No empreendedorismo, aqueles que têm o próprio negócio devem lutar constantemente para conquistar espaço, tornar a marca reconhecida, fidelizar clientes e realizar os objetivos que colaboram para o sucesso do negócio.
Com a globalização, o mundo está cada vez mais dinâmico. Mais ainda, com diversas inovações tecnológicas sendo desenvolvidas e implementadas, é cada vez mais possível otimizar tempo e tornar as ações mais simples e práticas, o que é bastante vantajoso.
O número de empresas também têm crescido nos últimos anos. Consequentemente, há mais concorrência no mercado e novos desafios sobre como gerenciar os diversos processos empresariais de maneira simplificada.
Desse modo, conhecer os novos desafios e as ferramentas que ajudam a superá-los é fundamental para se colocar frente ao mercado, e a tecnologia é fundamental para garantir a competitividade nesse contexto.
Quais são os desafios que as empresas precisam enfrentar no século XXI
Todo empreendedor ou grande empresário deseja que o seu negócio cresça e conquiste um espaço relevante no mercado, além da preferência dos consumidores.
Para que isso aconteça, é necessário desenvolver novas maneiras de se relacionar com a produção, fluxos de atividades, a comunidade com fornecedores e parceiros, bem como melhorar os produtos e serviços disponibilizados.
Afinal, os clientes estão cada vez mais exigentes no momento de escolher produtos e serviços, como de equipamentos para provedor de internet fibra óptica e outros, bem como tem canais mais efetivos na disseminação da satisfação (ou não-satisfação) com a marca.
Assim, ao investir em tecnologias que ajudam nos negócios e na melhoria das soluções entregues, é possível satisfazer esses consumidores e até conquistar novos clientes.
Além de clientes exigentes, existem outros desafios que preocupam os pequenos empreendedores e grandes empresários.
Afinal, manter uma empresa no mercado demanda atenção a diferentes aspectos, de modo a garantir que esteja operando de forma qualificada, trazendo resultados e lucros, e preservando um relacionamento de valor com os stakeholders.
Dentre os principais desafios que podem ser enfrentados e que as tecnologias se mostram essenciais para qualificar a operação e possibilitar o sucesso estão:
Grande concorrência
Para diversas empresas, independentemente do nicho, um dos desafios que precisa ser enfrentado é o da alta concorrência.
Com um mercado mais competitivo, conquistar um bom posicionamento se mostra ainda mais importante para ser visto e se relacionar com o público que busca por roldanas fixas, por exemplo.
No entanto, conquistar esse destaque também se torna cada vez mais difícil, e isso ocorre para empresas de diferentes segmentos.
Desse modo, uma dica que pode ajudar a contornar esse problema é conhecer o seu concorrente, seu público e os diferenciais do seu negócio.
Além disso, se manter atualizado sobre as tendências do mercado é uma ótima maneira de cuidar dos seus clientes e investir em melhorias para se manter competitivo, estruturado e se destacar perante os concorrentes.
Gestão financeira
Falar de finanças é algo que pode ser bastante complexo, pois envolve diferentes necessidades, áreas e análises.
Por conta disso, executar os processos de gestão contábil de uma empresa se mostra um grande desafio para os empreendedores, causando receios. Afinal, realizar o controle de clientes inadimplentes pode demandar atenção e habilidade de negócios.
No entanto, essas ações são muito importantes para o sucesso do negócio, sendo um jeito de corrigir problemas e criar novos planos, por exemplo.
Assim, eles não precisam ser vistos como um problema ou um grande empecilho para a devida gestão e sucesso de uma marca.
Afinal, cada vez mais existem ferramentas que contribuem para o controle financeiro de modo ágil, prático e automatizado, criando dashs de leitura simples para a devida tomada de decisão dos gestores.
Gestão de pessoas
Os talentos, ou seja, os colaboradores de uma empresa, são uma parte importante do negócio e impactam diretamente no desenvolvimento da marca.
Afinal, eles representam e dão voz a muitos processos e a cultura junto ao público, realizando atividades diversas para o funcionamento do negócio.
