Você pode trabalhar com suporte no primeiro emplacamento ou em um mercado de médio porte, em ambos casos é possível aplicar o inbound, desde que adaptações sejam feitas.

Perceba que no primeiro caso, a empresa está oferecendo um serviço ao cliente; e no segundo, produtos. 

Apesar de serem negócios totalmente diferentes, eles têm um ponto em comum: a necessidade de estar no meio digital, seja por meio da publicação de conteúdo em um site ou com a criação de uma conta em uma rede social para que mais pessoas conheçam os produtos/serviços e os diferenciais da marca.

Atualmente, devido às mudanças nos hábitos de consumo, tornou- se inviável pensar que um negócio terá completo sucesso e desenvolvimento sem realizar nenhum investimento em conteúdo digital para aumentar a visibilidade do seu negócio e conquistar novos clientes.

A presença no meio digital também agrega maior credibilidade à marca, já que é possível criar relevância no segmento – visto que muitos clientes realizam pesquisa em ferramentas de busca online – e é possível publicar materiais de valor e interagir com a audiência.

Mas, para estar no ambiente digital não basta apenas criar uma conta em uma rede social ou iniciar um site. É necessário pensar em estratégias para se diferenciar da sua concorrência captando atenção do cliente, que é cada vez mais disperso. 

É por isso que sua empresa precisa desenvolver técnicas para conseguir fazer com que esse conteúdo de fato atinja o público-alvo.

Mas, quais são essas estratégias? Falaremos por meio de exemplos da importância do uso do SEO, marketing de conteúdo e da geração de leads nos tópicos a seguir. Confira.

  1. SEO

Pense em uma clínica de veterinário com atendimento veterinário 24 horas com que deseja aumentar o número de clientes. Para isso, essa clínica está presente nas redes sociais e também criou um site. 

Para que o site e redes sociais tenham mais visibilidade, é importante utilizar técnicas que otimizem as próprias páginas – no caso dos sites -, mas principalmente as palavras-chaves em conteúdos e publicações, visando utilizar os termos que melhor representem a marca e sejam mais pesquisados pelo público ideal.

Essa otimização é feita por meio do SEO, ou técnica de Search Engine Optimization, que ajuda no processo de direcionamento do conteúdo para quem realmente tem interesse por aquele determinado assunto.

  1. Marketing de conteúdo

Do mesmo modo, uma fabricante de saco de areia para filtro de piscina pode desejar aumentar a presença no ambiente digital e melhorar a atração dos clientes.

Por isso, além de pensar nas estratégias de SEO, assim como em um melhor ranqueamento nas ferramentas de busca, ela precisará investir em marketing de conteúdo. 

Basicamente, o marketing de conteúdo pensa de forma estratégica os assuntos que atraem a audiência e criam uma material diversificado sobre esses temas para atrair, nutrir ou converter esses usuários, e os conteúdos podem ser feitos em formatos como criação de artes, vídeos, infográficos e até mesmo fotografias. 

Isso representa dizer que não basta apenas ter um canal digital, mas é necessário produzir um conteúdo de qualidade, pensando nos diferentes canais em que podem ser divulgados e quais necessidades dos clientes se deseja atingir com cada material.

  1. Geração e nutrição de lead

Tais processos abordados são importantes para gerar leads e até mesmo apostar na sua qualificação, até que ele esteja pronto para comprar – com dúvidas sanadas, por exemplo.

Os leads são clientes em potencial da sua empresa, que já demonstram interesse pela marca ou produto, independentemente do serviço oferecido, mas que ainda não se decidiram em relação ao processo de compra. 

Por meio de um conteúdo de qualidade e que seja segmentado para cada fase da jornada de compra do consumidor, a empresa consegue nutrir o Lead e convertê-lo.

Essas técnicas são essenciais para quem trabalha com o meio digital, sobretudo, para quem deseja investir em inbound marketing, ou nesse marketing voltado à atração. Conheça mais sobre essa estratégia e ações para ter sucesso no meio digital.

Técnicas do inbound marketing para o seu negócio 

Algumas técnicas do inbound marketing são fundamentais para compor um plano de comunicação para o seu negócio obter sucesso, podendo ser aplicadas por empreendimentos diversos desde uma empresa de ar condicionado em campinas até aquela que atua na venda de produtos cosméticos. 

Separamos as principais na listagem a seguir, são elas:

  • Geração de tráfegos;
  • Uso de landing pages;
  • Investimento em call to actions;
  • Nutrição de leads por meio de ferramentas de automação;
  • Criação do branding awareness;
  • Melhora o relacionamento com o cliente.

Quando falamos sobre a geração de tráfego, estamos nos referindo à importância de ter um site bem ranqueado no Google ou em outras plataformas de busca para atrair a atenção dos internautas, fazendo-os clicar na página de modo a aumentar as pessoas que navegam no site e interagem com ele, por exemplo. 

Assim, para ter um melhor tráfego, é importante investir em SEO, assim como realizar um trabalho intenso com a escolha de palavras-chaves, tendo um alinhamento com sua persona (como visto anteriormente). Confira mais informações sobre algumas dessas técnicas nos tópicos a seguir.

  1. Landing pages e CTAs

Já em relação ao uso de landing pages e call to actions, é preciso reforçar que as ações podem ser aplicadas em conjunto e visam a conversão do usuário, levando a um novo estágio ou a própria compra.

