhas da empresa são realizadas de forma direcionada, tendo melhor desempenho. 

Existem, ainda, técnicas no ambiente do marketing que merecem destaque, como é o caso do SEO, que trabalha com a otimização de páginas e escolha de palavras-chaves, melhorando o ranqueamento das publicações sobre “despachante em Palhoça”, identificando os termos que melhor posicionam nos mecanismos de busca e permitem campanhas mais direcionadas. 

Assim, por meio de estudo de algumas ferramentas, a empresa consegue compreender quais palavras-chaves mais despertam a atenção do seu público, otimizando o ranqueamento. 

Outra estratégia bastante interessante vem do inbound marketing, que é conhecido popularmente como marketing de atração. Por meio dele, a empresa consegue criar um conteúdo relevante para o seu público, conciliando as ações de forma segmentada e variada em relação aos formatos. 

Assim, entendendo todo o processo de compra, necessidades do cliente e objetivos do empreendimento, identificando o formato de e-commerce mais adequados e os canais mais efetivos, é possível alcançar um maior sucesso para a marca e criar publicidades cada vez mais atrativas e efetivas para atingir e converter a base de potenciais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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