Com isso, são consideradas o maior ativo que uma companhia pode ter. Sem uma equipe capacitada, uma empresa não prospera.
No entanto, ao mesmo tempo em que as pessoas podem potencializar o sucesso do negócio, se não forem bem gerenciadas ou não estiverem alinhadas com o propósito do negócio, elas também podem ser a causa do fracasso.
Este é um dos grandes desafios que as empresas têm: encontrar pessoas capacitadas e engajadas, bem como mantê-las motivadas.
Sendo assim, é importante investir em treinamentos e capacitação para as equipes que compõem a contabilidade fiscal e tributária, possibilitando que se aprimorem e cresçam junto à marca.
Isso faz com que os colaboradores executem as suas tarefas de modo rápido e eficiente, algo que contribui para o seu crescimento profissional.
Ajudar o funcionário a ser engajado é um jeito da empresa ter uma pessoa que deseja continuar ativa na empresa e obter resultados cada vez mais promissores.
Ou seja, benefícios e um bom relacionamento estimulam os funcionários a dar sempre o seu melhor, sendo algo positivo.
Inclusive, dito isso, o capital humano é uma excelente vantagem competitiva e cuidar desses profissionais é uma ótima maneira de ter bons resultados.
Outros desafios que os empreendedores podem precisar enfrentar são:
- Falta de preparo e planejamento;
- Impacto macro na economia;
- Questões burocráticas;
- Promover segurança e inovação constantes;
- Aprimorar e qualificar processos de marketing e vendas.
Tecnologias e relacionamento com o cliente
Conhecer as principais tendências e inovações tecnológicas presentes no mercado é uma maneira de avaliar os processos que podem ser melhorados e quais as ferramentas que melhor atendem às necessidades de sua empresa.
Consequentemente, é possível torná-la mais conhecida, eficiente, interessante para os investidores e obter novas oportunidades.
Uma ferramenta muito conhecida é o CRM (Customer Relation Management), em português Gestão de relacionamento com o cliente.
Essa é uma ferramenta nova e consiste em possibilitar os registros dos pontos de contato com os clientes.
Com isso, o CRM auxilia a organizar todas as informações de clientes, bases de contato e atuação dos atendentes em um só lugar. Com isso, os processos de abordagem se tornam mais eficientes e os contatos de venda mais qualificados.
Nesse sentido, os benefícios do CRM para as empresas são:
- Acompanhamento e mensuração de abordagens;
- Melhor controle das vendas;
- Acompanhamento dos profissionais para melhorar processos;
- Melhor gestão da carteira de prospects;
- Melhora a gestão de tempo e centraliza informações;
- Otimiza o relacionamento com os clientes;
- Facilita o acompanhamento dos resultados;
- Ajuda na gestão dos recursos financeiros;
- Torna a comunicação interna mais eficiente.
Ou seja, ao utilizar o CRM, além do alinhamento entre marketing, atendimento e vendas, os empreendedores podem ter uma organização e um fluxo claro para a conversão dos clientes.
Vantagens em investir em novas tecnologias
Pessoas mais fechadas para as mudanças criam a visão e sensação de estarem paradas no tempo, perdendo oportunidades e não enxergando tendências capazes de qualificar ainda mais as soluções oferecidas, destacando a marca da concorrência.
As inovações são muito eficazes quando o assunto é otimizar os processos, desempenho e lucros de empresas diversas, seja vendedores de esquadria de alumínio preço m2, indústrias multinacionais ou lojas de bairro.
Por isso, é importante estar atento às mudanças e tecnologias que surgem para aprimorar as marcas.
De modo geral, as principais vantagens de investir em ferramentas e tecnologias para a inovação nos negócios são:
- Aumenta e melhora a participação no mercado;
- Proporciona economia e reduz os desperdícios de recursos;
- Agrega valor à marca e atrai novos investidores;
- Automatiza as atividades e otimiza as funcionalidades;
- Melhora a precisão de análise de dados da marca e clientes.