Para isso, são criadas páginas de aterrissagem, direcionadas para atrair os clientes para a primeira/próxima fase do funil de vendas, e nesse momento esse potencial cliente cede informações e é levado a realizar uma ação – conforme o objetivo estabelecido pela empresa – sendo estimulado por botões como “baixe aqui” (o cta). 

Ou seja, são aquelas páginas em que há uma propaganda mais direta para obtenção de materiais qualificados, como e-books, em troca de mais formas de contato para a melhor segmentação do cliente na base.

Nessa fase, vale ressaltar, o cliente pode não ter identificado adequadamente, ainda, o seu problema, tem dúvidas sobre o seu negócio, ou apresenta inseguranças quanto aos produtos/serviços, não tendo necessariamente um interesse pela compra. 

Com isso, ao invés de já oferecer um conteúdo com “Automação de máquinas industriais”, sua empresa deve oferecer um material que explica o que é a automação, os tipos, os benefícios e faz com que o cliente perceba que não ter esse serviço é um problema. 

Assim, é possível até implementar uma newsletter mais efetiva, que pode ser melhorada pela automação, que considera os interesses e interações anteriores do cliente com a marca – ou seja, se ele pesquisou sobre automação residencial, a newsletter direcionada a esse tema será encaminhada ao usuário.

  • Branding Awareness

 

No caso do branding awareness, essa é uma técnica que pode ser aplicada no inbound e visa fidelizar o público e proporcionar uma melhor qualificação do negócio como um setor especialista, ou seja, que tem uma autoridade de mercado.

Isso é importante até para uma melhora do relacionamento da empresa com o cliente e para oferecer um conteúdo de qualidade na rede. Para isso, é possível ofertar alguns brindes, como uma forma de gratidão. 

Um exemplo interessante é o uso de uma limpeza de tubulação residencial, canetas, bonés, xícaras, mochilas e outros brindes de interesse da empresa e do cliente, devendo se relacionar aos interesses e segmento de atuação.

  1. Relacionamento com o usuário

Por fim, lembre-se que é sempre importante pensar em como está sendo a experiência do cliente em relação à marca, pois isso gera um processo de fidelização e indicação. 

Ter clientes fiéis à marca é muito importante, tanto pelo aumento no número de compras, como por uma divulgação espontânea do seu conteúdo e serviços. 

Isso é como se fosse um processo de retroalimentação, que consiste em uma estratégia bastante interessante para quem trabalha com inbound marketing para expandir as bases de clientes e oportunidades de venda, isso sem que novos e altos investimentos sejam necessários.

Dicas para aplicar o inbound marketing em sua empresa 

Agora que você já conhece algumas técnicas que podem ser aplicadas no inbound marketing e a importância de aderir a essa estratégia, confira algumas dicas para aplicar isso em sua empresa! 

  1. Tenha um perfil de cliente e conheça seus problemas

O primeiro passo para as empresas, além de conhecer bem seu produto e serviço, é conhecer o seu público e desenvolver uma persona, ou seja uma representação do cliente ideal, considerando seus interesses e problemas. 

O conhecimento das características, vivências e problemas do seu público faz com que sua empresa direcione de forma assertiva o conteúdo, criando identificação e proporcionando soluções mais efetivas, agilizando a conversão.

  1. Faça uso de landing pages para qualificar os contatos

É muito importante investir na segmentação e qualificação dos contatos para que seu produto chegue corretamente ao público-alvo, ou seja, para que os conteúdos sobre um serviço de manutenção chegue apenas para os clientes que estão procurando por esse serviço ou que adquiriram um produto e estão no momento de realizar a manutenção do item. 

Para isso as landing pages são bastante efetivas e ajudam a empresa a identificar se o cliente tem interesse pelo negócio e quais serviços mais despertam sua atenção, tendo um contato mais efetivo com esses usuários e acompanhando os dados importantes.

Esse é o caso, por exemplo, de um potencial cliente que baixou um e-book sobre subestação de distribuição e se cadastrou no recebimento de uma newsletter, podendo ser qualificado para a obtenção desse item conforme o relacionamento com a marca é ampliado.

  1. Ofereça conteúdos que agreguem valor para o lead

Como já falamos no início deste artigo, o cliente é bombardeado por informações todos os dias.

Por isso, sua empresa precisa obter um diferencial por meio da criação de um conteúdo que seja de interesse do seu público e aborde isso de forma atrativa e criativa.

É válido ressaltar que esse conteúdo não precisa estar somente no ambiente digital, mas no ambiente físico. Afinal, o potencial cliente precisa ter uma boa experiência com sua marca em todo o canal, que devem atuar como extensões. 

Por isso, o uso de banners, layouts personalizados de equipamentos e vidrarias de laboratório, por exemplo,  é uma excelente estratégia para atrair o potencial cliente e tirá-lo dessa rotina mais automática.

Esse tipo de produto costuma ser mais utilizado no varejo e é importante porque chama a atenção do consumidor em relação a um produto ou serviço. 

Considerações finais

Assim, ao investir no inbound marketing, que é mais voltado para a atração do potencial cliente de forma “passiva” e ao aliá-lo com ações interruptivas, é possível ampliar o alcance da marca e criar uma relação de valor com a base de clientes, possibilitando mais sucesso para a empresa e de forma qualificada.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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