Deste modo, os empreendedores na área de empresas terceirizadas para condomínios, por exemplo, podem conquistar excelentes resultados, aumentando os lucros, número de clientes e – principalmente – fortalecendo a marca a partir de atualizações.
Tecnologias que contribuem com os resultados e sucesso do negócio
Conhecer as inovações tecnológicas possibilita compreender quais melhorias podem ser empregadas, de forma mais qualificada, em seu negócio, promovendo melhores resultados.
Deste modo, confira a seguir as principais tecnologias que ajudam no crescimento e sucesso das empresas:
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IOT (Internet das Coisas) e Edge Computing
A internet das coisas consiste na interconexão digital dos objetos utilizados no cotidiano, ou seja, aplicação de programas e inteligência em eletroeletrônicos, por exemplo, para facilitar os processos da rotina, agilizar linhas de produção e agilizar tomadas de decisão.
Já o Edge Computing, em português computação de borda, é o dispositivo usado para conectar outros aparelhos com a nuvem, proporcionando melhor controle de dados trafegados, oferecendo mais segurança e excelente conexão.
O Edge Computing e a IOT estão crescendo e se tornando muito relevantes nos negócios, pois são soluções tecnológicas que se integram e ajudam na otimização de tempo de tarefas.
Afinal, enquanto o Edge dá acesso a diversos dispositivos, a IoT permite ter mais controle sobre esses acessos e dispositivos.
Com a internet cada vez mais presente na rotina das pessoas, é importante controlar os acessos para ter mais segurança sobre o volume de dados.
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IA (Inteligência Artificial)
A inteligência artificial tem contribuído muito com os negócios, tornando o trabalho mais rápido e minimizando os erros.
Com isso, a tecnologia melhora questões de segurança da informação, criando sistemas mais inteligentes e possibilitando interações entre homem-máquina.
Com as evoluções, as máquinas poderão entender mais os comandos de voz e emoções humanas, simulando-as.
Estes e outros motivos tornaram a IA um ótimo recurso para a elaboração de prótese capilar feminina topo da cabeça e outras atividades diversas.
Sendo assim, acompanhar as evoluções desta tecnologia é importante para que a sua empresa tenha ótimos ganhos e se mantenha competitiva.
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Machine Learning
A tecnologia de machine learning é uma subcategoria da IA.
Neste caso, a tecnologia permite que as máquinas troquem informações e aprendam com base nas interações e respostas obtidas em seu fluxo de atividade, seja avaliando sistemas e dados, seja interagindo com pessoas online.
Com isso, é possível desenvolver análises automáticas sobre as soluções dos problemas, com base na programação feita, bem como criar interações e recomendações mais qualificadas.
O algoritmo permite que as máquinas possam se adaptar conforme as informações são coletadas, algo muito interessante para empresas de projeto de subestação, por exemplo.
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Automação de procedimentos robóticos
Várias empresas estão investindo no uso de robôs e delegando tarefas repetitivas a eles.
Essa é considerada uma das frentes da inteligência artificial, simplificando os fluxos de trabalho. Essa tecnologia ajuda na geração de valor, algo que tende a desenvolver e aperfeiçoar os negócios.
Com a automação dos processos robóticos é possível minimizar os esforços dos trabalhos em equipe, otimizando os procedimentos considerados repetitivos e concentrando as atividades da equipe no que realmente importa, gerando ainda mais valor.
Considerações finais
A automação pode transformar a maneira como as empresas interagem e lidam com a tecnologia, algo que tem despertado o interesse dos empreendedores de diferentes áreas.
Além das ferramentas abordadas, há outras tecnologias, sistemas e aplicativos que ajudam a melhorar o desempenho e sucesso as empresas de quadro de comando eletrico, prestação de serviços in loco e comércios varejo.
Portanto, acompanhar as principais tendências de tecnologia para as empresas pode ajudar nas questões de gerenciamento do seu negócio, melhorar o atendimento com os clientes, os processos produtivos e gerar excelentes resultados para a empresa.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, canal em que você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.
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